Baías e Baronis - FCP vs Besiktas

foto tirada do site d'A Bola

Um jogo a pensar no resultado e para experimentar uma variação da táctica habitual. A mudança para o 4-1-3-2 foi estranha, no mínimo, e pareceu desfasada da realidade e longe da produtividade da equipa. Enfim, o jogo foi horrível mas o empate era o suficiente e agora encontramo-nos com os ingleses do Aston Villa na 6ª feira. Siga a rusga que hoje há bem mais Baronis que Baías:





BAÍAS





(+) Como disse contra o Lyon, acima de tudo, o resultado. Pouco mais a nível de exibição (ver Baronis abaixo).
(+) Fernando fez quase tudo bem. Muito bem nas dobras, excelente nas antecipações, rápido e prático a soltar a bola para o ataque, continua a mostrar porque vai ser sem dúvida uma das figuras do FC Porto desta época.
(+) Beto esteve impecável. Seguro, com boas defesas e a gritar como um louco quando orientava a defesa nos cantos e livres directos, a fazer lembrar Baía nos (muito) bons velhos tempos. Helton terá de ter muita atenção, o que só pode beneficiar a equipa.
(+) Álvaro Pereira esteve muito afoito no ataque, especialmente na segunda parte, onde apareceu muitas vezes a fazer o corredor todo e a ajudar Hulk no flanco esquerdo. Mostra já confiança e capacidade para segurar o lugar. Espero não vir a engolir estas palavras, mas Cissokho já era!





BARONIS





(-) Por onde começar...Guarín, claro. Continuo a não gostar dele e sempre que está em campo e perto da bola, tremo. Nunca se sabe o que vai fazer e não traz mais-valia nenhuma à equipa, mesmo tendo jogado numa posição que gosta, no meio-campo descaído para o lado direito. Passes erradíssimos, mau domínio de bola, fraca visão de jogo e uma displicência com a bola nos pés que faz do Kulkov um jogador rápido. Muito mau.
(-) Belluschi e Farías estão lentos, fracos e com pouca agressividade. Não me parece que Belluschi tenha o lugar garantido, e nos últimos dois jogos está a mostrar muito pouco. Farías é o costume, anda sempre escondido do jogo e quando aparece raramente mostra o suficiente para ser titular.
(-) O 4-1-3-2 até pode dar jeito nas competições europeias, mas terá que ser trabalhado e muito. A organização de jogo começa muito mais atrás, não há alas para se lançar a bola num "ai jesus toma lá e corre" que por vezes parece ser o credo dos nossos centrais, e a única coisa que se salva é mesmo Hulk não jogar fixo no centro mas sim atrás do ponta-de-lança a tentar ganhar espaços. Se é para apostar neste sistema, não vai ser para breve.
(-) A arbitragem deste jogo é um bom "vai à merda" a todos os que criticam os apitadores portugueses. Dois penalties claríssimos sobre Hulk que não são marcados e a impunidade com que os turcos (e o Miguel Lopes, diga-se) se safavam com as faltas que cometiam era absurda.
(-) Toda a defesa esteve bem, excepto Miguel Lopes. Muito nervoso, excessivamente faltoso (e com demasiada agressividade, algumas entradas parecia o Peixe) e pouco inteligente na marcação, terá que melhorar muito para ser alternativa a Fucile ou até a Sapunaru.
(-) O relvado estava num estado ridículo. Ainda bem que não houve lesões.

Se contra o Lyon a exibição tinha sido suficiente, contra o Besiktas nem pouco mais ou menos. Foi fraco, muito fraco. Acredito que a equipa esteja cansada, têm tido muitos jogos com pouco tempo de recuperação e realmente nesta altura não vale a pena andar feito louco a correr pelo campo fora para depois se lesionarem. Há que melhorar, no entanto, o ritmo de jogo, o nível de agressividade (da boa, não do Miguel Lopes) terá que aumentar e o futebol tem de ser mais prático e eficiente. Talvez o teste contra os Villains seja uma boa maneira de marcar a diferença!

Leia Mais...

Planeta Azul Nº2 - Real Sociedad


Planeta Azul Nº2 - Real Sociedad



País: Espanha (País Basco, senão os gajos ficam possuídos)

Leia Mais...

Votação: Guarda-Redes para 2009/10?


Numa época com mais de uma dezena de contratações, uma delas foi a concretização de um sonho para o transferido e uma boa opção para o plantel. Beto fez uma boa época no Leixões e acaba por receber o prémio que decerto desejaria.


Assim sendo, é natural que a pergunta se coloque, quem deveria ser o guarda-redes titular para a época 2009/10. As respostas (ao todo 32) foram:

  • Helton: 25%
  • Nuno: 3%
  • Beto: 50%
  • Stepanov: 21%

Previsivelmente, Beto recolhe as preferências dos votantes, relegando Helton para o banco e até Stepanov parece ganhar a Nuno (devo admitir que não devia ter colocado o grandalhão sérvio na votação mas como penso que o rapaz, agora no Málaga, não serve para jogar a defesa-central, podia dar uma mãozinha na baliza. Enfim, parvoíces.

No entanto a nível pessoal devo discordar da votação. Helton parece-me melhor guarda-redes que Beto, pelo menos por agora. Agora é um facto que Beto estará pronto para arrancar o lugar das luvas de Helton caso ocorram os tradicionais lapsos por confiança a mais que o brasileiro invariavelmente comete (com o Lyon já mostrou a primeira enormidade da época e se fosse um avançado decente em frente a ele em vez do Cris, a bola tinha entrado sem problema), e isso é uma mais-valia tremenda.

Mais uma vez obrigado pela votação, vamos para a próxima: Qual o tridente ofensivo para a nova época?

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Lyon


Tinha expectativas altas para este jogo, e quando terminou senti-me ligeiramente defraudado. Esperava um encontro competitivo, com níveis de intensidade bem mais altos do que foi mostrado no relvado do Nuevo Colombino. Vamos lá ao resumo por tópicos:





BAÍAS





(+) Acima de tudo, o resultado. Uma vitória sobre o Lyon é sempre um bom desfecho, seja em amigáveis ou em jogos competivos.
(+) A defesa esteve bem, particularmente Álvaro Pereira, que mostrou mais uma vez estar já razoavelmente adaptado ao tipo de jogo da equipa. Os dois centrais estiveram também acertadinhos, Bruno Alves no plano físico e Rolando nas dobras.
(+) Hulk continua a rasgar as defesas e a mostrar que está pronto para uma grande época. Os dois golos marcados são mostra disso mesmo, e a contínua vontade de avançar no terreno em velocidade e força dão-nos alento.
(+) Mariano González esteve muito bem, o que continua a ser algo que me custa a proferir. O empenho e a garra que mostra são exemplos para os outros, e mesmo que não tenha a capacidade técnica de outros, acaba por compensar as falhas com o esforço.





