Baías e Baronis - FCP vs Belenenses


(foto retirada do MaisFutebol)


Se o Belenenses jogasse de preto, tinha sido uma repetição do jogo do passado Domingo. Foi muito mau, muito muito mau. Optei por fazer a análise do jogo apenas hoje já que ontem não tive tempo e ainda bem, porque teria sido mais agressivo. Enfim, um B&B que hoje é um pouco diferente, com apenas um de cada, ainda que com dimensões consideravelmente diferentes. Vamos a isso:




BAÍAS




(+) Não choveu.






BARONIS





(-) Uma primeira parte desastrosa, um arranque de 2ª parte ainda pior e uma gritante falta de ideias e discernimento colectivo que está a assolar a equipa fez-nos perder os primeiros pontos no Dragão esta época. Desde os laterais, com cruzamentos quase infelizes de Álvaro, passando pelo inexistente meio-campo, chegando a uma frente de ataque de elevada qualidade mas com dificuldades evidentes em colocar essa qualidade no terreno. Sente-se uma sportinguização da equipa, parece que estão desde o primeiro minuto a aguardar que o apito final chegue para poderem ir descansar. Escapelizando um pouco mais, o meio-campo está a jogar muito preso de movimentos, muito perto uns dos outros, sem rasgos individuais minimamente produtivos, com Meireles um pouco acima da média desta época mas sem causar problemas e Belluschi em clara falta de ritmo; a frente de ataque é ineficaz e não causa embaraço aos adversários, com Hulk a rematar quando não deve e a tentar fintar quando deve pontapear para a baliza, Falcao a falhar golos e Mariano a ser coerentemente Mariano. Rodríguez não ajudou, está com pouco ritmo e vai demorar a chegar à forma de ano passado. Farías marcou mas pouco mais fez durante o jogo para voltar a ser titular.

O grande problema que se tem vindo a verificar é o facto do FC Porto já não conseguir impôr respeito aos adversários. Qualquer equipinha vem ao Dragão e não passa por grandes dificuldades defensivas porque os 11 gajos de azul-e-branco não conseguem um ritmo ofensivo decente para uma equipa do nosso gabarito. É frustrante ver a apatia com que a equipa entra em campo e a quantidade absurda de passes falhados e erros de julgamento que ocorrem em todos os jogos. Quem está na bancada fica compreensivelmente chateado. Pensei que pudesse ser das ausências para a Selecção ou da intensidade dos jogos e das lesões. Não creio que seja só isso. Há uma inércia que se está a apoderar dos jogadores e que só há uma forma de combater: com sangue novo. Não do treinador, mas através dele, é necessário convocar outros jogadores e descansar alguns dos actuais titulares que estão a precisar de tempo fora do jogo para acalmar e melhorar índices de confiança. Estamos a atravessar um mau momento e tenho confiança que o vamos ultrapassar, mas é preciso fazer algo, e rápido! Não chega dizer que não podemos jogar assim ou assado, que não se podem falhar tantos golos, já que o problema não é apenas esse. Estamos a depender das falhas nas 5 ou 6 oportunidades sérias criadas por jogo, onde se nota muito mais as falhas, do que deveríamos fazer, que era falhar algumas das 20 chances de golo. Os jogos estão a ser uma seca de início a fim (ou quase) e assim os adeptos começam a não aparecer ao estádio. Ninguém merece.

Leia Mais...

Carta aberta a Jesualdo

Caro Professor,

Todos queremos um FC Porto mais forte, e ainda que a maioria da
imprensa não pense da mesma forma, os adeptos estão todos em
retumbante apoio a uma equipa forte que faça com que toda
aquela corja seja obrigada a engolir as palavras que profere.

O facto de estarmos a jogar menos bem, Professor, não nos demove!

Muito embora as exibições não estejam a atingir o nível que queremos,
acreditamos que com pequenas alterações pontuais, depressa vamos
recuperar a nossa condição de líderes naturais e mal acabe a
intempestiva onda de lesões, vamos regressar ao ponto onde a massa
associativa quer estar: em primeiro. Só lhe peço uma pequena
nuance na equipa para logo, uma simples alteração que provocará um
orgasmo colectivo na plateia, e que se torna simples ao ler esta carta.

Cumprimentos,
O gajo da Porta19

PS: Caso não entendam qual é a nuance que deveria ser implementada, por favor leiam a carta na vertical, ao estilo da carta de Schwarzenegger à California State Legislature.

Leia Mais...

Visionários japoneses

(foto retirada do Pitch Invasion)

Venham-me lá dizer que os homens não percebem nada da bola...quando o homem jogava pelo Sapporo no Japão eles já sonhavam com o Hulk na "canarinha"...


Leia Mais...

Teimoso



Jesualdo é um homem a sério. Tem uma espécie de pré-bigode tipo Errol Flynn, lábios finos que indiciam alguma malícia e cinismo, cabelo grisalho e gabardina comprida. Tem sido o nosso líder, mentor de jovens e general-em-campo dos guerreiros de azul-e-branco que semana após semana se colocam frente a frente com outros 11 energúmenos que têm o despudor de pensar que podem tirar-nos os merecidos 3 pontos. Porra que agora parecia benfiquista. Cruzes credo. Adiante.

De qualquer forma, Jesualdo é uma nova evolução nos treinadores portistas. Para quem, como eu, começou a ver futebol mais ou menos a partir da conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1987, já viu diversos treinadores a passar pelo leme da equipa. Desde Artur Jorge a Jesualdo já tivemos de tudo: um louco que arriscava tudo em campo com 3 defesas, meia-bola e força; um sósia do Peter Sellars que tentou durante 3 semanas ensinar o Pepe a jogar numa defesa em linha (que está ao nível de tentar dar de comer a um rinoceronte com uma colher de café); um homem de mentalidade ultra-defensiva que punha o Kostadinov ou o Domingos à frente de 9 defesas e trincos; um tipo sisudo que não falava a não ser que lhe perguntassem 3 vezes a mesma coisa; um outro que falava demais e só dizia estrume, matéria a que, entenda-se, estava muito mais à vontade; ainda outro que quando falava era num misto de duas línguas e fazia sorrir o mais triste dos sportinguistas (este foi deliberadamente um mau exemplo!); um que se vestia como um Deus e treinava como tal; outro que tentava imitar o anterior mas só chegava perto no cabelo; outro que tinha tiques quando estava nervoso; um que nunca punha a mesma equipa 20 jogos seguidos; um que destruía balneários pelas opções; outro que destruía balneários à pancada...entre outros traços de personalidade enervantes ou cativantes, dependendo da mente de quem os analisar.

Cobrindo toda a gama de treinadores que já tivemos, creio que há uma qualidade ou defeito que acaba por ser transversal a todos: a teimosia. É isso que faz com que Jesualdo, como Mourinho, Oliveira ou Robson antes de si, esteja à cabeça da equipa e não a obedecer a ordens de terceiros. A pressão está sobre os ombros do treinador durante todos os 90 minutos de cada jogo e é exactamente o treinador que tem de prestar contas pelas opções correctas ou erradas. Quer seja uma substituição antecipada, instruções para o trinco começar a acertar nos gémeos do playmaker adversário ou para o avançado jogar mais descaído para a esquerda, ou até as conversas no balneário antes e depois do jogo, tudo está assente no treinador. E normalmente, para fazer avançar as suas ideias ou para de uma forma mais ou menos convincente conseguir fazer com que elas vinguem na cabeça dos jogadores e sejam implementadas em campo, o treinador tem de ser teimoso. Como uma mula com o período.

