Boa sorte, Lucho!

É oficial, o melhor jogador do FC Porto e meu preferido desde que chegou vai sair do clube, a troco de pouco menos de 20 milhões de Euros, potencialmente chegando a 24 milhões.

Apesar de ser bom para a tesouraria, é um momento triste para os adeptos, que já viam em Lucho um líder capaz de suprir a falta de Pedro Emanuel no balneário e a provável venda de Bruno Alves, e com a sua saída acabamos por ficar uma equipa acéfala, sem um organizador brilhante que ainda tinha muito a dar à equipa e ao clube. Compreendo que queira sair e experimentar outras paragens, só creio que o Marselha não é um clube à altura do que Lucho merece e do que o futebol mundial precisava para que El Comandante pudesse exibir todo o seu nível, classe, talento e confiança.
É lógico que não há jogadores insubstituíveis, até o meu barbeiro me disse isso enquanto ontem tentava desesperadamente encontrar mais algum cabelo na minha nuca. Agora há uns mais substituíveis que outros, e Lucho fazia parte deste lote. Não há jogadores no plantel que possam fazer a sua posição, por isso espero para ver quem virá.
Por tudo que fez pelo FCP, é um grande homem e um grande jogador. Quero ver o Marselha a crescer com Lucho na equipa, quem sabe, pode ser que até calhe contra o FCP na Champions...

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Cristián Rodríguez


CRISTIÁN RODRÍGUEZ


Admito que sou fã. Ou melhor, era fã do gajo quando estava no Benf...Benf...ugh, Benfica, e quando o comprámos fiquei muito satisfeito. Mas quando o comecei a ver a jogar no Porto, vi um tipo nervoso, gordo e pouco produtivo. Esperei, como faço sempre, e a espera compensou. Cortou o cabelo e voltou a ser um desiquilibrador, apesar de jogar demasiadamente colado à linha segundo indicações de Jesualdo. A entrada de Hulk na equipa acabou por beneficiá-lo, pois passou a jogar mais solto e mais perto de zonas centrais, onde se sente melhor. Gosto de ver a garra do rapaz, e apesar de não ser um mestre no 1-para-1, como já ouvi alguns comentadores a afirmar (discordo em pleno), é na velocidade e no arranque que ganha metros atrás de metros aos adversários. Faz-me lembrar um pouco o Artur nesse aspecto, vamos ver se dura mais uns anitos...

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Lisandro López


LISANDRO LÓPEZ


É um dos nossos meninos. O verdadeiro jogador "à Porto", luta como um louco e cansa o povo da bancada. O Derlei argentino (o dos bons tempos, não o sarrafeiro que agora joga de verde e branco) deu-nos grandes alegrias com o empenho, luta e esforço que sempre mostra. Esta época foi abaixo do que era esperado, apenas por culpa dele, já que em 2007/08 cada vez que rematava à baliza, o raio da bola entrava sempre. Marcou menos mas marcou bem, especialmente na Champions', com dois golos vitais em Madrid contra o Atlético, que me pôs a saltar feito louco enquanto comia uma francesinha na Cufra. Tal como Lucho, tem vindo a ser propalada a sua saída e, novamente à imagem de Lucho, aceito perfeitamente que o rapaz queira mudar um bocado e conhecer outro campeonato. Obrigado, Licha!

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Lucho González


LUCHO GONZÁLEZ


Depois da saída de Deco e de uma maré de infortúnios no primeiro ano pós-Mágico, eis senão quando aparece Luís González, conhecido como Lucho, no verão de 2005. Conhecia-o de o ver em 2004 na Copa América e nos Jogos Olímpicos e já na altura tinha ficado muito impressionado, por isso quando vi que o tínhamos adquirido fiquei em êxtase. É na minha opinião um dos melhores jogadores de sempre do FCP, com uma capacidade de orientação de jogo muito acima da média, genial no passe e perfeito na organização do meio-campo. Não teve das melhores épocas no clube em 2008/09, mas ainda assim acaba como um dos melhores marcadores. Se sair, como tem sido falado, sai numa altura em que com 28 anos já deu muito ao clube e pode estar a procurar outras paragens para mudar de ares. Não o censuro, apenas agradeço.