BARONIS





(-) A equipa esteve demasiado macia no meio-campo, e isso notou-se em determinados momentos do jogo quando o Lyon estava com a bola na sua posse e não havia jogadores do FC Porto a tentar roubar a mesma. Onde estava a pressão alta?
(-) Belluschi pareceu ausente da maior parte do jogo, e fisicamente continuo a crer que terá que melhorar muito.
(-) Varela mostrou ontem que ainda tem muito para crescer. Apesar da garra e do empenho, precisa de se focar mais na baliza e menos em lateralizar em demasia o jogo, como fez ontem.
(-) O ritmo do jogo foi lento demais e o Lyon nunca mostrou ser o adversário que pensei que poderia ser. Talvez com Lisandro na frente a mentalidade mude, mas até isso acontecer o Lyon é uma equipa sem ideias, com pouca desenvoltura e fraca capacidade de criação de jogadas com perigo, se excluirmos meia dúzia de remates parvos.

Acaba por ser um bom resultado que sai de uma exibição pouco mais que suficiente. Empatando com o Besiktas passamos para as meias-finais, por isso venham daí os turcos!!!

Leia Mais...

fcporto.pt 1 - 0 CMVM

Com este "comunicado", acabamos por negar (o alegado) interesse no Keirrison. É claro que podemos sempre descobrir que as negociações avançaram em 5 minutos e o rapaz já comprou casa em Leça. Como estes fizeram com outro brasileiro.

Leia Mais...

Primeiro comentário depreciativo!!!


Hoje recebi o primeiro comentário insultuoso!!!

Isto é um sinal que as coisas estão a evoluir bem, começo a atingir outros mercados que não só os amigos e co-simpatizantes portistas!!!

Continuem a aparecer, caros Anónimos, por favor, é disto que um gajo vive!!!


Leia Mais...

O Chavascal da Luz

É o que eles têm, meus amigos. Até os maiores defensores na comunicação social, quando começam a zurzir nos deles...é só rir!!!



Acreditem que vale a pena, entre o minuto 12 e 18 :)

(link visto no Bicampeões do Mundo, aqui)

Leia Mais...

Peace Cup Alternativa



A malta que gere o site oficial da Peace Cup não deve perceber muito da bola...que outra hipótese haverá para os erros que por lá aparecem?! Para além do plantel do FC Porto ser o de 2008/09 (a somar a Falcao, aparentemente a única contratação do clube para a nova temporada), podemos ver que Tarik e Pedro Emanuel também fazem parte do nosso honroso naipe de futebolistas, a somar a Candeias, Ventura e...Cissokho!!!

Ah, e agora chamamo-nos Oporto FC. Só para manter a parvoíce.
Reparem na "nossa" página lá no site:





Se virem algum daqueles sublinhados lá a jogar (excluindo o jovem Aly, claro), pago uma cerveja a quem se chegar à frente com o recibo do bilhete.
Mas podemos ver que há alguma coerência na ignorância. Ora vejam lá quem é a nova contratação do Lyon para 2009/10...


Começa bem, isto. Para um torneio que quer fazer nome na rota dos amigáveis de pré-época, não me parece muito digno para a reputação. Mas enfim, eles lá sabem...

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Dínamo Bucareste


Um jogo morníssimo, com uma primeira parte jeitosa e uma segunda parte que só não deu para dormir porque estava no paleio com o meu pai e deu para um gajo se manter acordado...enfim, vamos aos B&Bs:






BAÍAS





(+) A primeira parte teve alguns momentos interessantes, de boa rotação de bola e ataque bem organizado.
(+) Varela. Já não me lembro de ver um extremo do FC Porto que pega na bola e vai em força e velocidade para cima dos defesas que lhe aparecem à frente. Apesar de um pouco limitado tecnicamente, compensa com empenho, velocidade e sentido prático. Espera-se que confirme as credenciais durante a época.
(+) Belluschi parece que não está no jogo até que se lembra de fazer um ou dois passes muito bons e surge como criador da equipa. Tacticamente ainda não está adaptado, o que leva o seu tempo, mas vê-se que podemos ter aqui uma mais-valia importante.
(+) Álvaro Pereira parece ser um bom substituto de Cissokho. Falta-lhe poder físico (há poucos que se possam equiparar ao Aly nesse campo) mas cruza bem e parece estar em boa forma. Por vezes creio que se deixa cair demais nas fintas do adversário, há que rever esse aspecto.





BARONIS





(-) A segunda parte. Estes jogos amigáveis são para treinador ver, não para adepto, só servem para matar a fominha de bola para nós que já não víamos a equipa há uns meses. Mas que foi uma valente seca, lá isso...
(-) A constante e excessiva agressividade que os jogadores adversários colocam em campo para travar Hulk é um exagero. E os árbitros, até agora, têm sido muito permissivos, resta saber se o vão continuar a ser quando começar a época a sério. Porque o rapaz vai continuar a levar, não tenho dúvida.
(-) Fucile continua muito displicente. Aposto que alguém durante as férias lhe disse: "Mira, hombre, porque no sales de la defensa y intentas driblas todos los jugadores que encontres en tu frente? Yes you can!"...e não sai disto.

Venha o Paços em Aveiro. Devo ir lá ver o jogo se os bilhetes não forem muito caros. A ver vamos.

Leia Mais...

Prediger é o último?


Admito que nunca tinha ouvido falar do moçoilo, mas consta que joga no Colón e vem para cá servir como alternativa a Fernando, supostamente a troco de cerca de 3,3 milhões de euros. Tentando a todo o custo evitar piadas de teor intestinal, como o tipo é argentino presumo que o batalhão de olheiros que lá temos já o deve ter avaliado e das duas uma: ou é outro Bolatti ou não é outro Bolatti. Vou começar a avaliar os jogadores argentinos pela sua Bolatticidade, pronto, até soa bem e tudo.
De qualquer forma, até ser confirmado e a treinar no Olival ainda não conto com ele, por isso cá fica o mapa do plantel actualizado (pronto, pus lá o rapaz com um "?") para a nova época:


Leia Mais...

Planeta Azul - Hertha BSC Berlin

Ah, azul e branco, as cores do meu clube. É uma alegria quando vejo os equipamentos da minha equipa envergados com coragem e orgulho pelos homens que entram em campo. Até bati palmas ao Quinzinho, vejam lá, só porque o rapaz vestia aquelas cores (ou côr, de acordo com o nosso treinador-adjunto).