Percorrendo a lista de treinadores que atrás mencionei, encontramos inúmeros exemplos de teimosia. A invenção de Aloísio a defesa-esquerdo de Robson, a desistência de um número 10 invalidando o uso de Diego por parte de Couceiro, o chavascal defensivo de Ivic, a incapacidade de Fernando Santos mandar mais no balneário que Capucho, Jardel ou Sérgio Conceição, e agora a aposta recorrente em Raúl Meireles e Mariano González de Jesualdo. Normalmente as teimosias correm mal e acabam por ter resultados infelizes tanto para os adeptos como para o próprio treinador. Ivic acabou despedido, Robson levou 3 no pêlo, Fernando Santos não conseguiu vencer o Hexa e Couceiro...bem, foi para a Lituânia.

Não quero com isto dizer que todas as teimosias acabam por correr mal. Há muitos exemplos de birras de treinadores que acabam por resultar, mas normalmente não é assim. Mariano e Meireles são, quanto a mim, elementos que deveriam sair da equipa, quer por cansaço físico quer por fracas prestações, e quando terminar esta vaga de lesões há que começar a rodar o plantel. Vamos ver se nesse momento as opções de Jesualdo mudam e temos algum sangue novo que é necessário para revitalizar a equipa tanto mental como fisicamente. E é preciso fazê-lo rapidamente antes que seja demasiado tarde...

Leia Mais...

Pátria amada, Brasil!


Hulk na Selecção é uma notícia esperada por muitos e temida por alguns. Eu encontro-me no segundo grupo. É verdade que o rapaz tem tudo para ser um bom jogador e esta primeira chamada para uma experiência a um nível diferente a que Givanildo está habituado pode muito bem ser a alavanca que ele precisa para amadurecer, crescer como jogador e finalmente atingir a classe e produtividade que os adeptos do Porto anseiam.

Mas será cedo demais? Hulk está num momento de forma razoável mas abaixo do que já mostrou, muito embora tenha marcado alguns golos e dado outros a marcar aos colegas, ainda tem muito espaço para evoluir e esta convocatória pode começar a colocar uma verdadeira "delusion of grandeur" na cabeça do brasileiro, juntamente com os meninos-vedetas do estilo de Robinhos e Adrianos.

Em forma de lista, eis a minha análise:

POSITIVO

NEGATIVO
  • Maior exposição internacional

  • Valorização do jogador com boas exibições

  • Possibilidade de estar no Mundial 2010

  • Novos conceitos tácticos

  • Mais moralizado com os créditos ganhos



  • Arrogância pela novidade

  • Lesões e cansaço

  • Falta de entrosamento

  • Desmoralização em caso de má exibição

  • Comparação com outros jogadores mais experientes



Imagino que ser chamado para a Selecção Nacional deva ser um sonho para qualquer jogador, mas chegará esta chamada na altura certa? O tempo o dirá, e espero que Hulk saiba gerir as suas próprias expectativas e definir as prioridades correctas. Dito isto, os meus parabéns ao rapaz!!!


Leia Mais...

Votação: Jogos à tarde ou à noite no Dragão?



Desde que comecei a deslocar-me para a zona das Antas em dia de jogo, as lembranças que tenho mais presente são as dos jogos à tarde. Fosse sábado ou domingo, ia para o estádio acompanhado de alguns amigos, subindo Fernão de Magalhães quase desde o Campo 24 de Agosto e apreciando a cidade e a vida que não se sente à noite. Era mais saudável e mais simpático, para além de que depois havia mais tempo para outros afazeres nocturnos. Naquela idade não sabia o que era ir beber um copo com amigos nem tinha uma casa que pudesse chamar minha, por isso hoje dou mais valor a estar tranquilamente no repouso familiar. Querendo saber se mais gente se sente como eu, fiz a pergunta: preferem jogos à tarde ou à noite quando o FC Porto joga em casa? As respostas foram:
  • Tarde: 72%
  • Noite: 27%
Et voilá, continuo com o dedo firmemente no pulso da comunidade azul-e-branca. Não aperto muito, garanto!

Próxima votação: Farías deve sair em Janeiro?

Leia Mais...

Afinfa-lhe, Boronha!

O António Boronha não perde uma oportunidade de criticar esta parvónia de imprensa que aparentemente continuamos a ter e a gostar de ter. O apelo provinciano d'A Bola de hoje é simplesmente absurdo, e Boronha zurze (gosto do verbo, que querem?!) nele como um pastor numa cabra montesa que foge para o monte, longe do rebanho.


A ler aqui.

E já agora acrescento:

Quem não é do Benfica merece ser atropelado pelo Sebastien Löeb.
Quem não é do Benfica devia lavar a cara com fezes.
Quem não é do Benfica terá de pagar IVA a 40% e IRS a 60%.

E não parava por aqui, só que tenho mais que fazer...

Leia Mais...

O guerreiro cansado

(foto retirada do blogportista)

É um caso que me está a provocar algum mal-estar no seio, diria até na mama da massa associativa e que creio merecer algumas considerações perfeitamente aleatórias, infundadas e auto-opinativas do género que apenas bloggers podem ter. Estas considerações, no entanto, são baseadas na crescente onda de descontentamento que se tem apoderado da opinião conjunta do
s adeptos e que, de acordo com a estatística, não podem estar todos errados. Disclaimer avançado, siga para o texto per se.

Raúl Meireles tem sido nos últimos anos o verdadeiro sinónimo da garra e da alma portista. Desde que chegou ao FC Porto, na longínqua época de 2004/05, mostrou ser um jogador muito combativo, que nunca vira a cara à luta, encarando cada lance como o último da partida, marcando a posição no meio-campo como um médio de cobertura muito eficaz e que consegue fazer o verdadeiro box-to-box, tão famoso e útil no futebol moderno. No fundo, era daqueles que a malta gosta, que aplaude quando recolhe a bola dos pés (ou das pernas) do adversário e que incentiva a equipa com gritos constantes para a movimentação correcta e adequada dos colegas, que leva a bola para a frente e remata quando vê uma abertura, marcando os cantos e servindo para várias posições, quer a trinco quer um pouco mais avançado. Na primeira época de azul-e-branco, essa época terrível pós-Mourinho, foi um exemplo de dedicação, entrando sempre com mais força que saber mas sempre empenhado em fazer com que a equipa crescesse apesar da paupérrima forma dos colegas Diego, Costinha e Maniche, já sem grande vontade de continuar no Dragão.

Na temporada seguinte, com a chegada do grande Lucho González, Meireles adquiriu mais algum protagonismo, lutando com Ibson pela titularidade desde o início e depois de várias batalhas vencidas acabou por conquistar a posição, formando aquele meio-campo louco de Adriaanse à frente de Paulo Assunção e ao lado de Lucho. Era uma das figuras da equipa, transformando o jogo da equipa e servindo como verdadeira sombra do argentino, libertando-o para manobras ofensivas ao mesmo tempo que servia como primeira barreira defensiva às investidas adversárias. Era um jogador à Porto, que não tinha medo de nada nem ninguém, que metia o pé por vezes com virilidade em excesso, assustando as bancadas e fazendo os adeptos recear pela sua permanência em campo.