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Jonas Gutierrez é alvo


Saiu hoje no Evening Chronicle, jornal do norte de Inglaterra, que o Porto está interessado em Jonas Gutierrez, extremo do Newcastle, clube que desceu para a Championship (2ª divisão dos bifes) e que estaria a alinhavar um negócio de empréstimo por uma época com opção de compra no final da mesma. Com o Newcastle à venda e depois de descer de divisão, a somar ao facto do Mundial ser para o próximo ano, estaria decerto nas cogitações (eina palavra cara) do jogador saltar para um clube que lhe dê exposição, especialmente um que jogue na Liga dos Campeões como nós.

Sendo fã do Newcastle há uns anos (um dia conto a história) e pelo que conheço do jogador, é um Mariano González com anfetaminas e um cabelo absurdamente grande. Numa das piores épocas dos magpies nos últimos anos, foi dos poucos que quase sempre tentou remar contra a proverbial maré. Um verdadeiro jogador à Porto, com mais empenho que talento, rápido e com pouca capacidade para cruzar uma bolinha que seja, preferindo diagonais para o centro do terreno. É um jogador que se adequava perfeitamente ao 4-3-3 do Jesualdo, por isso dou algum crédito à notícia. (ver aqui). Ah, ainda por cima é argentino, por isso aumenta a credibilidade!

Ainda assim, por ter saído num jornal inglês, a probabilidade de ser verdade baixa consideravelmente...

Leia Mais...

Equipamento alternativo 2009/10?


Saiu no Football Shirts (ver aqui) aquela que pode ser uma versão do equipamento alternativo do FC Porto para a próxima época. Não querendo acreditar que aquela gola vai ter vermelho, está simples, ao estilo do alternativo do Man Utd do ano transacto. Gostei muito do branco usado na camisola aqui há dois anos, pode ser que venha a gostar de novo...

Eis a dita:


Comentários?

Leia Mais...

Onde está o título?!


Mais uma vez não resisti :)


Baías e Baronis voltam dentro de momentos, uns dias algo complicados acabaram por...complicar os posts, mas ainda não morri!!!

Leia Mais...

Beto no FC Porto


A equipa de futsal está mais próxima agora que já temos 4 guarda-redes na equipa principal...


Palavra de honra que não entendo. Tenho uma desconfiança natural quanto a guarda-redes pequenos (arghhhh Rui Correia arghhhh) e Beto não é excepção. Não acredito que tire o lugar ao Helton, e isto significará, na minha leitura, que Nuno vai sair para terminar a carreira noutro lado, o que faz com que percamos mais um símbolo de união no balneário.

Ou a dar ouvidos às últimas notícias do outro lado da fronteira...o Beto vem para ser titular, o que me assusta ainda mais.

Não tenho dúvidas quanto à qualidade do Beto, mostrou-o este ano e deveria inclusivamente ser o titular da Selecção porque é de facto o guarda-redes português em melhor forma...mas daí a ser titular do FC Porto vai um caminho bem longo.

Enfim, como sempre vou dar tempo para o rapaz mostrar o que vale. Força, jovem!

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Tomás Costa


TOMÁS COSTA


Este é uma incógnita. Tomy parece que está sempre a quebrar a virgindade competitiva quando entra em campo, nervoso, incerto, nunca sabe quando deve passar ou guardar a bola...mas nada se pode apontar em termos de empenho e de correrias loucas no terreno de jogo. É mais um dos jogadores que chegam ao Porto vindos de equipas mais pequenas e que quando se apanham com a obrigatoriedade de mostrar serviço começam a ficar com receio de serem apontados a dedo e acabam por tomar más decisões que lhes custam o lugar. Pronto, é o Mariano v2!
Apesar da tremideira, gosto do rapaz. Certo, tem ar de quem acabou de fugir de Auschwitz mas é bom moço e esforça-se muito. Para além disso é polivalente, o que dá muito jeito...ainda me lembro do jovem a jogar a defesa-esquerdo contra o Leixões no Dragão, até o Jesualdo decidir dar mais brilho ao campeonato quando colocou lá o Mariano...ah, isso é que foi um jogaço...
Deve ficar no plantel, vamos ver se o segundo ano é melhor que o primeiro. Só depende dele...

