Portismo


Sou sócio desde 1992, e comecei a gostar de futebol uns anitos antes disso. Nunca fui grandemente influenciado pela minha família, que parecia mais interessada em que eu fosse uma pessoa decente e equilibrada e não partilhava o meu gosto pela bola. "Olha que te magoas!", dizia a minha mãe sempre que ia dar uns pontapés no esférico, preocupada que estava com a minha aparente falta de talento natural para o desporto activo. Optei pela estrada da passividade, mantendo a competição activa a nível de jogatinas com amigos, e nesse ano decidi fazer-me sócio do FC Porto, já que gostava muito do clube e assim era mais barato comprar bilhetes para os jogos nas Antas. Além disso, era um orgulho. Hoje em dia o "ser sócio" está um pouco em desuso, o que interessa é comprar o Dragon Seat ou a Gamebox ou lá o que raio chamam na cesta de pão a que chamam estádio ali em Lisboa, em frente ao Colombo.

Quando me fiz sócio, acabava por ir à grande parte dos jogos na Superior Sul do Estádio das Antas, longe das claques porque era um puto cheio de medo de levar no focinho e eles eram muitos e não muito amigáveis. Mantinha-me activo a ver o jogo, esbracejava e berrava, junto com um amigo que me acompanhava religiosamente nos protestos e celebrações. Lembro-me de muitos jogos, e um destes dias vou começar uma série de posts sobre esses jogos clássicos que me ficaram na memória. Hoje não, que é tarde.

Fica a minha sequência de portismo, a forma como a minha dedicação ao clube foi variando ao longo dos anos, os melhores momentos e as alturas em que fraquejei, quer por ingenuidade ou por falta de convicção. Atenção que os momentos são meus e só não coloco mais porque não cabiam! Há tantos que ficaram de fora...a derrota com o Panathinaikos em casa, a morte de Rui Filipe, a vitória ao Benfica numa noite de nevoeiro intenso, a vitória frente ao Man Utd no Dragão...entre dezenas e dezenas de outros!

Enfim, cá vai! Agradeço comentários e deambulações nostálgicas!




3 comments:

riskolas disse...

MUITO BOM!

http://basculacao.blogspot.com

dragao vila pouca disse...

Pois, se tu és sócio em tempos de vacas gordas e tens esse gráfico, imagina quem atravessou um deserto de 19 anos sem ganhar um campeonato?!...Não, nunca tive quedas tão abruptas.

Um abraço

Jorge disse...

o gráfico só tem aqueles topos e fundos...o que não quer dizer que a escala não possa ser alargada...preferencialmente para cima, claro! :)

© 2008 Por *Templates para Você*