Mais um ano se passou e chega Jesualdo ao comando da nau portista. Raúl Meireles cresceu tanto em importância como em número de tatuagens. Transformou-se no verdadeiro pêndulo da equipa, oscilando para trás em apoio a Assunção e para a frente como suporte ofensivo às deambulações de Lucho, tapando os buracos necessários e surgindo como apoio à entrada da área, preparado a rematar quando possível e na rotação das bolas para os extremos sempre que fosse possível. Continuava com uma acção preponderante na criação de jogo ofensivo e era fundamental na estratégia do professor para o meio-campo. Em 2007/08 a equipa foi sofrendo algumas alterações mas a base manteve-se e Meireles continuava como titular. O trio Assunção-Meireles-Lucho era sem dúvida o melhor a jogar no país, e o ex-boavisteiro começava a afirmar-se igualmente na Selecção, graças às lesões de Tiago e à má forma de Maniche. Entretanto, continuava um padrão que se verificava desde que chegou: Meireles não aguenta 90 minutos seguidos. Era já motivo de aposta entre a malta da Porta19 o minuto a que Meireles ia ser substituído, porque raramente falhava a troca. Aí por volta dos 70 minutos lá subia a placa número 16 e entrava outro rapaz para o lugar dele. Em 2008/09, começa a descer de forma. Primeiro de uma forma leve, notando-se uma menor intensidade no jogo defensivo, com menos agressividade e menos capacidade de pressão ao adversário, somando-se uma maior vocação ofensiva tal era a má forma de Lucho. Tal deveu-se, sem dúvida, a indicações do treinador, ansioso por ter mais um elemento no apoio a um ataque com Lisandro a marcar menos, Mariano no tradicional sub-rendimento e tanto Rodríguez como Hulk sem mostrar credenciais efectivas, Meireles tornou-se mais presente no meio-campo ofensivo e mais ausente nas tarefas defensivas, entregues quase em exclusivo a Fernando.

Este ano, com a saída de Lucho, Meireles é um jogador diferente. Para pior. Não mete o pé na disputa de bola, falha passes que antigamente fazia de olhos fechados, continua a não aguentar mais de 60 minutos em bom nível e tem sido quase inexistente nos últimos jogos, levando a equipa que já de si está debilitada pelas muitas ausências por lesão ainda tem de arranjar uma maneira de suprir as exibições negras de Meireles.

A mudança de número parece não lhe ter feito bem, e ao 16 dos últimos anos responde o 3 este ano com uma qualidade exibicional que está a seguir a evolução dos algarismos que ostenta nas costas. Precisamos de um Meireles forte e agressivo, de novo um elemento forte no meio-campo e que aguente pressão ofensiva com estoicismo e vontade de vencer. Este Meireles não serve, e com a pressão positiva de Guarín na mente dos adeptos, ele que tem entrado sempre com garra e tem de facto feito em 10/15 minutos o que Meireles não consegue fazer em 75/80, começa a firmar as credenciais para candidatura ao lugar do Raúl. Para quando ver o mais tatuado dos portistas no banco? Creio que beneficiaria tanto a equipa como o próprio Meireles como até a Selecção Nacional ver Raúl a descansar as pernas e sobretudo a cabeça...

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Académica


(foto retirada d'A Bola)


Em primeiro lugar, deve-se dizer que ninguém mereceu o que se passou no rectângulo verde ali para os lados das Antas. O FC Porto não mereceu vencer, os adeptos não mereciam a exibição e a Académica não merecia marcar dois golos. Dito isto, foram 90 minutos de um futebol insípido, de infantilidades e displicências, de pouca inteligência e fraca capacidade física e de ânimo. B&Bs abaixo:




BAÍAS





(+) Farías. Dois golos repletos de oportunidade, a aparecer no momento certo e na altura ideal. Continuo a ficar estarrecido com a sorte deste rapaz. A bola vai-lhe ter aos pés mesmo quando não faz nada por isso, mas o que é certo é que desempenha a função principal (marcar golos) mais vezes do que devia tendo em conta o talento natural que possui. É, até ver, a primeira alternativa a Falcao na frente de ataque, e apesar de poder (e na minha opinião, dever) sair em Janeiro, tem marcado alguns golos importantes esta época.

(+) Fernando. Mais em acção que noutros jogos, falhou muitos passes e fez algumas parvoíces no meio-campo a que não estávamos habituados. No entanto, tem de se dar mérito à actuação do nosso menino. Teve de fazer o papel de Meireles e rodar a bola para os flancos, já que Raúl andava perdido no meio dos médios da Académica, e teve posse de bola a mais para o que deve ter.

(+) Já há vários jogos que Guarín mostra que quer ser titular, especialmente sem Belluschi e Valeri, mas Jesualdo não lhe faz a vontade. Mariano tem sido pouco mais que um pneu em campo e Guarín sempre que entra em campo mostra vontade de jogar e empenho (às vezes demais, admito) que não lhe tem sido reconhecido. Ainda hoje fez uma jogada excelente que depois deu no segundo golo de Farías, e na ausência dos dois argentinos do meio-campo, Guarín já merece a titularidade. E eu não gosto dele, por isso imaginem o que me custa dizer isto...

(+) Mariano. Jogou mal que se farta na primeira parte do jogo, como de costume, mas o que é incrível é não se destacou pela negativa, tão má foi a exibição do resto da equipa. Marcou o primeiro golo e aposto que nem ele sabe como é que a bola entrou. Não está numa boa fase e os adeptos continuam a apoiá-lo até um certo ponto, mas o rapaz deixa-nos tristes por não sabermos mais o que havemos de fazer com ele. Há uma jogada extraordinária no meio da 2ª parte quando passa por 3 defesas, entra na área...e centra para a linha lateral contrária. Merece um "Baía" relutante pelo golo.






BARONIS





(-) Por onde começar? Uma das piores primeiras-partes que me lembro de ver desde há muitos anos, esteve ao nível de vários jogos da época do Couceiro ou Fernandez, em que a equipa não conseguia fazer mais de 3 passes consecutivos, falhava consistentemente na finalização e era horrível de ver. Foi fraquíssimo, muito lento, com pouca garra e quase nenhuma inteligência. Um dos culpados está no próximo "Baroni".

(-) Jesualdo esteve mal, mais uma vez. Colocando Mariano novamente no meio depois do jogo de 4ª feira frente ao APOEL, mostrou que não aprendeu com a experiência. Mariano até nem teve culpa, é obrigado a jogar naquela zona do terreno e não sabe, e o professor parece não saber que ele não sabe. Depois foi o arraial daquela táctica estranhíssima que vimos em campo, um 4-1-3-1-1...ou seria um 4-1-4-1? Ou talvez um 4-1-1-4? Quem descobrir que me mande um mail por favor, que eu não percebo nada disto). Rodríguez a jogar um pouco atrás de Falcao, Hulk e Mariano nas alas, Fernando como rotacionador (uff) de bola no meio-campo, e Meireles a passear alegremente entre os homens de preto, andava tudo perdido e sem saber o que fazer. Na segunda parte lá se começaram a entender melhor...mas a táctica manteve-se idêntica, com Farías no lugar de Rodríguez, numa substituição que surpreendeu todo o estádio. Cristo.

(-) Ah, o belo autocarro. 11 gajos de preto atrás do meio-campo e siga. Acabam por marcar dois golos graças à simpatia dos nossos defesas, especialmente dos centrais. É estranhamente irónico que um antigo adjunto de Mourinho, que cunhou o termo do "autocarro" para as equipas hiper-mega-defensivas, venha mostrar em campo exactamente a mesma ideia. Espero que a Académica desça de divisão.