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Andrés Madrid


ANDRÉS MADRID


Por muito que tente resistir, cá vai: é um menino do Jesualdo. Não acredito que o Porto o tivesse ido buscar a não ser por pedido expresso do treinador. Não é que seja mau jogador, mas não creio que seja o trinco que precisamos, tendo em conta as exigências físicas da posição segundo a táctica que actualmente utilizamos. Tem um bom toque de bola e faz-me lembrar Kulkov por vezes, muito bom a passar a bola, pachorrento quando é preciso correr. Além disso, acho que lhe falta aquele bocadinho extra para ser um jogador que possa jogar no FC Porto a um nível de regularidade que precisamos. Creio que não deveria ficar no plantel porque se arranja bem melhor para competir com o Fernando.

VEREDICTO: BARONI

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Raul Meireles


RAUL MEIRELES


Não foi com grande surpresa que o jogador mais tatuado do FCP se assumiu como uma das figuras da equipa, muito por culpa da não-época de Lucho. Apesar de ter perdido um pouco daquele edge agressivo que muito o estigmatizou quando chegou vindo da panterada, conseguiu marcar a diferença pela inteligência e pelo empenho. É actualmente um elemento fundamental no plantel e na equipa principal, ocupando um lugar que durante vários anos foi de Maniche, e apesar de todos quererem que Meireles suba mais no terreno, nota-se ainda alguma prisão de movimentos pois tem constantemente de ajudar Lucho a tapar os espaços em termos defensivos. Com um forte remate, ainda que quase sempre mal direccionado, acaba por marcar alguns golos e fazer uma época de afirmação, que lhe vale a titularidade na Selecção de Queiroz. Vamos ver se para o ano continua na mó de cima, continuo a gostar do rapaz e a defendê-lo quando discuto futebol com o meu pai, que diz sempre "este gajo não vale nada, nem faz nem deixa fazer". Discordo. Faz, deixa o Lucho fazer mais e impede que os outros façam muito. Além do mais já se tornou um símbolo do plantel e é um dos jogadores com quem a massa associativa se relaciona melhor. Continua, Raul!

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

The Economist


Pedro Emanuel anunciou ontem o abandono. Sempre tive na mente que era um economista a jogar de azul e branco, o que no mundo do futebol não é propriamente uma banalidade. Desde que chegou do Boavista em 2002 foi um elemento essencial quer fora quer dentro do campo. Quem não se lembra do esforço que punha em campo quando Adriaanse o "obrigava" a jogar no ponto mais à esquerda do trio de centrais? Quem não se lembra do penalty contra o Once Caldas? Quem não se lembra dos gritos que mandava para o resto da defesa, apelando à união e ao empenho conjunto?

Foi um excelente capitão e sai em grande, depois de vencer um campeonato e uma taça, e passa para a equipa dos juvenis, onde vai certamente impôr aos putos a vontade de ganhar que sempre mostrou.
Aqui há uns dias quando analisei a sua última época, disse: "Deu muito ao clube e merece lugar na estrutura azul-e-branca num futuro próximo, se tal o desejar". Cá está, a Direcção parece que lê o blog!!!
Por tudo que fez pelo clube, desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro! A mística fica dentro de portas!

Leia Mais...

Cissokho maior que Ronaldo


E pronto, não se pode dizer que não se estivesse à espera, mas fico triste por ver um rapaz que poderia ter grande futuro no FCP, depois de limadas algumas arestas e se continuasse a crescer como até agora tinha vindo a demonstrar. No entanto, há que dar os parabéns ao verdadeiro responsável desta transferência: Jesualdo Ferreira. Foi ele que trouxe o puto para cá, burilou e conseguiu melhorar a pura capacidade física num jogador com mais calma, mais inteligência táctica e mais serenidade em campo. O sentido táctico vai ser definitivamente posto à prova em Milan, já que o campeonato italiano é pródigo nessas coisas da táctica, mas creio que Cissokho pode ser uma excelente aposta para o futuro milanês. Isto se correr bem para Leonardo nesta fase de arranque, claro.


Enfim, não é todos os dias que se vende um jogador com uma margem de lucro de cerca de 5000%! Assim sendo, a venda do jovem Aly ao Milan por 15 milhões de Euros acaba por ser mais surpreendente que a venda do Ronaldo ao Real...