No entanto, em todo este mundo há montanhas de clubes que usam exactamente as mesmas cores e que estão por isso num bom caminho em direcção à verdade e à luz (não o estádio, a salvação divina, claro!). Decidi, fundamentalmente porque é fácil e porque os há em grande quantidade, criar uma série de posts sobre as camisolas que, estando longe, estão perto em espírito e em estética.

Planeta Azul Nº1 - Hertha BSC Berlin


Photobucket

País: Alemanha

Leia Mais...

Portismo


Sou sócio desde 1992, e comecei a gostar de futebol uns anitos antes disso. Nunca fui grandemente influenciado pela minha família, que parecia mais interessada em que eu fosse uma pessoa decente e equilibrada e não partilhava o meu gosto pela bola. "Olha que te magoas!", dizia a minha mãe sempre que ia dar uns pontapés no esférico, preocupada que estava com a minha aparente falta de talento natural para o desporto activo. Optei pela estrada da passividade, mantendo a competição activa a nível de jogatinas com amigos, e nesse ano decidi fazer-me sócio do FC Porto, já que gostava muito do clube e assim era mais barato comprar bilhetes para os jogos nas Antas. Além disso, era um orgulho. Hoje em dia o "ser sócio" está um pouco em desuso, o que interessa é comprar o Dragon Seat ou a Gamebox ou lá o que raio chamam na cesta de pão a que chamam estádio ali em Lisboa, em frente ao Colombo.

Quando me fiz sócio, acabava por ir à grande parte dos jogos na Superior Sul do Estádio das Antas, longe das claques porque era um puto cheio de medo de levar no focinho e eles eram muitos e não muito amigáveis. Mantinha-me activo a ver o jogo, esbracejava e berrava, junto com um amigo que me acompanhava religiosamente nos protestos e celebrações. Lembro-me de muitos jogos, e um destes dias vou começar uma série de posts sobre esses jogos clássicos que me ficaram na memória. Hoje não, que é tarde.

Fica a minha sequência de portismo, a forma como a minha dedicação ao clube foi variando ao longo dos anos, os melhores momentos e as alturas em que fraquejei, quer por ingenuidade ou por falta de convicção. Atenção que os momentos são meus e só não coloco mais porque não cabiam! Há tantos que ficaram de fora...a derrota com o Panathinaikos em casa, a morte de Rui Filipe, a vitória ao Benfica numa noite de nevoeiro intenso, a vitória frente ao Man Utd no Dragão...entre dezenas e dezenas de outros!

Enfim, cá vai! Agradeço comentários e deambulações nostálgicas!




Leia Mais...

Azulografismo




Concordam?...

Leia Mais...

Ano Zero


Há algo que me continua a intrigar nos plantéis do FC Porto dos últimos anos e que se prende com os extensos períodos de experiência que damos a alguns dos jogadores que contratamos e que parecem não justificar imediatamente o investimento. Fazemos inclusivamente algum espectáculo sobre o assunto, dada a incapacidade notória de outros clubes (leia-se Benfica) de fazer o mesmo. Quem não se lembra da permanente comparação de Lisandro com Bergessio? Em todos os jornais, toda a imprensa falada e escrita gritava a plenos pulmões: "Se isto fosse no FC Porto, o Bergessio era o melhor marcador porque eles sabem esperar que os jogadores assentem!".

Desde a olvidável época de 2004/05, o annus horribilis em que a maior parte dos nossos hábitos foram quebrados em função do dinheiro investido e da incapacidade de lidar com a fama adquirida, e quando despachamos Diego e Luís Fabiano por meia dúzia de tostões por não sabermos regressar a esse tempo, o clube voltou a uma lógica de aguardar e de tentar trabalhar os jogadores como deveria ter feito desde antes: tentando adaptar o homem e não só o atleta.

Lembro-me quando Deco chegou às Antas no início de 1999, a equipa estava numa fase consistente, coroada com a conquista do pentacampeonato. Deco teve de ocupar uma vaga ao lado de Zahovic, o cérebro da equipa e o movimentador de todo o ataque, e o brasileiro não brilhou. O clube soube esperar, e Deco passou as próximas épocas a tentar liderar a equipa, com resultados mais ou menos negativos. Aquando da chegada de José Mourinho, Deco despontou para uma das melhores épocas de sempre em 2002/03, continuou a brilhar em 2003/04 e acabou vendido ao Barcelona, valorizadíssimo. O mesmo se pode aplicar a Lisandro, com uma primeira época não muito produtiva; Tarik, ostracizado por Jesualdo na primeira temporada; Alenichev, encostado por Octávio; ou Mariano González, que depois de uma época absurdamente má foi recuperado para uma segunda temporada com melhor rendimento, golos e aceitação pelos adeptos.

Mas há exemplos contrários, como Clayton, um homem que apesar da pouqíssima produção em campo acabou por passar 4 (QUATRO!!! PORRA!!!) anos de dragão ao peito, e acaba por ganhar uma Taça UEFA sem saber bem como.

Isto não serve por isso para louvar a política recente do clube. Por cada Lisandro ou Mariano há sempre um Benítez, Stepanov ou Guarín. Compreende-se que esperemos por alguns jogadores para tentar que eles se adaptem e melhorem o seu rendimento na segunda temporada, mas onde é que se coloca um stop? No fim da segunda? Na terceira? Quando o rapaz se reforma?

Se formos ao passado não muito longínquo, temos exemplos de jogadores que foram contratados para 4 ou 5 meses, sendo "cuspidos" no final da temporada com alegações de falta de adaptação e de incapacidade de transmitir melhorias ao plantel de que fugazmente fizeram parte. Homens como Kaviedes, Mareque, Bolatti, Maric, Ibarra, Chippo...todos jogaram de Dragão ao peito mas quase não tivemos tempo de perceber a diferença que fazem de Benítez, Guarín, Stepanov, Clayton ou Mariano González, todos jogadores que pouco tendo feito para o merecer, continuaram no plantel para a(s) época(s) seguinte(s).

Há que depositar esperança na equipa técnica. Eles tomam as decisões, eles escolhem os jogadores, eles decidem quem entra e quem sai. Mas a cabeça que está no cepo também é a deles, e se os resultados com estes jogadores não forem positivos, é a eles que se terá que pedir responsabilidades.