(-) Álvaro fez o pior jogo de azul-e-branco. Nem contra o Braga tinha estado tão mal, e neste jogo foi absurda a quantidade de passes falhados. A sua inconstância está a ser constante e isso preocupa.

(-) O trio de ataque esteve muito abaixo do costume. Hulk esteve novamente egoísta e extraordinariamente mau no domínio de bola, não passou a bola quando devia e...bem, quase não passou a bola. Fraquíssimo também Falcao, com um falhanço escandaloso. Inúmeros foras-de-jogo, muita lentidão e zero golos. Mal também esteve Rodríguez, lento e sem ideias. O meu colega de Porta costuma dizer que Rodríguez é um jogador ímpar por ser o único extremo que não consegue passar pelo lateral contrário em velocidade. Hoje nem em velocidade nem a fintar. Fraco.

(-) Meireles andou a passear em campo. Só joga pelo estatuto que possui, porque não traz nada à partida e devia passar uns jogos de fora, no banco ou na bancada, para descansar as ideias e as pernas. Ou isso ou fazia-se-lhe uma tatuagem nos olhos para ter de ficar no recobro umas semaninhas.

A equipa está cansada? Talvez. Com muitos lesionados? Sim, é verdade. Tem jogadores em baixo de forma? Definitivamente sim. Mas nem tudo pode ser justificado pelas desculpas. Estamos a jogar mal e temos de subir o nível rapidamente. O problema é que com Champions', Taça e Liga Sagres, somando os jogos das selecções, os compromissos são muitos e muito seguidos. Há que recuperar a alma e a forma física, e isso só passa pelos treinos. É preciso é ter os jogadores no Olival e não em aeroportos a passear de lado para lado...

Leia Mais...

Contas da FC Porto SAD

Para quem percebe pouco de finanças mas está sempre a reclamar das dívidas ou a regojizar-se com os proveitos do clube, sem saber do que raio está a falar, sugiro que dê um salto ao Estádio Dragão e leia a excelente análise que lá se encontra. É fácil de ler e elucidativa. Siga.

Leia Mais...

10 + 11 = 10


Há uma anedota que o meu pai costumava contar aqui há uns anos e que sempre me ficou no ouvido, em parte porque tem piada e por outro lado é aplicável na perfeição a muita gente que anda por este mundo. Vamos a ela:

Consta que aqui há uns anos um avião que sobrevoava a savana africana teve um acidente e despenhou-se. No avião ia uma orquestra sinfónica inteira e apenas sobreviveram três violoncelistas, que depois de sairem debaixo dos destroços verificaram que cada um dos seus instrumentos estava miraculosamente em perfeitas condições. Eis senão quando um deles avista um leão faminto que está a caminhar na sua direcção. O músico, alarmado, grita para os outros: "E agora? Que vamos fazer?". Olhando para os violoncelos e pensando que iriam ser comidos pelo rei da selva, pensaram que não tinham nada a perder e começaram a tocar. O leão chegou a 5 metros deles e parou, sentou-se e ficou a ouvir a delicada música tocada pelos artistas. Entretanto chega outro leão igualmente faminto e os músicos, observando o segundo majestoso animal, trocaram olhares de conivência e continuaram a tocar. O segundo leão imitou o primeiro, chegando perto e sentando-se a apreciar o concerto improvisado. A dada altura aproxima-se um terceiro leão, que procede a comer os músicos, ignorando a música que enfeitiçara os seus colegas. O primeiro leão vira-se para o segundo e diz: "Pronto, tinha de chegar o surdo para dar cabo da festa."

Devo avisar desde já que esta deambulação humorística não está relacionada com o Sporting. É, no entanto, uma metáfora quase perfeita para explicar o que sinto acerca de Mariano González neste momento.
Mariano tem sido o risco no capot, a cereja em cima da francesinha, o rosa-choque sobre o azul-petróleo. Neste jogo frente ao APOEL, o argentino sublinhou com riscos fortes a sua incapacidade de conseguir converter jogo de equipa em algo que poderia ser produtivo mas que mal a bola chegava aos seus pés rapidamente se transformava numa sobremesa deliciosa para o adversário. O facto de ter sido expulso não deveria ter afectado a equipa como aconteceu, já que uma equipa que joga com 10 jogadores e Mariano e vê este último ser enviado para os balneários sem passar na casa de partida nem receber 200€...continua com 10 jogadores e já devia estar habituada.
Nem tudo em Mariano é censurável. Como já disse em diversas ocasiões, é talvez o jogador mais lutador do plantel, deixa tudo em campo e recupera muitas bolas em apoio defensivo. É útil no contra-ataque e quando está confiante acaba por ser dos melhores em campo não tanto pela qualidade mas pela capacidade de luta e de empenho. Mas não chega. Mariano é por natureza um avançado, um extremo que joga do lado direito e pouco mais. Já aí é dúbio o aproveitamento que tem tido no nosso plantel, debilitado por lesões e inconstâncias de forma de outros jogadores, a somar ao endeusamento que Jesualdo parece ter pelo nosso número 11. Mariano está a chegar ao fim da linha no FC Porto, e continua a não mostrar o suficiente para se manter no plantel, ainda por cima não mostrando capacidade para jogar noutra posição que não naquela onde nasceu para a bola.

O mais extraordinário é que um rápido olhar para o CV do rapaz impressiona qualquer um! Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2004, Vencedor da Serie A, Bicampeão de Portugal, uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Este histórico ainda piora a sua situação, porque se este homem é mais medalhado que a grande maioria dos jogadores do resto do plantel e continua a produzir menos que o resto da malta...algo está mal!

Não deve ser fácil ser Mariano González nos tempos que correm. Pior ainda é ser portista e ver o pobre homem a tentar mostrar serviço raramente o conseguindo. É como ver um anão a tentar chegar a uma lata de bolachas que está na prateleira de cima, sem usar uma escada. Ele vê e quase que lá chega...mas acaba por derrubar a lata e ficar com migalhas de Oreo no cabelo.
Por isso, Mariano, já chega, rapaz. Foi bom enquanto durou e rimo-nos muito contigo (e de ti, admito) mas já chega. E se chegar a engolir estas palavras, como já aconteceu em diversas ocasiões, só terei de te dar os parabéns e pagar-te um jantar. Prova que estou errado, Mariano, desafio-te!!!

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs APOEL


(foto retirada do MaisFutebol)


Ufa. Foi um jogo mediano em qualidade mas elevado em emoção. Quando saí do estádio fiquei com a sensação que podíamos e devíamos ter vencido por uma diferença maior e que o sofrimento era evitável, mas como já tive tantas surpresas negativas em jogos da Liga dos Campeões, saí conformado. Seguem os B&Bs:




BAÍAS





(+) Fernando. A única falha que teve em todo o jogo foi a hesitação que permitiu ao jogador do APOEL o cruzamento que resultou no auto-golo de Álvaro Pereira. Se descontarmos esse lance, o brasileiro esteve simplesmente genial. Cortou bolas atrás de bolas, cada uma mais perigosa que outra, foi um apoio incansável à nulidade que esteve de azul-e-branco com o número 3 (ver abaixo) e até "tirou" algumas bolas à outra nulidade, o número 11, para evitar que este as perdesse. Como dizia um colega de Porta, "o Paulo Assunção não tinha a maturidade deste gajo desde tão novo". Pura verdade. Fernando é classe e eficácia e se não ficar no Porto será um futuro internacional A brasileiro. Se por cá permanecer terá de lutar mais por isso mas com exibições a este nível é já uma certeza.