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Guarín


GUARÍN


Com este é que me lixam. Não tinha grandes esperanças com um tipo que não era titular no Saint-Etienne, mas quando chegou até parecia mexer-se bem e mostrar uma dinâmica que é muito necessária no nosso meio-campo, tão débil que é na ausência de Lucho ou Meireles. Começou a jogar a trinco mas cedo Jesualdo se apercebeu que não era lá que deveria jogar. Assim sendo, passou a alternativa a Meireles, mas teve algum azar quando apanha a melhor época do Raúl ao serviço do FCP. Quando pôde ter a hipótese de mostrar serviço, não conseguiu fazer grande coisa. Parece muito inseguro no passe e com dificuldades em adaptar-se ao 4-3-3 mais elástico que o treinador gosta. Não me parece que tenha qualidade suficiente para ficar no plantel, muito embora se movimente numa zona que creio ser a menos forte do clube, por isso mesmo que o clube opte por adquirir o passe a 100%, preferiria que fosse emprestado. Caso contrário devolve-se à procedência e que façam bom proveito.

VEREDICTO: BARONI

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Fernando


FERNANDO


A maior revelação da época, incluindo Hulk. Quando o rapaz fez a pré-época com a equipa em 2007, vi-o a jogar a defesa direito nalguns jogos e o que me ficou na retina foi um rapaz empenhado mas demasiadamente agressivo, que andava a arrancar relva feito louco a tentar mandar os adversários abaixo. Fez uma época no Estrela da Amadora onde aparentemente acalmou os ânimos e re-aprendeu a jogar à bola. Com a saída do pesetero Paulo Assunção para o Atlético, ficamos com a ideia que para encher aquela vaga iríamos ter uma trabalheira, passando pela adaptação de Raúl Meireles ou pela entrada directa de Guarín. Jesualdo começou pela segunda hipótese, mas cedo Fernando recuperou a posição para que está mais talhado. E de que maneira! Apesar das hesitações naturais, foi crescendo e evoluindo fácil e notoriamente, conseguiu que os adeptos gostassem verdadeiramente dele com um futebol simples e prático, sem inventar muito. O jogo em Manchester coroou o actual número 6 do FCP como um dos jogadores com mais futuro no clube, um puto de 21 anos que exibe humildade, capacidade de esforço e dedicação, low-profile e empenho. Caso não deixe que a fama lhe lixe a cabecinha, temos jogador para muitos anos!

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Rolando


ROLANDO


Uma pequena surpresa. Nas épocas em que o tinha visto a jogar pelo Belenenses parecia-me um jovem com algum futuro mas ainda muito a aprender, por isso não fiquei surpreendido quando o FCP o comprou. Afirmou-se cedo como titular, tirando o lugar a Pedro Emanuel e/ou Stepanov, e desde aí formou a dupla de centrais portista ao lado do omnipresente Bruno Alves. Conseguiu uma segurança que não víamos desde 2006/07, e acredito que podemos ter um bom central, ainda que não extraordinário. Faz lembrar muitas vezes Aloísio pela maneira calma com que joga e se aproxima dos jogadores contrários com classe e arranca para o desarme sem tocar no adversário. Acabou por dar uma das maiores alegrias aos adeptos com um golo fulcral em Kiev, o que o tornou talvez o maior dinamizador do marketing portista, tal foi a divulgação da foto com a bola na barriga enquanto ostentava o equipamento secundário deste ano. Apesar de ter ainda algumas arestas para limar, ainda é novo e tem muitos anos pela frente.

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Stepanov


STEPANOV


Tinha esperanças neste rapaz. Alto, forte, bom no jogo aéreo...pensava eu. Mostrou desde muito cedo uma incapacidade notável de manter a bola nos pés durante mais de 2 segundos, falhas incríveis de concentração e algumas horríveis decisões em termos de passe e antecipação começaram rapidamente a manchar uma reputação de promessa anunciada. Não consigo ultrapassar o preconceito da primeira imagem com que fiquei dele, e recuso-me a pensar que podemos passar mais uma época para avaliar as suas capacidades e constatar que é a alternativa aos titulares ou pior, PdC me livre, seja mesmo titular. Não serve, thanks but no thanks, next please!