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Mónaco

O jogo em si não teve grande história. Valeu pelo regresso ao Dragão (ah, que saudades!) e pela homenagem merecida a Pedro Emanuel. Admito que fiquei sensibilizado ao ver um homem de barba rija a chorar como um menino a quem lhe foi roubado um rebuçado. Foi bonito de ver. Agora, às notas:



BAÍAS





(+) Tinha dito depois do jogo com o Leixões que o Belluschi parecia Roger. No sábado fez-me lembrar Alenitchev. Com aqueles pezinhos de lã, excelente toque de bola e ainda alguma debilidade física, espero que o rapaz se aguente alguns jogos seguidos. E espero que Belluschi me faça lembrar...Belluschi, em vez de procurar outros sósias.
(+) Hulk confirma-se como o porta-estandarte do FCP 2009/10. Vai ser a figura de ponta e não me surpreende nada se começarem com a Hulkodepenência daqui a dois meses. Isto se não lhe desfizerem as rótulas, porque quando um gajo que passa por 4 jogadores tenta passar pelo 5º...arrisca-se!
(+) Fernando continua a melhorar no passe e na distribuição de jogo, que é o que se pretende de um número 6 quando a equipa ataca. Simples, prático e sem inventar, é o nosso trinco do futuro.





BARONIS





(-) Guarín marca um golo de livre directo. Podia ter marcado 4. Confirma-se o "Baroni" que lhe atribuí aquando da análise à época passada. Só percebo a continuidade no plantel pela insistência de Jesualdo, a mesma que teve com Mariano e Stepanov. Um resultou (mais ou menos, vá), o outro não, vamos ver como se sai este. Até agora, muito mau.
(-) Benítez. Ler parágrafo acima. Mudar nacionalidade de colombiano para argentino. Mesma coisa, tirando o golo.
(-) A resistência física parece-me pior do que contra o Leixões, mas é esperado para esta altura da época.
(-) Não me saiu uma camisola no sorteio ao intervalo. Bah.

Leia Mais...

Votação: Cores para equipamento alternativo


Coincidentemente, o dia em que foram lançados os novos equipamentos foi o último para votarem nas cores preferidas para a camisola alternativa do nosso clube para a próxima temporada. Como decerto toda a gente e os seus animais de estimação já viram a côr laranja da indumentária, a votação acabou por revelar uma vontade um pouco diferente, quiçá influenciada pela camisola imaginária que tinha sido revelada por vários blogs (Porta19 incluída) e que se revelou ser uma falsidade.


Assim sendo, cá vão os resultados, contabilizados que estão todos os 39 votos, o triplo da votação anterior (iupi!):

  • Azul escuro e branco: 10%
  • Amarelo: 15%
  • Cinzento e Preto: 5%
  • Toda branca: 33%
  • Toda preta: 15%
  • Azul escuro e laranja: 20%

A malta parece preferir uma camisola branquinha, a fazer lembrar 2007/08 mas sem as riscas verticais fininhas a azul (ver aqui) ou até na época de 2000/01, em que era de facto toda branca (ver aqui).

Por minha parte, devo dizer que alinho com o laranja. De qualquer forma, venham as 20h para os poder ver ao vivo!

Obrigado pela votação, mostra que a malta está a participar mais no blog e é exactamente isso que pretendo. Próxima votação: Qual o guarda-redes titular para o FC Porto 2009/10?

PS: os links vão ter ao site do DragãoPentaCampeão e aos exceptionais artigos sobre a história dos equipamentos do FC Porto. Desculpa colocar sem avisar mas aposto que não te importas ;)

Leia Mais...

Carta aberta a Jesualdo Ferreira


Caro Professor,


Estamos no início de uma nova época. Temos jogadores novos, uma equipa renovada, treinadores experientes (V/Exa incluída) e uma direcção dinâmica. Temos força e ganas de vencer e nada nos pode parar se continuarmos fiéis aos nossos princípios e à nossa ideologia ganhadora. O sol ainda não brilha, culpa principalmente de frentes nubladas e da subida de vendas do Record, mas nada disso nos atemoriza.

No entanto, a razão de me dirigir a si é menos heróica e prende-se com uma ideia prosaica que me assola desde há uns tempos. E olhe que algo que assola um rapaz da minha estatura não pode ser ignorado durante muito tempo como o ferro de engomar, a separação do lixo ou a namorada. Enfim, continuemos.

Compreendo a ideia principal da sua estratégia dentro do campo. Habitualmente quando entro no Dragão e tenho de subir aquelas desgraçadas escadarias que me lixam os gémeos, vou a pensar na equipa que vai entrar em campo. Acaba por ser uma boa maneira de me distrair dos putos à volta a berrar com os pais e evita que patine nos inúmeros folhetos que vão sendo atirados para o chão. Mais um degrau. Voltando aos meus pensamentos, a equipa que costuma entrar em campo raramente é igual à que tenho na minha cabeça. Chame-me mau treinador, raios, chame-me otário, mas é a mais pura verdade. Quase nunca acerto, acaba sempre por jogar o Farías quando pensava que decerto iria entrar com Mariano, ou era o Fernando quando assumia que Guarín tinha mais capacidades para a posição (era no início da época, peço desculpa pela heresia). Havia sempre uma outra variável que me lixava e sempre que me sentava na cadeira falava com os meus colegas e descobria que mais uma vez tinha atirado B-4, água.

Cheguei a culpá-lo pelas miseráveis escolhas que fazia e que, quando comparadas com as minhas próprias selecções, empalideciam de timidez, tal era a minha arrogância ofensiva e determinação "footballmanageriana" de desfazer implacavelmente e sem complacências todo e qualquer rival que se apresentasse à frente. Destruir seria o termo mais indicado. Sim, era isso, destruir os outros. Como se atreviam a fazer-nos frente? Morte, hereges!!! No entanto, algum tempo passou e comecei a constatar, contra todas as fibras do meu ser, que lhe chamavam professor por algum motivo. O senhor ensinou-me a ter mais calma, qual Mourinho em frente a Ferguson, Sacchi perante Cruyff ou Tino de Rans à frente de um dicionário. E relaxei, confiei em si, e os resultados estão à vista.

Este ano tenho a certeza que vou começar por fazer o mesmo. São tantas as incógnitas no nosso plantel que tenho ainda mais indecisões mentais em tentar acertar com os 11 fulanos de azul e branco que vão subir ao relvado e por isso sinto-me renitente em parar o jogo de adivinhação. Mas sinto-me com força e assim sendo decidi deixar mais uma vez o benefício da dúvida para os intervenientes (S/Exa, neste caso) e encostar-me na cadeira de camisola vestida e cachecol ao pescoço e simplesmente apreciar os espectáculos que concerteza nos vai voltar a proporcionar nestes próximos 10 meses.

Tenciono arrancar esta nova filosofia amanhã, por volta das 21h, no meu jardim zen preferido. Aquele que tem vista para o Dolce Vita, por muito inestético que possa parecer para os que nunca visitaram.

Com os meus mais sinceros cumprimentos e votos de um bom arranque,
O Jorge da Porta19

Leia Mais...

Novos equipamentos FC Porto 2009/10


Acabadinhas de sair no...Record...ou seja, se forem falsas não assumo responsabilidade pelo link. Afinal, é no Record, porra!