(+) Os laterais do FC Porto continuam em grande forma. Álvaro até marcou um golo (ah ah, que piadinha, caro amigo!) e tudo! Fucile está confiante, com a garra e empenho mas sem as displicências a que nos habituou. Álvaro é um verdadeiro coelhinho da Duracell, corre todo o jogo e apoia o ataque com eficiência e muita velocidade, acabando muitas vezes por ter de travar a corrida enquanto espera que os outros cheguem para o cruzamento. São os melhores elementos na transição ofensiva dada a ausência (quer esteja em campo quer não) de Belluschi e a inexistência competitiva de Raúl Meireles.

(+) Hulk está de novo em forma. Todos esperam que continue a criar jogadas incríveis em velocidade e técnica e a passar a bola mais algumas vezes, como fez a Falcao para o colombiano desperdiçar em frente à baliza, e Hulk está a mostrar que pode ser um jogador (quase) completo. Dois golos na estreia a marcar na Champions' não é para qualquer um e o brasileiro mereceu.

(+) Rodríguez subiu muito de produção na 2ª parte, quando Jesualdo enviou Mariano para um flanco e puxou o uruguaio para jogar no meio-campo. Cebola mostrou estar mais talhado para essa posição que o pobre maluco argentino e foi o autor de algumas boas jogadas de entendimento quer com Álvaro quer com Hulk, ajudando a equipa a subir no terreno e a arrastar jogo como devia, ao nível do relvado.






BARONIS





(-) Já estou farto dele. Ainda vou começar a sonhar com ele e por muito que me custe sonhar com homens, será um gosto poder imaginar que ponho o gajo num saco de serapilheira e lhe acerto com um fueiro como se faz a uma piñata. O problema de hoje é que a culpa nem é tanto dele mas sim do treinador. Jesualdo já sabe que Mariano não rende naquela posição mas insiste em colocá-lo lá. É certo que não havia Belluschi nem Valeri, e o professor emendou (tarde) a mão ao trocar Mariano com Rodríguez, e a equipa sentiu logo uma melhoria significativa. Mariano não só não produziu como também impediu em várias ocasiões que a equipa pudesse ser produtiva, porque quase sempre que tocava na bola havia de a perder em falhas de concentração e incapacidade técnica. Carago, era o público que o avisava quando tinha um adversário à perna!!! Ah, e ainda conseguiu ser expulso por uma infantilidade que um jogador da experiência dele não pode cometer...

(-) Meireles esteve...facilmente reconhecível, tendo em conta o que tem feito este ano. Horrível no passe, fraquíssimo na recuperação e a mostrar um medo de meter o pé à bola que nunca vi. Está a fazer a pior época da vida dele e só mantém o lugar porque não tem tido alternativas à altura, pelo menos para Jesualdo. Devia passar um ou dois jogos no banco ou na bancada para descansar a cabecinha, precisamos de um Meireles em condições e há muito tempo que não o vejo por estas bandas.

(-) Contra uma equipa como o APOEL, muito fraquinha, não se percebe o nervosismo até ao golo sofrido. É certo que o relvado estava molhado e era um jogo da Liga dos Campeões que costuma colocar uma pressão maior nos jogadores, mas os cipriotas trocavam a bola entre eles sem serem pressionados e assim não pode ser. Acredito que a equipa ande cansada das viagens para os jogos das selecções, mas é preciso outra dinâmica e outra disciplina para evitar chatices contra equipas mais fortes.

(-) 32 remates à baliza. Um deles deu golo e o outro foi um penalty que nem sei se conta. Fizemos TRINTA-E-DOIS remates!!! Alguém se lembra de algum com perigo? Bem me parecia.

Um bom resultado com uma exibição razoável, com muitos golos falhados, um golo sofrido com azar e dois marcados com sorte. Ganhando no Chipre ficamos muito perto de nos qualificarmos por isso vamos lá à ilha sacar 3 pontinhos!

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Sertanense

(foto retirada do MaisFutebol)


Um B&B rápido, tão rápido como o tempo que nos demorou a despachar, pelos proverbiais 4-0, os rapazes da Sertã (ou da Frigideira, se me lerem no Sul). Como não fui ao estádio e apenas vi o jogo pela SportTV enquanto jantava com alguns amigos, as notas serão breves:




BAÍAS





(+) A inovação táctica de Jesualdo, com um regresso ao passado Adriaansico, 3 defesas e siga. É exactamente nestes jogos que se deve apostar em estratégias diferentes, e não sendo necessário defender com tanto afinco, parece-me bem. É lógico que se tivesse corrido mal estaríamos todos a insultá-lo, mas a coragem das decisões de Jesualdo vê-se nestes momentos. Gostei.

(+) A aposta na juventude foi bem conseguida. Sérgio Oliveira, Dias, Alex e Yero estrearam-se pela equipa principal exactamente no momento certo e no tipo de jogo certo. Com a pressão suficiente para exigir-se resultados e com parceiros experientes que poderiam subir o nível para poder crescer em forma, Sérgio Oliveira pareceu muito seguro, Dias e Alex entraram com garra e contade e Yero, apesar de um bocado tosco (o que se compreende porque mede 3 metros e meio de altura) sempre mostrou empenho. São putos e têm de aprender e crescer, e é assim que vão conseguir evoluir.

(+) Ao mesmo tempo, Prediger estreou-se. Gostei do que vi, jogou simples e prático, sem a agressividade positiva de Fernando mas com bom poder de colocação e rápido no desarme. O que me assustou mais foi a incapacidade de medir distância e tempo de salto, o que é uma desvantagem contra equipas que jogam pelo ar, mas é possível que corrija. A rever.

(+) Farías. O homem deve ter qualquer tipo de bruxo que lhe faz com que o sorteio da taça coloque sempre o Sertanense contra o FCP, ponha o treinador a dar-lhe a titularidade e por acção divina fazer com que marque sempre dois golos. Extraordinária produtividade contra equipas beirãs, só faltava marcar assim tantos contra as outras equipas, isso é que era.






BARONIS





(-) Se o jogo não tivesse sido no sábado a noite...se calhar ainda lá tinha ido. Estes jogos tinham de ser ou de manhã ou ao Domingo à tarde. Compreendo que vamos apanhar o APOEL na 4ª feira mas custava assim tanto ser hoje de manhã em vez de ontem à noite?

(-) Duas expulsões por infantilidades dos Sertanejos (ou Sertânicos ou Sertanílicos, sei lá, desde que li Marcoense que acho tudo ridículo). É verdade que estavam a jogar no Dragão mas era escusado, sinceramente.

(-) Rodríguez está lento, gordo e sem inspiração. Terá que melhorar bastante porque se Varela recupera da lesão, vai-lhe roubar o lugar em 2 minutos. Mariano...nah, nem é preciso dizer mais nada.

Beirãos no Sábado, Cipriotas à 4ª. Chega-me 25% de produtividade, desde que ganhemos!!!

Leia Mais...

Votação: Quem deve render Mariano?