VEREDICTO: BARONI

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Pedro Emanuel


PEDRO EMANUEL


Oficialmente, o capitão do FC Porto é o jogador há mais tempo no plantel, e aos 34 anos começa-se a notar o desgaste físico de uma carreira intensa. É sempre curioso ver os jogadores que vindos do Boavista se conseguiram afirmar com regularidade na equipa e que conquistaram a massa adepta, casos de Bosingwa e Raúl Meireles ou do próprio Pedro Emanuel. Serve em minha opinião quase exclusivamente como um elemento de ligação entre o balneário e a massa associativa, já que em campo começa a ser ultrapassado por outros elementos que tanto em força como em capacidade técnica se afirmam como alternativas mais credíveis. Preferiria mantê-lo por mais um ano mas temo que queira sair para terminar a carreira ainda a jogar, e não o censuro. Deu muito ao clube e merece lugar na estrutura azul-e-branca num futuro próximo, se tal o desejar.

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Bruno Alves


BRUNO ALVES


Uma evolução extraordinária de um jogador que começou a carreira a sério...na Grécia, emprestado pelo FCP ao AEK de Atenas. Cresceu imenso nos últimos anos, particularmente a nível físico, onde se revela um saltador fabuloso e que domina o jogo aéreo como poucos. Um verdadeiro mártir do clube em termos das relações tempestuosas com a imprensa, foi rotulado como violento, assassino, Bruno Alves the Ripper pelos jornais mais avermelhados, mas a etiqueta nunca o afectou. Protagonizou um dos momentos "Secretário" da época, quando em pleno Old Trafford, com o FCP à frente e em controlo total do jogo, passou a bola direitinha para Rooney marcar o golo do empate. Recuperou como um verdadeiro campeão e continuou a captivar o interesse de alguns grandes Europeus (diz-se) e terá chegado a hora de sair, o que se compreende perfeitamente. Ganhou a titularidade na Selecção Nacional nos últimos tempos e pode ser uma das forças que leva aquele grupo de ineptos liderados por um igualmente inepto a melhores tempos. Grande Bruno, os meus parabéns por tudo o que fizeste pelo clube, ganhaste lugar na galeria de honra do dragão.

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Benítez


BENÍTEZ


Pronto. Mal vi este a chegar pensei: "Cá vem o Mareque deste ano". Não era titular no Lanús, essa potência do futebol argentino, e vem para o Porto por meia-dúzia de tostões e duas galinhas. Como sempre faço, dei o benefício da dúvida ao rapaz e esperei até que fizesse alguns jogos para me pronunciar. Nem foi preciso tanto. Inepto a atacar e ineficiente a defender, faz da agressividade excessiva a sua maior arma, e é um risco tê-lo em campo mais que 45 minutos, sob o risco de o vermos a ser expulso quando o árbitro tende a começar a sacar dos cartões. Não tem classe nem qualidade suficiente para a Liga Intercalar, quanto mais para a Liga Sagres. Rua com ele.

VEREDICTO: BARONI

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Cissokho


CISSOKHO


Ora cá estamos. O homem que faz salivar o Lyon, o Bayern, o Tottenham, o Bunyodkor e o FC QuintosDoCarago, chegou humilde ao clube em Janeiro como uma solução interna para um problema perene na defesa do Porto: o lateral-esquerdo. Desde Nuno Valente que não tínhamos alguém decente para o lugar, adaptando jogador atrás de jogador para a posição. Depois de meia-época jeitosa no Setúbal foi contratado por 300 mil euros e chegou, viu e ainda está a perceber como é que venceu. É novo, inexperiente e tacticamente pouco astuto. No entanto, revela capacidades físicas imponentes, faz a linha toda e é, acima de tudo, um puto simpático. Não o vejo neste momento como um indiscutível nas 34 equipas que se dizem interessadas, mas no Porto é de certeza. Especialmente porque o mais directo competidor ano passado se chamava Benítez e...bem, vocês viram-no a jogar. De qualquer forma, com a contratação de Álvaro Pereira para o mesmo lugar por um valor 15 vezes superior, será expectável que o uruguaio seja 15 vezes melhor? Duvido. Ainda assim, o francês tem uma margem de progressão imensa e deve ser mantido pelo menos mais um ano.