Desde já assumo que não fiquei muito fã do principal. Gosto mais de 5 riscas verticais em vez de 3, mas há que mudar e como desde há 2 anos que tínhamos 5, este ano parece ser um regresso ao ano do bi-campeonato em termos estéticos. Mantém-se a linha branca ao centro e parece ser mais ficado no azul e branco que os anteriores, desaparecendo os nuances em laranja. O colarinho branco dá-lhe um aspecto vintage muito engraçado, gostei do pormenor!

Quanto ao alternativo, apoio. A escolher a cor laranja poderiam ter optado por um tom um pouco mais escuro mas ok. A gola é que me parece um pouco estranha mas compreendo o intento.

Enfim, algumas noites passadas a ver o Project Runway dão nisto.

Opiniões? Comentários? Venham eles!

Leia Mais...

Alô alô senhor Aly?


Achei alguma piada à notícia do MaisFutebol que menciona que um "alto dirigente do Lyon, habituamente envolvido em negociações de jogadores" ligou para a redacção do jornal online a perguntar pelo nosso supervalorizado lateral-esquerdo.


Aqui na Porta19 também gostávamos de anunciar que Cissokho não está cá. Já cá esteve de manhã a tomar um café com leite, demos duas de conversa porque o meu francês não aguenta mais que 5 minutos e seguiu para os Correios. Mas o Benítez está ali na sala a ver o Tour, por isso se o gajo do Lyon quiser falar com ele o rapaz já tem auriculares postos. Até sabe dizer coisas em francês como abat-jour e croissant e vacances. É do carago aquele rapaz!

Leia Mais...

O negociador


Pinto da Costa continua a ser um dos negociadores mais exigentes e temidos do mundo do futebol. Não me parece que mereça contestação, as provas estão mais que dadas e se não bastasse a venda de Secretário para o Real Madrid e a de Paulo Ferreira para o Chelsea, temos mais um lateral a sair por uma pipa de massa, esperemos que desta vez sem problemas dentários. Fico com pena de ver o rapaz a sair mas o que é certo é que é muito dinheiro e mesmo que não o gastemos imediatamente (não será necessário dadas as alternativas já existentes no plantel) acaba por ser uma boa negociata. Mais uma. Excelente, Sr.Presidente!

Leia Mais...

Haiku

Lucho diz adeus

Com Belluschi e Valeri
Todo va bien?

Leia Mais...

Plantel 2009/10 - Actualização


Parece que Cissokho está mesmo de malas aviadas para o Lyon, pelo mesmo valor que o Milan recusou alegando problemas dentários. Bom negócio, se bem que olhando para a forma com que o jogador se apresentou ontem frente ao Leixões, teríamos um jogador com futuro no plantel. Mas 15 milhões continua a ser um negócio estupendo, e a venda é bem feita. Mas ainda não foi confirmada, e como até da outra vez que foi de facto confirmada pelo FC Porto à CMVM o rapaz acabou por vir para trás, aguardo confirmação sob a forma de fotografia de Cissokho a dar um abraço ao Licha nos treinos do Olympique local.

Com a iminente chegada de Valeri, aumentam as opções no meio-campo, e a experiência de Tomas Costa ontem como número 6 pode significar que JF pensa nele para essa posição como alternativa a Fernando, o que poderia servir para não irmos buscar mais um jogador. Ainda que haja movimentações especulativas (ver aqui e aqui), creio que o plantel estará fechado com Valeri, não vislumbro nenhuma alteração que possa introduzir entropia positiva na equipa a curto prazo, pelo que actualizo o quadro de jogadores, juntamente com os jogadores que saíram assinalados a vermelho:


Pontos fortes: Sem dúvida a zona central da defesa (com Bruno Alves ainda melhor, mas sem ele já se vislumbra alguma competição saudável)
Pontos fracos: Alternativas credíveis a Fernando para a posição 6
Incógnitas: Ui, tantas. Ponta-de-lança (excepto Hulk), alternativas para as alas do ataque e lateral esquerda defensiva

Leia Mais...

Ponham-nos contra o Sporting!!!


Uma pequena nota não relacionada directamente com o FC Porto.


O Inter acaba de contratar Lúcio ao Bayern. Isso coloca o clube de Mourinho com três dos centrais mais brutos desde que o Mozer abandonou o futebol: Materazzi, Samuel e agora Lúcio. Se contratassem o Mexés à Roma, creio que os sinais dos quatro cavaleiros do apocalipse estavam firmemente marcados no céu de Milão. Só espero que não nos calhem na Liga dos Campeões, porque tínhamos trabalho para o departamento médico para largos meses...

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Leixões

Ah...que saudades de ver o meu clube a jogar!!! Até a feijões dá gosto ver o azul e branco (ainda que com o equipamento do ano transacto) em campo! Enfim, um jogo de pré-época bem disputado com ritmo acima do esperado para esta altura. Vamos às notas!



BAÍAS





(+) Belluschi não é Lucho nem será. Já li noutros blogs que faz lembrar Roger e foi exactamente isso que me fez lembrar em campo (palavra!), mas com menos brincadeira e mais esforço. Gostei do primeiro esboço, ainda que fisicamente esteja pouco amadurecido.
(+) O ritmo de jogo na primeira meia-hora foi bastante elevado, com boas transições e a estratégia bem delimitada.
(+) Fernando está bem e recomenda-se. Joga simples e faz jogar, como no ano passado. A continuar assim temos nº6 para o futuro.
(+) Hulk é o ponto fulcral da estratégia de Jesualdo, nota-se perfeitamente a forma como a equipa joga. O rapaz continua a ser fisicamente imponente e quando as coisas lhe correm bem é imparável. Muito bem na assistência para Belluschi no primeiro golo.
(+) Mariano continua muito esforçado, é um exemplo que outros jogadores do plantel deveriam seguir. A bola nem sempre rola para onde quer e presumo que insista em jogar com sapatilhas de futsal porque passa a vida a escorregar, mas não desiste e recupera muitas bolas atrás da linha de meio-campo. Útil.




BARONIS





(-) Guarín é estranho. Perde demasiadas bolas por displicências infantis e depois faz passes magistrais a rasgar a defesa toda. É demasiado inconstante e não devia estar neste plantel.
(-) Benítez. Mesmo vendendo Cissokho ao Lyon (a acreditar nas histórias) não pode ser 2ª opção. Mesmo. Continua agressivo a mais quando não é preciso e sempre que apanha um gajo pela frente há duas escolhas: ou ceifa as pernas ou cai na finta. Não servia e continua a não servir.
(-) Nuno André Coelho estava muito nervoso e não pode ser levada a sério a experiência como lateral-direito. Pode vir a ser um bom jogador (lembro-me que o Ricardo Carvalho marcou um auto-golo no primeiro jogo nas Antas...) mas precisa de calma e paciência.
(-) O penalty é ridículo. Tomás Costa podia ter evitado lançar-se como Sapunaru sobre Postiga em Alvalade, mas não há falta.
(-) 1ª parte do Leixões. Se uma equipa num jogo de pré-época começa logo a defender como forma de treino...o que é que isso diz quanto à disposição para a época que vai começar?!