Poucas são as figuras que conseguem chegar a um ponto de consenso tão generalizado como Mariano. Todo o mundo portista adora detestá-lo, e ao mesmo tempo que se elogia a capacidade de trabalho, louvando o empenho e a dedicação do argentino, a sua falta de talento é notável. Costumo comparar as forma como Mariano tenta dominar uma bola que receptiona a um bébé de berço a tentar empurrar um dos calhaus de Stonehenge na subida para a Torre. Ao mesmo tempo que balança pratos na ponta de alguns pauzinhos e faz remixes de singles dos Depeche Mode. A fazer o pino. De saltos altos.
Mas sejamos objectivos. Mariano é um jogador de plantel e tem sido titular apenas devido às lesões de Rodríguez e Varela. Agora que ambos estão quase prontos para serem utilizados (Rodríguez já jogou ontem frente à Argentina), chega a altura de optar pela saída de Mariano e pela entrada de...um jogador que possa fazer qualquer coisa útil em campo. A questão é: quem?
As respostas foram:
  • Rodríguez: 47%
  • Varela: 47%
  • Farías: 4%
O que me salta à vista nestes resultados é simples: Ernesto Farías é um visitante assíduo do Porta19! Só assim se explica o único voto em "El Tecla". Quanto aos outros dois, ambos têm vantagens e desvantagens. Cebola é mais inteligente e faz melhores diagonais mas é mais lento e...gordo, ao passo que Varela é mais rápido e agressivo, mas com pior capacidade técnica.
A minha opção vai para Rodríguez. É mais jogador e muito útil para controlar a bola, para além de ser um perigo na área. Varela seria a melhor opção para o banco de suplentes, entrando para rasgar defesas cansadas de travar Hulk à pancada ou para liderar contra-ataques rápidos.

Próxima votação: Jogos à tarde ou jogos à noite no Dragão?

Leia Mais...

Fly like a milheifre


Quando ouvi falar da nova portaria sobre a reprodução dos animais em cativeiro, bem como a sua posse e exibição, imediatamente tive um calafrio. Algo se apoderou do meu sistema nervoso e, suando, sem conseguir dormir, pensei que o mundo estava em perigo. Como poderiam as pessoas normais viver sem ver os macacos a copular a céu aberto, em frente aos meninos que, mais desprevenidos, mencionam sem pudor: "Mãe, Mãe, aquele macaco está a matar o outro!".

Mas havia mais. E a águia Vitória? Santo Deus, e agora? O que fazer?!

Nada a temer, diz Sandra Moutinho, assessora de imprensa do ICNB ao Record (ler aqui), até porque, e passo a citar as palavras da miúda, "A legislação incide sobre espécies que possam representar um perigo para as pessoas (...). Não é o caso da águia Vitória."

Ora cá está. Alguma vez uma ave de rapina a voar livremente por cima das cabeças de dezenas de milhares de pessoas (algumas das quais a comer hamburgers e sandes de chouriço) em trajectória descendente com vista ao naco de carne que delicadamente está colocado no palanque em pleno relvado...poderia representar um perigo para as pessoas!? Isto só quem não tem coração...

Leia Mais...

Ex-Azuis Nº4: Tomislav Sokota


Épocas no FC Porto:
2005/06, 2006/07

Clube actual: Lokeren
País: Bélgica






Leia Mais...

Os Velhos

Excelente artigo n'o Mística: a ler aqui.

Leia Mais...

Seleccionações

Numa semana em que (quase) nada se passa no reino do Dragão, há que analisar a prestação dos nossos jogadores nas diversas selecções em que estão envolvidos. Porquê, poderão perguntar? Porque no Verão de 2010 realiza-se mais um Campeonato do Mundo, que tradicionalmente serve de plataforma de salto até outras paragens para muitos dos intervenientes, o que acaba por ser de vital importância para a saúde económica dos clubes, para não falar das vantagens para os próprios jogadores.

Ora nestas andanças temos os seguintes rapazolas, tendo em conta que ainda haverá hipóteses, ainda que remotas, de outros serem convocados para as respectivas selecções, que não menciono:

PORTUGAL
  • Bruno Alves
  • Raul Meireles
  • Rolando
  • Beto

URUGUAI
  • Fucile
  • Álvaro Pereira
  • Cristián Rodríguez

BRASIL
  • Helton

COLÔMBIA
  • Falcao (sem hipótese de qualificação)
  • Guarín (sem hipótese de qualificação)

ROMÉNIA
  • Sapunaru (sem hipótese de qualificação)

Sapunaru, Falcao e Guarín não valorizam absolutamente nada...mas não me parece que o pudessem fazer. Guarín depende apenas dele para sair do fosso em que entrou na primeira temporada, e Falcao está a crescer no futebol europeu, e apesar de falhar o Mundial, pode fazer o suficiente na Liga dos Campeões para subir a cotação. Sapunaru tem sofrido com lesões e com a boa forma de Fucile, por isso só um milagre faria com que o rapaz entrasse na equipa nesta altura. A Roménia fez uma campanha deplorável e por isso quase nem chegou a pensar na hipótese de fazer as malas para terras africanas. Ponto, parágrafo.

Considerando que Helton ainda não participou em nenhum jogo (apesar de ser um seleccionável), temos 7 jogadores nas rampas de lançamento para o Mundial, e qualquer um deles parece destinado a ter de participar ainda em mais um play-off de acesso para poderem lá chegar. Portugal, considerando que vence Malta amanhã em Guimarães, terá de disputar mais dois jogos de bota-fora frente a um adversário que pode ser bem complicado, ao passo que o Uruguai tem tudo ao seu alcance para se qualificar directamente (basta vencer a Argentina), ou então, caso não vença, tem de conseguir um resultado melhor que o Equador para ter acess
o ao play-off frente ao 4º classificado da CONCACAF...uff, e dizem que só os portugueses é que sofrem com as matemáticas da qualificação!

Vamos então saltar para um futuro próximo, em que ambas as selecções se qualificam. Helton, a ser convocado só muito dificilmente tiraria o lugar ao seu colega do Inter, Júlio César. Não é melhor, é mais experiente mas não ao mesmo nível e teria um lugar quiçá como 3º guarda-redes. Seria bom para valorização pessoal mas não creio que ajudaria o nosso keeper a subir a sua quota de mercado. Dava para umas guitarradas em Joanesburgo e pouco mais.

No campo dos lusos, Bruno Alves e Meireles têm lugar garantido nas escolhas de Queiroz. Ambos têm sido titulares, apesar da forma menos positiva neste início de temporada, e deverão continuar nessa situação. Tanto um como outro poderão lucrar consideravelmente com um torneio que corra bem, ou então podem ver o seu passe desvalorizado se as coisas saírem tão mal como na Coreia. Bruno Alves esteve na boca do mundo este defeso e poderá ver o seu nome envolvido na imprensa novamente no próximo Verão. Já Meireles teve o suposto interesse do Sevilha e do Valência, que poderá ser reactivado (ou aceso noutros burgos) caso tenha um bom desempenho. Já Rolando e Beto não parecem figurar nas primeiras escolhas, apesar de integrarem igualmente o lote dos convocáveis como segundas opções. Dependeriam de lesões, castigos ou graves abaixamentos de forma por parte dos titulares para passarem a ser primeiras escolhas, mas em nada prejudicaria uma presença na África do Sul. Não são nomes conhecidos do mundo do futebol, por isso era uma boa maneira de lá se colocarem.