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Sapunaru


SAPUNARU


Todos os anos chega um lateral direito novo ao FCP. Seja Seitaridis, Butorovic, Ibarra, Paulo Ferreira, Sonkaya, Fucile, ou este ano Sapunaru, todos eles atravessam fases más, exceptuando Paulo Ferreira, que conseguimos vender sabe Deus como por 20 milhões de Euros. Sapunaru não foi excepção, e quando chegou notei nele um síndroma de Giourkas (em alusão ao nosso grego de curta estadia), em que parece central, mas é lateral; parece que ataca mal, mas quase nem chega a atacar; parece que se coloca mal, mas afinal dá muito espaço aos extremos e tem medo de tocar na bola. A meio da época, depois de vários jogos infelizes e hesitantes, lá começou a assentar um bocadinho e parecia ter alguma estaleca para jogar no FCP, especialmente quando Fucile se lesionou e permitiu ao romeno algum espaço para ser titular. Não fiquei muito convencido mas apostaria em dar-lhe mais algum tempo para se adaptar. No entanto, com a contratação de Miguel Lopes, resta saber se vai sair (em ano de Mundial deverá querer ganhar espaço na Selecção) em vez de continuar a luta por um lugar agora com dois concorrentes directos.

VEREDICTO: BAÍA (quando estava no Barça)

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Fucile


FUCILE


Ah, o nosso primeiro uruguaio desta nova leva. Como de costume é tão esforçado como displicente, mas nota-se algo de diferente em relação a muitos outros laterais que já tivemos. Este não pára, faz o corredor todo (tanto o esquerdo como o direito) e dá o litro em todas as jogadas. Pequenino e franzino, nunca se encolhe quando salta com adversários como o dobro da altura e vai a todas as bolas, mesmo às que deveria ter mais cuidado antes de tentar reclamar. Teve provavelmente o prémio para golo mais estúpido do ano quando na Reboleira chutou a bola contra um jogador do Estrela e o ressalto foi direitinho por cima do Helton. Continuo a achar que se sai melhor do lado direito que do esquerdo, espero para ver se fica agora que tem dois competidores directos (Sapunaru e Miguel Lopes)...


VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

93 milhões?!?!?!


Está tudo louco. Já pensava que o Káká tinha sido caríssimo, agora aparece-me este por 93 milhões de euros. NOVENTA E TRÊS MILHÕES!?!?!? E andamos nós a recusar propostas de 38 milhões pelo Hulk, pois está claro, se há clubes a dar 93 pode haver outros que dêem 50...

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Ventura


VENTURA


É muito novo para tirar conclusões correctas. Mais um jovem guarda-redes que sai dos escalões de formação e de quem se fala muito bem, mas não joga (nem pode) o suficiente para se ver se de facto vale a pena manter ou não. Foi chamado no jogo da Trofa e foi titular na Intercalar, onde saiu vencedor. Na minha opinião deverá sair uma época para rodar e para se ver se não será outro Bruno Vale.

VEREDICTO: BAÍA (até ver, só por ser campeão)

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Nuno


NUNO


É já um símbolo do FC Porto. O que é dizer muito de um jogador que em 4 épocas (espaçadas no tempo) em que jogou no clube e onde foi sempre campeão, disputou menos de 30 jogos. Ainda assim esteve sempre disponível para jogar, nunca reclamou, nunca foi uma voz dissonante e representa um bom elemento aglutinador de balneário e ajusta-se perfeitamente ao tipo de segundo guarda-redes que deve existir num plantel, quanto a mim. Um homem experiente, que pode jogar sob pressão sem a sentir e que não sendo brilhante consegue dar garantia de qualidade em caso de ausência do titular. Deve continuar e se possível terminar a carreira de dragão ao peito.

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Helton


HELTON


O rapaz não tem emenda. Ou deslumbra com defesas extraordinárias aplicando a elasticidade e reflexos que tem, ou facilita em demasia e atira bolas para a frente como na Luz, concedendo golos absurdos. Começou mal a época, foi rendido por Nuno que não fez muito melhor e regressou pela porta grande, com uma excelente exibição em Old Trafford que reconquistou os adeptos e terminou a época em bom plano. Continua a não ser bem querido pelos sócios mais antigos e que gostam de guarda-redes mais sóbrios e seguros. No entanto, em Portugal não encontro ninguém melhor que ele, por isso creio ser a melhor opção no momento para defender a nossa baliza. Não é Baía, mas ninguém é. Baía só há um.

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09

Um conhecido escritor um dia proclamou: "Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que outros". Mas o mesmo energúmeno também disse que "Não se pode ser católico e adulto ao mesmo tempo", o que aposto terá alguns detractores entre as altas esferas da Igreja. Enfim, opiniões. As minhas estão aqui, sob a forma do tradicional (desde Maio de 2009, isto é que é um historial de renome) Baías e Baronis, aplicado ao plantel tetra-campeão, ao ritmo de um campeão por post.