Leia Mais...

Portoon - 14/Julho/2009

Leia Mais...

Olha a estrela fresquinha!

No ciclo diário pelos blogs que costumo visitar, descobri uma análise interessante no Soccerlens sobre as vendas do FC Porto. O que é mais curioso é que eles só falam desta época, com aquela mentalidade tipicamente anglófila de quem se esquece do passado recente.


Gosto particularmente da frase: "Tenho a certeza que os campeões portugueses estão sentados numa pilha da dinheiro depois de vender estrelas como Lopez e Gonzalez ao Lyon e Marselha".

A ler aqui.

Leia Mais...

Lisandro: uma análise

Muito bom o artigo de Manuel Queiroz hoje na sua coluna "De Trivela".


A ler aqui.

Leia Mais...

Jesualdo dixit


"Não é possível a um clube vendedor contratar jogadores de valor afirmado superior aos que saíram."



Esta frase foi dita por Jesualdo Ferreira hoje à noite em entrevista à TVI. Achei bastante interessante e por isso creio que merece ser dissecada, retalhada, autopsiada e quiçá extrapolada.

O FC Porto é um clube que se coloca sempre no leme das campanhas nacionais em Agosto para tentar atingir o verdadeiro triunfo da época: o campeonato. Essa vitória, de há uns anos a esta parte, transformou-se no grande objectivo pois com ele vem a chegada à fase de grupos da Liga dos Campeões e o consequente bónus monetário que é a pedra basilar dos orçamentos dos "grandes"...ou pelo menos os que lá conseguem chegar...ok, pronto, do nosso orçamento!

Já correu tanta tinta sobre o facto dos clubes terem de vender para manterem estabilidade financeira, indo ou não à Liga dos Campeões. Não vou juntar-me aos muitos que dizem que é fundamental vender e que as equipas não vivem sem o fazer; nem tão pouco me vou adicionar à malta que diz que é uma vergonha termos salários tão altos que tenhamos que o fazer para poder sobreviver. O que me preocupa é a segunda parte da frase, já que a primeira constata-se que é verdade, seja por que razão fôr.

Em teoria, se o objectivo de uma equipa é manter-se equilibrada, por cada jogador que se vende, seja ele importante para a equipa (Lucho ou Lisandro) ou não (Alessandro, Baroni, Mareque e mais 97 gajos parecidos), dever-se-ia contratar um outro para a mesma posição, assumindo manutenção de treinador e filosofia. Supõe-se que o novo jogador teria uma influência e uma valia individual que poderia igualar-se, se não melhorar, o que o seu predecessor estava a executar em campo e fora dele. O que Jesualdo diz é o contrário, ou seja, que o FC Porto não pode contratar jogadores de valia acima de Lucho e Lisandro mas sim criá-los a partir de moldes mais ou menos toscos. Esta tem sido, de facto, uma filosofia ganhadora no clube, pese embora o mau rácio que continuamos a ter entre boas e más contratações. Ainda hoje escutava Mário Fernando na SIC Notícias a discorrer sobre o assunto, dizendo que o FC Porto contrata muito e nem sempre bem, mas que quando calha um rapaz jeitoso (sei lá, assim tipo um miúdo que se vende por 31,5 milhões de euros para o Man Utd) acaba por esmagar uma série de más escolhas pelo simples peso dos números gerados.

É uma táctica já usada no ano passado. Guarín para substituir Paulo Assunção, acabando por ser Fernando o pedaço de carvão a ser calmamente transformado em diamante; a dinâmica de Rodríguez para o lugar da chaise longue do Quaresma; Sapunaru para tomar a posição de Bosingwa, com Fucile a voltar a ocupar o lugar. E Hulk, só porque sim. Rodríguez aparte, são nomes desconhecidos que tentamos usar para colmatar saídas, com fracos resultados para mostrar.

A questão coloca-se: será que vamos manter este rácio? Com dezenas de jogadores emprestados, vários provenientes das camadas jovens mas muitos contratados à experiência para vários anos, poderemos conseguir um Lucho por 5 Edsons? Um Lisandro por 4 Pitbulls? Um Hulk por 197 Sonkayas?

Para concluir, e porque são 2:06 da manhã e começa o parolo do João Pestana a espalhar as proverbiais areias pelas minhas incautas pálpebras, temos matéria-prima comprada e espalhada por este mundo fora. Já mostramos que a sabemos rentabilizar, por isso estou convicto que vamos continuar a fazê-lo.

É como capital de risco. Investe-se e espera-se pelo retorno. Se correr bem, compra-se uma piscina. Se correr mal, fecha-se a empresa. Ou empresta-se ao Covilhã.

Leia Mais...

Plantel 2009/10 - Um primeiro olhar...


Estamos a 5 dias da apresentação oficial aos sócios do plantel para a próxima época e dando uma rápida vista de olhos aos jogadores que por agora compõem o dito plantel, vemos que ainda há várias situações a rever, lugares em aberto e opções indefinidas:

(a branco os de ano passado, a azul os novos e em ponto grande o possível 11 base)

Na baliza tudo parece bem, se bem que fica a dúvida do que fazer com 3 bons guarda-redes. Beto ficará contente ao vir para o FCP para ser segunda opção, sabendo que lhe pode custar o almejado lugar na Selecção? Duvido.
Na defesa estão as maiores dúvidas na minha opinião. Não se sabe se Bruno Alves e/ou Cissokho vão sair, havendo no entanto alternativas já contratadas e que só se saberão se de facto podem ser credíveis quando forem testados em acção. Até lá são apenas nomes. A saída de Cissokho pode levar à permanência de Benítez (arghhhhhh) mas outra hipótese seria Fucile continuar a fazer o papel de defesa polivalente "à Bandeirinha" por mais uma época, se se confirmar que Miguel Lopes é de facto o futuro defesa direito do FC Porto como espero que aconteça.
No meio-campo há necessidade urgente de uma alternativa a Fernando. Guarín não sabe jogar a trinco, Meireles não é opção para o lugar na mente de Jesualdo e Tomás Costa pode dar uma perninha mas é muito instável tacticamente. Belluschi obviamente nem comento.
Para a frente ofensiva, se Falcao chegar podemos ficar com 3 pontas-de-lança de raíz, somados a Hulk que continuo a crer estaria melhor posicionado para lá jogar. Assim sendo teria de descaír para uma das alas, o que dava maior equilíbrio às opções existentes. Mariano a titular é uma aposta de alto risco e Cristián Rodríguez já é um elemento fulcral na equipa.