Mudando antenas para a selecção Celeste, temos três potenciais titulares, com Álvaro, Fucile e Rodríguez a figurarem regularmente nas convocatórias e nas equipas titulares do Uruguai. Chegando ao Mundial seriam mais uma das típicas selecções sul-americanas de quem nunca se sabe o que esperar. Ou caem sem apelo nem agravo na primeira ronda e os seus jogadores são considerados flops permanentes e os valores caem a pique, ou então fazem o proverbial brilharete, ganham ao Gana e empatam com a Itália para perder num jogo rijo e a roçar a violência frente ao Brasil. Ou qualquer coisa do género.
Aí começar-se-iam a notar os melhores, os mais agressivos e empenhados jogadores, e talvez Fucile ou Álvaro teriam mais mercado, dada a falta de laterais decentes que continua a existir no futebol europeu.

Ainda falta muito tempo para lá chegarmos, mas algumas decisões para o mercado 2010/2011 começam a ser feitas amanhã. Eu vou estar em frente à televisão às 19h45 para ver a nossa Selecção...e depois às 23h00 novamente para ver aquele que vai ser, na minha opinião, um dos jogos do ano, o Uruguai - Argentina.

Maradona, se me estás a ler, e sei que tal é bem provável, esquece lá isso e deixa o Uruguai ir ao Mundial!!!

Leia Mais...

The Special Two and his playstation

Uma forma muito interessante de ver a nossa Liga Sagres da parte de fora...gosto particularmente do epíteto "The Special Two" :)


A ler aqui.

Leia Mais...

O Mundo


Imaginem que estão descansadamente a almoçar num restaurante e a meio do repasto ouvem alguém a dizer "Estes peitos de frango panados com limão e tomilho são os melhores do Mundo!", é possível que fiquem a pensar uma de várias coisas:


  • Este senhor é de facto um visionário, pois a minha refeição compõe-se dos referidos panados de galinha e são dignos de Zeus. Isto é pura ambrósia, estalajadeiro!
  • Blergh...não estão assim tão bons, que exagero, a minha mãe cozinhava bem melhor e usava umas ervas mais frescas e viçosas.
  • Mas...do Mundo? De todo o Mundo? Não haverá uma taberna nos Andes que confeccione este prato com mais afinco, quiçá com melhores ingredientes e usando frangos caseiros criados com carinho e afecto desde pintinhos?
Os absolutos tendem a ser facilmente refutáveis, especialmente quando o seu fundamento não é examinado com precisão. E às vezes sai disto. Depois não me venham dizer que A Bola não é o órgão oficioso do Benfica.

Assim sendo, proponho manchetes para a próxima revista Dragões:
  • "Bruno Alves salta mais sem vara que Bubka com ela!"
  • "Tomás Costa tem o nariz mais partido do Mundo!"
  • "Mariano é o melhor driblador de relva do sistema solar!"
Se se lembrarem de mais, avisem. As rotativas estão à espera do vosso génio.

Leia Mais...

Suplentes Natos

No último jogo no Dragão a contar para a Liga Sagres, frente aos nossos velhos amigos de verde e branco, dei comigo a olhar para o banco dos suplentes e a pensar para com os meus metafóricos botões: "O Meireles está de rastos, o Hulk já não pode das pernas e o Mariano está a ser a nódoa do costume, é preciso tirá-los!". E passada esta primeira análise mental aos onze que estavam em campo, comecei a pensar em alternativas. E suei para descobrir alguém que pudesse ajudar em vez de desfazer o que a equipa estava a criar.

No ano transacto o banco do FC Porto era composto, mais coisa menos coisa, por isto:
Nuno, Sapunaru, Stepanov, Guarín, Tomás Costa/Madrid, Mariano/Tarik e Farías.

Este ano, com algumas saídas e outras entradas, as sete opções de Jesualdo no banco seriam talvez:
Beto, Sapunaru/Miguel Lopes, Maicon, Guarín/Tomás Costa, Mariano/Valeri, Varela, Farías.

Isto pressupondo, obviamente, que todas as principais opções estariam em condições de jogar e que o onze titular seria composto pelos melhores jogadores que temos, e que Jesualdo os escolheria.É óbvio que são tudo exercícios de conjectura de um adepto, mas creio que não fujo muito de um modelo que tradicionalmente se adopta para um banco que ofereça alternativas para diversas situações de jogo, sejam elas lesões, expulsões, necessidades ofensivas ou defensivas consoante o teor da partida. Um banco em condições acaba por ser um refúgio para o treinador, o facto de saber que em qualquer altura pode transformar a equipa com a entrada de um jogador fresco e com capacidade de soltar ou reter a bola, de catapultar o jogo ofensivo da equipa ou de travar os intuitos contrários com maior posse de bola, enfim, aquelas teorias Gabrielalvianas que todos conhecemos.

Ora com as lesões que têm apoquentado a nossa equipa nos últimos tempos, o banco tem sido constituído por um painel de jogadores que em pouco tem ajudado o treinador. É verdade que Farías já marcou por duas vezes e Rodríguez e Falcao uma vez cada depois de sairem do banco. No entanto, não deixo de pensar que tirando a surpreendente influência de Guarín no miolo, muito devido à baixa forma de Meireles, o banco não oferece credibilidade a Jesualdo e por isso compreendo até um certo ponto a relutância do treinador em mudar alguma coisa com recurso a substituições.
O que espera o normal adepto de um jogador que venha do banco? A resposta parece evidente: que entre em campo, trinque relva e marque 4 golos de rajada, faça 2 assistências e 13 recuperações de bola, tudo nos primeiros 10 minutos. Descendo à terra, o mínimo que se espera é que cumpra o papel que estava a ser desempenhado pelo substituído e se possível que o melhore. Ora escalpelizemos (detesto este termo mas pareceu-me correcto utilizá-lo aqui) as opções que temos:
- Farías parece lógico que nunca será uma opção que colha grande apoio da massa associativa, já que não mostrou qualidade suficiente para ser titular, o que se espera de qualquer suplente, ainda que tenha jogadores melhores à frente. Entra e marca mas normalmente fá-lo quando o jogo já está decidido.
- Guarín é inconstante, tanto pode levantar a equipa, dando músculo e sentido prático, mas perdendo inteligência e posse de bola controlada.
- Tomás Costa é louco. Entra em campo com o espírito que mencionei...mas aplica-o sem medir consequências e sempre que está em campo fico com medo que possamos rapidamente passar a jogar com menos um jogador.
- Valeri ainda não mostrou o suficiente para ser titular, mas parece ter bom toque de bola e inteligência para controlar o jogo. É o oposto de Guarín, digamos.
- Mariano é como a Don Pasolini. É Mariano. Esforço acima da média, luta como nenhum...e pouco mais.
- Varela seria suplente com Falcao, Hulk e Rodríguez em condições e em boa forma. Este sim, parece-me ser a melhor hipótese que temos para uma boa alternativa a jogos lentos com equipas fechadas atrás, porque daria rapidez e capacidade de ruptura pelo flanco.
- Prediger...não sei, não sei mesmo. Pelo preço que custou já podia ter jogado um ou dois minutinhos, até lá reservo o direito de não me pronunciar. Tanto pode ser um Doriva como um Quintana, um Bolatti ou um André. Não sei e acho que poucos se podem gabar de o saber.
- Maicon, Sapunaru, Miguel Lopes, Nuno André Coelho. Qualquer um deles teria um papel eminentemente defensivo, mais num registo de manter resultado e evitar calafrios para o final do encontro.