Leia Mais...

E vão 8...


Pronto, só faltava mais esta. Oh amigos, já não se pode ganhar em duas modalidades que temos ogo logo de seguir para a terceira? E oito campeonatos seguidos? Não querem mais nada? Porra, não tarda nada acaba-se a modalidade em Portugal por falta de interesse. Não deve faltar muito para um Stick Dourado ou um Patim Final ou coisas do género...


Parabéns, octo-campeões!

(foto roubada descaradamente ao varanda do dragão)

Leia Mais...

Portogal?


Raúl Meireles levanta os olhos, centra para Bruno Alves...GOLO!!!!


Podia ser azul e branco mas foi só com a segunda côr. Ou metade de uma côr, como diria o João Pinto. De qualquer maneira, desta paupérrima exibição da nossa Selecção (mais uma) só se safaram mesmo os jogadores do FCP. E estou a ser, como de costume, imparcial na minha análise.

Deixo só um apelo a quem der aqui um salto: amanhã não fiquem em casa, dêem um saltinho à escola ou igreja ou junta ou lá onde é que é a vossa mesa de voto. Votem em branco, desenhem uma cruz em todos os quadrados, façam o que quiserem, mas votem!

Leia Mais...

Site oficial com nova imagem

Finalmente!!! Ao fim de anos de mau design e um branco arcaico e sem chama, eis senão quando o site oficial do nosso clube aparece de cara lavada e com uma estrutura bonita e vistosa!

Ainda não tive tempo para navegar decentemente mas à primeira vista está impecável!

Dêem lá um salto: http://www.fcporto.pt

Leia Mais...

Paulo Machado no Toulouse?


A ser verdade a notícia avançada pel'O Jogo, o FCP encaixa 3,5 milhões de euros e perde um dos melhores médios centros que formou nos últimos anos. Aguardo confirmação no site oficial, mas desde já não concordo e gostava de o ter visto de novo no plantel, tinha a ideia que poderia vir a ser o próximo Alenitchev. Enfim, negócios...

Leia Mais...

Tarik, o Bom Mouro

Nesta última semana houve várias menções nos muy nobres blogs do meu clube à saída de Tarik do FCP. O marroquino, chegado surpreendentemente na época de 2006/07 pela mão de Co Adriaanse, que foi substituído antes sequer da época ter começado por Jesualdo, deixando o rapaz sem saber muito bem no que se tinha vindo meter. A primeira época foi abaixo das expectativas, lá o mandamos de volta para a Holanda, de onde regressou na temporada seguinte para fazer um excelente ano de dragão ao peito, tendo marcado um dos melhores golos que vi na minha vida, frente ao Marselha, num genial slalom por entre defesas franceses (guarda-redes incluído) terminando na baliza no topo Norte do Dragão.

Não fui dos maiores fãs de Tarik, admito. Parecia-me mais um jogador banal que tinha sempre a mesma finta (a velhinha do Figo, o passar uma perna por cima da bola e adiantá-la com a outra) e que nunca seria um ídolo de massas. Ainda assim, conseguiu uma boa carreira, com Ramadões à mistura, e foi sempre acarinhado pelos sócios, particularmente no Dragão.
Por tudo isto, deixo também a minha homenagem e os votos que tudo corra bem no resto da carreira deste proto-veterano. Força Tarik!


Leia Mais...

Campeões!


Já não sou um seguidor das modalidades do meu clube como já fui no passado. Ia ver jogos de Basquetebol ao Rosa Mota e Andebol ao Pavilhão Américo de Sá quanto era mais novo e até gostava, mas o futebol sempre foi o preferido. Ontem, no entanto, dei comigo a vibrar com a vitória do FC Porto no Andebol. Parabéns, Resende!

Leia Mais...

Álvaro Pereira? Qual, o do SLB?