Assim sendo temos algumas (poucas) certezas e muitas dúvidas. A saída de Lucho e Lisandro podem-se tornar maiores dores de cabeça do que pensava, e não vejo o plantel com capacidade de suprir essas duas enormes falhas. Assumindo que Jesualdo se manterá fiel ao 4-3-3, obviamente, pois se alterar o esquema para um 4-4-2 ou até um 4-1-3-2 (com Fernando a ancorar o meio-campo e Hulk ao lado de Falcao na frente apoiados por Meireles, Belluschi e Rodríguez logo atrás, o que nem é má ideia), podemos ter alternativas.

É claro que isto é puro Football Manager em acção, mas nunca se sabe. Espero pelo início da época para começar a concluir o que quer que seja. Uma coisa é certa: vai ser uma época muito diferente das anteriores!!!

Leia Mais...

Que jogador grande!!!


O FC Porto acaba de contratar Kalidou Coulibaly Yero, um jovem senegalês com uma trajectória com apenas 18 minutos pelo Istres na segunda liga francesa (com a idade que tem não se podia esperar muito mais). O adolescente vem para cá jogar nos juniores ou quiçá ser emprestado a um clube da Liga Vitalis, conta-se no MaisFutebol. Yero pode-se definir por três simples números:
  • 17 anos
  • 1,95 mts
  • 89 kgs
Saliento o número do meio. Não tendo mais informações sobre o rapaz, tentei procurar no Google, e aposto que o estupor do motor de busca é mouro. Tentem procurar "Kalidou Coulibaly Yero" e vejam qual é a sugestão de alternativa de busca. Ainda não o viram a jogar e já se estão a pronunciar só porque vem para o FCP. Hereges!

Para concluir, ainda me lembro quando no Estádio das Antas se falava do Lee Stringfellow, e sempre que se via assim um grandalhão dizia-se que era o regresso do dito. Pois. Espero para ver, já que desde que contratamos ano passado o Jakubov estou a ver que é um gigante por ano. Se o futebol não resultar...há sempre o basket, amigos!

PS: e não venham para cá com bocas racistas. A foto é do Manute Bol. Se o rapaz fosse branco punha uma foto do Yao Ming.

Leia Mais...

Votação: Jogador do Ano 2008/09


Chegada ao fim a votação, eis os resultados:

  • Hulk: 23%
  • Bruno Alves: 38%
  • Cristián Rodríguez: 15%
  • Lisandro López: 0%
  • Lucho González: 0%
  • Fernando: 7%
  • Raúl Meireles: 15%
Com estas estatísticas altamente fiáveis (13 votos parecem-me uma excelente amostra do universo portista...), podemos constatar uma ou duas coisinhas:
  • Bruno Alves recolhe a maioria dos votos para melhor da época, merecidamente;
  • Lisandro e Lucho não receberam UM voto que fosse, o que se juntarmos ao facto de terem sido os únicos a sair (até agora), pode ajudar a explicar que os adeptos não terem ficado muito tristes que tenham saído
  • Hulk pode mesmo ser um fenómeno de popularidade...na minha opinião é só aprender a jogar futebol a não a jogar à bola (Carlos Brito dixit, a propósito de Fábio Coentrão)
Enfim, claro raciocínio indutivo da minha parte, com poucos fundamentos teóricos. O costume, portanto.

Nova votação está pronta: Que côres para a camisola secundária?

Leia Mais...

Brochura para vender jogador

Como adepto do FC Porto, fico sempre satisfeito quando vejo figuras proeminentes de clube rivais a sairem. Tal como certamente os adeptos de Benfica e Sporting deverão ficar quando viram na última semana jogadores como Lisandro e Lucho a sairem do FCP. Assim sendo, fico muito feliz pela saída de Katsouranis. Vai e não voltes, mongo.

Continuando. Aqui há uns dias vi que Michael Owen foi apresentado a diversos clubes através de um dossier que foi criado para tentar convencer as pessoas a adquiri-lo ao despromovido Newcastle (ver aqui a brochura completa, sem se rir com a palavra "brochura"). Vale a pena ler porque é simplesmente absurda a maneira como se tenta impingir um jogador com fraca produtividade nos últimos anos e com uma propensão para lesões quase imbatível, e apesar do aparente sucesso (o Manchester United chegou-se à frente) a onda de gozo na web já começou. Inspirado por estas tentativas, segue a minha brochura simples para a venda de Katsouranis a qualquer clube.


Comentários? Sugestões? Ideias para fazerem a vossa própria broch...desisto, esta palavra é má demais...

Leia Mais...

PdC à PdC


Frase proferida por Pinto da Costa aos jornalistas no almoço com deputados portistas na Assembleia da República:


"Não me metam os microfones pela boca dentro senão o AC Milan não me contrata."

Sem comentários...;)

Leia Mais...

Trio de ataque











É só um feeling...eis o tridente ofensivo do FC Porto para 2009/10!
(não, o do meio não é uma águia...)


Leia Mais...

Listas azuis - 7 números 9


Com a venda de Lisandro abre-se uma vaga para a mítica camisola 9. Quem a ocupará? Hulk? Farías? Orlando Sá? Outro fulano? A partir da época de 1995/96, quando foi instituída a numeração fixa para toda a época (em provas internas, já que na Liga dos Campeões os números podiam ser diferentes), o FC Porto teve sempre no detentor da camisola 9 um matador, um homem com faro de golo, fantásticas capacidades de concretização e outros clichés do género. Eis uma pequena lista com alguns desses meninos:
  • Domingos (1995/96, 1996/97, 1999/00, 2000/01)
  • Grzegorz Mielcarski (1997/98, 1998/99)
  • Juan Esnáider (2001/02)
  • Edgaras Jankauskas (2002/03, 2003/04)
  • Luís Fabiano (2004/05)
  • Bennedict McCarthy (2005/06)
  • Lisandro López (2006/07, 2007/08, 2008/09)
Que acham? Muitos tiros na mouche e vários remates ao lado...

PS: Uma estreia no Porta19: Listas. De quê? Coisas. Cenas. Tralhas. Mais destas virão!

Leia Mais...

Um conto infantil


- Pai, o que quer dizer ganância?