Até Orlando Sá estar em condições, continuamos a não ter um avançado que possa jogar em força na área. Farías é um oportunista, tal como Falcao, mas o colombiano bate o argentino aos pontos na capacidade de domínio e posse de bola, é mais rápido, mais agressivo e mais concretizador. Quanto ao resto...é pouco. Talvez suficiente para uma equipa de consumo interno mas manifestamente pouco para a Champions', como já se viu. Creio que na reabertura do mercado de transferências podemos ver a saída de um ou dois jogadores (Nuno André Coelho, Prediger e Farías colocam-se na dianteira) e quiçá a entrada de mais um ou dois mas até lá é o que temos. Até agora tem servido à justa, mas por quanto mais tempo irá servir?

Leia Mais...

Votação: Alternativa credível a Fucile?



Fucile é um semi mal-amado no FC Porto. Desde que chegou que há uma enorme divergência de opiniões face à performance do uruguaio no seio da equipa, seja a lateral direito ou a lateral esquerdo, creio que posso dizer que nunca foi aceite de braços abertos por toda a gente. Tal deve-se, em grande parte, ao próprio Jorginho. É inegável a capacidade de esforço e luta que coloca em campo, é daqueles que gostamos de ver, que nos cansa com as corridas loucas pelo flanco e cujos carrinhos levantam os adeptos em salvas de palmas e gritos de incentivo. Por outro lado, as constantes faltas de concentração e displicências graves colocam-nos quase sempre no fio da navalha, especialmente contra adversários mais fracos, que parecem colher de Fucile um sentimento paternalista do estilo: "Anda lá, pronto, faz lá o que sabes que eu não te tiro a bola...".
Aproveitado no flanco esquerdo durante vários anos, tal era a falta de alternativas, fixou-se na direita depois da saída de Bosingwa e por lá tem ficado, mais lesão menos lesão, e é actualmente titularíssimo na equipa...pelo menos nos últimos 2 ou 3 jogos. A questão coloca-se, no entanto: quem está mais apto para o substituir?
As 23 respostas foram:
  • Sapunaru: 56%
  • Miguel Lopes: 26%
  • Tomás Costa: 13%
  • Nuno André Coelho: 4%
O tradicional conservadorismo dos adeptos mostra-se bem nesta sondagem. Nada contra, incluo-me no grupo, se bem que Miguel Lopes tem talento e já o mostrou na época transacta, e não fossem as lesões e talvez pudesse ombrear com Fucile na disputa pelo lugar. Até lá, temos a alternativa romena, um rapaz nervoso que creio nunca será titular indiscutível como Fucile o é. Lá virá a hipótese de rodar jogadores (já agora na Taça frente ao Sertanense será uma boa hipótese) e veremos quem será o escolhido por Jesualdo.

Próxima votação: Quem deve render Mariano?

Leia Mais...

Planeta Azul Nº5 - Universitatea Craiova


Planeta Azul Nº5 - Universitatea Craiova


País: Roménia

Leia Mais...

Baías e Baronis - Olhanense vs FCP




Foi um jogo fácil. Antes da partida até poderia haver algumas dúvidas acerca do empenho dos jogadores do Olhanense, particularmente da parte dos teóricos da conspiração, permanentemente empenhados em denegrir o nosso clube, ou até pelos nossos próprios adeptos, pensando que os emprestados nos iriam lixar, como já aconteceu no passado. Nada disso, o FC Porto apresentou-se em campo com vontade de ganhar e acabou por fazer um jogo simples, sem grandes problemas, e saiu do Algarve com três importantes pontinhos. Vamos a notas:





BAÍAS





(+) Falcao, mais uma vez. Se um golo é importante, dois são-no ainda mais. Parece que o colombiano está a adaptar-se mais depressa do que pensava, aparecendo como goleador e não como neo-Farías. Mexe-se cada vez melhor na área e está com um registo impressionante para a primeira época de dragão ao peito. Não se parece intidimar com a pressão e continua a surgir como verdadeiro ponta-de-lança, o que apesar das falhas de marcação do Olhanense (aquele primeiro golo, porra, os centrais estavam a dormir mesmo) é de louvar. Que continue assim!

(+) Hulk não esteve mal, apesar de menos explosivo. Lá está o que digo, creio que a época vai ser sempre assim graças à falta de pernas de Hulk. Vamos ter um jogo bom e outro menos bom, mas desde que Hulk não se perca em parvoíces ingénuas, é sempre um homem com quem podemos contar. Neste jogo teve duas bolas ao poste, uma assistência e um golo falhado em frente ao guarda-redes. Parece que ainda não aguenta um jogo inteiro, e só espero que não se lesione para poder continuar a ganhar ritmo.

(+) Muito bem estiveram também novamente os laterais. Fucile e Álvaro subiram quando deviam e desceram bem para a defesa quando foi preciso. Fucile não esteve tão explosivo como frente ao Atlético (era quase impossível melhorar e já para igualar a exibição era complicado) mas esteve seguro e apoiou bem o ataque. Álvaro subiu bastante bem especialmente na primeira parte, e apareceu quase como extremo sempre que era preciso. Estão mais estáveis e bem mais seguros nas suas exibições.

(+) Raúl Meireles esteve bem melhor que nos últimos jogos. Fez talvez o melhor jogo da época, o que não é dizer muito, mas tendo em conta o que tem vindo a fazer, foi razoável. É notável que quando joga simples e com mais calma, sem inventar, é bem mais útil do que quando se lembra de fazer passes parvos de 50 metros.

(+) Belluschi foi finalmente aquilo que precisamos, um desiquilibrador. É lógico que Jesualdo aposta nele e o argentino pareceu bastante mais à vontade fisicamente, aparecendo muito mais subido que o normal, a rematar e a cruzar com intenção. Fez duas assistências para golo e ficou a ideia que pode fazer ainda mais nos próximos tempos, havendo pernas.






BARONIS





(-) E sai mais um Baroni para Mariano. Não vale a pena dizer muito, todos os adeptos já estão a pedir aos deuses que Varela e/ou Rodríguez recuperem o mais rapidamente possível para atirarem com o jovem para o banco. Está a precisar disso e a equipa agradece.

(-) As pancadinhas e quezílias eram evitáveis. Se o penalty sobre Rabiola poderia ter sido apontado, sendo daquelas faltas que os árbitros marcam fora da área e não o fazem lá dentro, o resto das entradas duras e agressões são insuportáveis. Rui Duarte arriscou ir para a rua, o outro bruto que partiu o nariz ao Tomás Costa só não foi expulso porque o árbitro não quis, o Álvaro e o Fernando também não ficaram longe de levar um vermelho...é uma parvoíce num jogo destes andarmos com estas coisinhas de menino que podem estragar o que pode ser um desafio fácil e sem casos. Inútil.

(-) Super Dragões, mais uma vez. Até acredito que nem todos sejam maus rapazes, mas muitos são e é absurdo que continuem a espalhar estas ondas de vandalismo pelo país fora. Prá cadeia com eles.

Vem agora uma pausa para a Selecção e depois voltamos com a Taça. Este calendário é uma estupidez com a enorme quantidade de jogos de diversas competições que se misturam com o campeonato nacional. Espero que os 9 seleccionados voltem em condições e que continuemos a boa forma que estamos a mostrar!

Leia Mais...

Uma ideia para os SD


Oh juventude, em vez de andarem a pilhar estações de serviço ou a estourar vidros de combóios, por que não considerarem uma actividade igualmente lúdica e prazenteira como esta? Sugiro a relva do Estádio da Luz, seria bem melhor que pintar a pantera do Bessa de azul!

(visto aqui)

Leia Mais...

© 2008 Por *Templates para Você*