Plantel 2009/10 - Um primeiro olhar...


Estamos a 5 dias da apresentação oficial aos sócios do plantel para a próxima época e dando uma rápida vista de olhos aos jogadores que por agora compõem o dito plantel, vemos que ainda há várias situações a rever, lugares em aberto e opções indefinidas:

(a branco os de ano passado, a azul os novos e em ponto grande o possível 11 base)

Na baliza tudo parece bem, se bem que fica a dúvida do que fazer com 3 bons guarda-redes. Beto ficará contente ao vir para o FCP para ser segunda opção, sabendo que lhe pode custar o almejado lugar na Selecção? Duvido.
Na defesa estão as maiores dúvidas na minha opinião. Não se sabe se Bruno Alves e/ou Cissokho vão sair, havendo no entanto alternativas já contratadas e que só se saberão se de facto podem ser credíveis quando forem testados em acção. Até lá são apenas nomes. A saída de Cissokho pode levar à permanência de Benítez (arghhhhhh) mas outra hipótese seria Fucile continuar a fazer o papel de defesa polivalente "à Bandeirinha" por mais uma época, se se confirmar que Miguel Lopes é de facto o futuro defesa direito do FC Porto como espero que aconteça.
No meio-campo há necessidade urgente de uma alternativa a Fernando. Guarín não sabe jogar a trinco, Meireles não é opção para o lugar na mente de Jesualdo e Tomás Costa pode dar uma perninha mas é muito instável tacticamente. Belluschi obviamente nem comento.
Para a frente ofensiva, se Falcao chegar podemos ficar com 3 pontas-de-lança de raíz, somados a Hulk que continuo a crer estaria melhor posicionado para lá jogar. Assim sendo teria de descaír para uma das alas, o que dava maior equilíbrio às opções existentes. Mariano a titular é uma aposta de alto risco e Cristián Rodríguez já é um elemento fulcral na equipa.

Assim sendo temos algumas (poucas) certezas e muitas dúvidas. A saída de Lucho e Lisandro podem-se tornar maiores dores de cabeça do que pensava, e não vejo o plantel com capacidade de suprir essas duas enormes falhas. Assumindo que Jesualdo se manterá fiel ao 4-3-3, obviamente, pois se alterar o esquema para um 4-4-2 ou até um 4-1-3-2 (com Fernando a ancorar o meio-campo e Hulk ao lado de Falcao na frente apoiados por Meireles, Belluschi e Rodríguez logo atrás, o que nem é má ideia), podemos ter alternativas.

É claro que isto é puro Football Manager em acção, mas nunca se sabe. Espero pelo início da época para começar a concluir o que quer que seja. Uma coisa é certa: vai ser uma época muito diferente das anteriores!!!

0 comments:

© 2008 Por *Templates para Você*