Isto de acordar com estas notícias é dose. Está um gajo ainda cheio de sono e ouve logo na SIC Notícias: "O FC Porto contrata Álvaro Pereira, defesa esquerdo uruguaio que vinha a ser negociado para o Benfica" (cito de cabeça). Saio de casa, chego ao trabalho e confirmo a notícia no site d'O Jogo, apesar de o site oficial não fazer qualquer menção. Pelos valores que vejo (2 milhões por metade do passe), não me parece extraordinariamente caro, mas isto pode significar uma de três coisas: Benítez sai (aleluia, PdC seja louvado); Cissokho sai; O Uruguai é a nossa nova Argentina. Se a primeira não me tira o sono, aliás diria que me atira mais descansado para as terras de Morfeu, a segunda já me chateia um bocadinho, mas talvez a terceira seja a melhor hipótese.

Se a posição de defesa-esquerdo não abunda com grande qualidade em qualquer lado neste planeta da bola, a contratação de um novo quando o que cá está dá algumas garantias pode significar uma boa aposta para o futuro. Como sempre faço quando contratamos um moço novo, dou-lhe tempo...

Leia Mais...

Uma questão central


Acabada de confirmar a contratação de Maicon, o FC Porto tem actualmente no seu plantel a bonita soma de sete defesas centrais:

  • Bruno Alves, talvez o melhor central português do momento e um dos melhores centrais do mundo em termos físicos e em jogo aéreo;
  • Rolando, titularíssimo ao lado de Bruno Alves, em crescendo e maturação;
  • Pedro Emanuel, capitão de equipa e jogador mais antigo do plantel;
  • Milan Stepanov, a (pouco credível) alternativa de leste;
  • Nuno André Coelho, o jovem que regressa à base vindo de uma excelente temporada no Estrela da Amadora;
  • Bernardo Tengarrinha, mais um jovem que esteve no Estrela, fazendo uma temporada não muito vistosa;
  • Maicon, com 20 anos, com uma boa época no Nacional da Madeira e que chega por 1,1 milhões de Euros que compram metade do seu passe.
A estes poder-se-iam juntar mais alguns que temos emprestados, casos de Steven Vitória no Olhanense ou Bura ou João Paulo mas creio que não terão hipóteses de fazer parte do plantel 2009/10, por isso não faz muito sentido analisar esses casos remotos.

O que acontece neste momento? É preciso fazer algum dinheiro. Bruno Alves está na rampa para ser vendido, desejo admitido pelo próprio e que não censuro. Stepanov quer jogar e aqui não vai ter chances, Pedro Emanuel está a ficar com anos a mais para jogar a sério, e por isso a questão prende-se: teremos uma pequena revolução no sector? Saindo Bruno Alves e Stepanov, previsivelmente, ficaremos com cinco homens para 4 posições. Quem sai, quem fica? As próximas semanas o dirão...

PS: Ah, e as comparações de Maicon com Pepe já enjoam. OK, o rapaz é novo. Veio da Madeira, sim. É brasileiro, tá bem. Rapa o cabelo, pronto. É defesa central, concordo. Mas para além disso, vêem mais alguma parecença? Bem me parecia.

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Paços

Ora vamos lá olhar para o jogo de ontem com olhos de astigmático...



BAÍAS





(+) A festa foi divertida, colorida e não houve confusões. É o que dá ter um clube grande e outro menos grande a disputar um troféu num dia de calor.
(+) O domínio do jogo pelo FC Porto foi evidente e não merece contestação. O golo chegou na altura certa e quase fazia lembrar o Barcelona vs Man Utd de semana passada.
(+) Ver Lisandro a jogar cansa. Foi o melhor em campo não só pelo golo marcado mas também pelo esforço habitual. Um dos melhores dragões de sempre em termos de espírito lutador e competitividade.
(+) Nuno mereceu o prémio e o troféu. Já faz quase parte da mobília e não me importo nada de o ver a terminar a carreira de azul e branco.




BARONIS





(-) Algum cansaço patente num ou noutro jogador (Fernando e Meireles, por exemplo), que é natural e expectável nesta altura da época
(-) Fucile não pode continuar a jogar como um louco a subir no terreno deixando espaço a mais na rectaguarda. O extremo (ou interior) direito terão de cobrir a zona. É triste quando é Lucho que a tal é obrigado mas infelizmente o talento por vezes tem de dar lugar a alguma rigidez táctica.
(-) Vem aí as férias e só temos bola daqui a um mês. Não é bonito, quero futebol. Do bom, não é o que o Queiroz vai pôr em campo no sábado.

Leia Mais...

© 2008 Por *Templates para Você*