- Ah, meu filho, perguntas difíceis logo de manhã? A ganância é quando um jogador que quer muito ir jogar para um grande clube, pela sua glória e história e nome e estatuto e gajas fáceis e pelo vermelho que é lindo (amén) mas como tem a conta da água, da revisão do Bentley e da internet para ver pornografia para pagar, opta por ir para outro clube, que lhe paga mais, que lhe dá melhores condições, que lhe permite jogar na Liga dos Campeões e que não choraminga via comunicação social quando lhes "roubam" um menino!
- Pai, es benfiquista?
- Sou sim, pequenito.
- Pai, continuas a ler o jornal "A Bola"?
- Religiosamente, meu filho querido.
- Foda-se, pai, não tens vergonha?

Leia Mais...

Portoon - 07/Junho/2009

Leia Mais...

FCP - (L+L) = ?


Depois de várias semanas de especulações, dois dos melhores jogadores do FCP do século XXI acabam de sair do clube em direcção à Liga Francesa. Lucho arranca para uma nova experiência no Olympique de Marselha, onde deverá ser o patrão do meio-campo de uma equipa jovem e que pratica bom futebol. Lisandro zarpa para Lyon, onde no Olympique local terá de fazer esquecer Benzema que saiu para o Real Madrid, e será um dos rostos de um Lyon que precisa de se renovar após o primeiro campeonato perdido em muitos anos, e que com a avançada idade do plantel e a saída de elementos fulcrais como o referido Benzema e Juninho Pernambucano, terá no Licha uma das apostas fortes para o futuro.

Depois de 4 épocas brilhantes dos dois argentinos (como todas as épocas, umas mais geniais que outras), 7 títulos (4 campeonatos, 2 taças e uma supertaça), muitos golos e grandes alegrias, o FC Porto acaba por valorizar os jogadores e vendê-los por 42 milhões de euros, que poderão atingir os 52 milhões dependendo da performance das duas equipas (18M + 6M no caso de Lucho, 24M + 4M no que diz respeito a Lisandro), o que é a todos os níveis um negócio excelente.
Agora que saem os anéis e ficam os dedos, com que batatas podemos contar? Certamente as opções que adquirimos ainda antes da época terminar não oferecerão as garantias que gostávamos de contar para suprimir a falta dos argentinos. A compra recente de Belluschi, um médio mais volante que Lucho e com um estilo um pouco diferente, não será propriamente uma troca directa com "El Comandante", pelo que poderá ter de haver alguma alteração táctica por parte de Jesualdo para acomodar a nova realidade.
Para o ataque, o problema parece menos incómodo. Apesar da garra e agressividade positiva de Lisandro, pode ser desta que se vê Hulk no local onde creio que pode render mais, que será no centro do terreno. Com Cristián Rodríguez e talvez Varela ou outro que ainda possa vir, podemos ter um tipo de jogo um pouco diferente, até concebendo uma alteração para um 4-4-2 um pouco diferente do habitual 4-3-3 dos últimos anos.
Quanto ao interesse em Falcão, concordo com o que tem sido dito nos blogs portistas. Pelo que já tive hipótese de ver, o rapaz parece-me muito similar ao Farías, e sinceramente não tenho fé no que já temos, por isso a chegada de outro parecido por um camião de dinheiro não vai ajudar.
Lisandro era Lisandro e Lucho era Lucho. Os tempos mudam e já não temos Deco nem Jardel nem Drulovic. Por isso venham daí os próximos jogadores, as alegrias estão à nossa espera no Dragão.

Leia Mais...

Sai um, entra outro...e sai mais um...


Depois da saída de Lucho e da chegada de Belluschi (a analisar amanhã), está concluído o negócio Lisandro:

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código
dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de
princípio com o Olympique Lyonnais (Lyon) para a cedência, a título definitivo, dos
direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Lisandro Lopez pelo
valor de 24 milhões de euros.

O montante global a receber por esta transferência poderá atingir os 28 milhões de
euros, dependendo da performance desportiva do clube que o atleta irá representar.

Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da
celebração do contrato de trabalho do atleta com o Lyon, assim como da
conclusão dos exames clínicos a que se irá submeter, com o consentimento da
Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD

A não ser que também tenha os dentes lixados, vai mesmo sair um dos melhores avançados dos últimos anos no futebol lusitano.

Boa sorte, rapaz! Que lhes dês tantas alegrias como nos deste a nós!

Leia Mais...

Lucho: El Comandante despede-se

Está no site oficial. Vão lá ver e digam que não sentem um pequeno arrepio.

Bom marketing indirecto do clube, excelente imagem deixada pelo jogador. É um dos melhores de sempre. Sem dúvida.

Boa sorte em Marselha, Lucho!

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Rabiola


RABIOLA


Depois de uma época 2007/08 passada no estaleiro, acabou por ter poucas oportunidades para brilhar, jogando mais na Liga Intercalar do que na Sagres. Sempre que o vi a jogar pareceu-me bom, rápido e sempre com vontade de espetar a bola na parte de dentro das redes. Deverá ser emprestado para jogar com regularidade mas espero vê-lo de volta daqui a um ano.

VEREDICTO: BAÍA (até ver, só por ser campeão)

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Ernesto Farías


ERNESTO FARÍAS


Apesar de ter bastantes detractores nas bancadas, que dizem que o tipo é lento, fraco e mau finalizador, os números mostram que tal não é verdade. 10 golos marcados em 20 jogos na Liga Sagres é um bom valor, especialmente na parte final da época, onde apareceu a marcar sempre que era colocado no onze inicial. Continuo a achar que precisamos de mais na zona ofensiva, mas a sua rentabilidade em frente à baliza convenceu-me que pode ficar pelo menos mais um ano no plantel. Afinal já tem 29 anos e se não é este ano que ele faz a diferença...não será nunca mais!!!

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

Baías e Baronis - Época 2008/09 - Tarik Sektioui


TARIK SEKTIOUI


Chamei-lhe o "bom mouro", e nem era dos meus jogadores preferidos. É verdade que tinha só uma finta, que parecia desaparecer em campo durante grande parte do jogo, que estava sempre para lá do meio-campo e defendia pouco. Tudo isso é verdade, mas também é verdade que é um jogador com empenho, com garra, com boa técnica e que infelizmente teve lesões e Ramadões a mais para ser mais competitivo e para conseguir afirmar-se como titular depois de uma boa época 2007/08. Com a chegada do Cebola e o crescendo de forma de Mariano (ainda me custa dizer isto sem me rir), Tarik foi baixando na tabela de escolhas do treinador e raramente era seleccionado para os jogos. Escolhe sair do clube em fim de contrato, depois de mudar a ideia que os sócios tinham dele, um infeliz marroquino mono-finta para um viçoso muçulmano com música própria. Tarik Sektioui, lá lá lá lá lá de facto!

VEREDICTO: BAÍA

Leia Mais...

© 2008 Por *Templates para Você*