Beto: O momento da verdade


Há algum tempo que Beto esperava por uma oportunidade para jogar na baliza do FC Porto, se excluirmos o jogo da Taça frente ao Sertanense, que deu para aquecer mas não muito. Tenha sido devido à lesão de Helton no jogo frente ao Marítimo ou por pura opção técnica da parte de Jesualdo numa tentativa de rodar o plantel, Beto tomou o lugar no jogo contra o Chelsea e manteve-o frente ao Rio Ave.


O Grande Pimparel (como poderia ser conhecido tivesse optado pela carreira de mágico) está no momento decisivo da sua carreira. Com Helton a fazer uma boa época mas a ser ainda e constantemente criticado pelos adeptos pelo facilitismo com que encara alguns lances, Beto tem tudo para manter a confiança de Jesualdo. Ontem, frente ao Rio Ave, vi um guarda-redes imperturbável, a agarrar as bolas com confiança e a lançar rapidamente contra-ataques sem inventar, a lançar-se para algumas boas defesas na relva, a mostrar os dotes de impulsão que são tão importantes quando não se têm a altura de outros e a dar confiança à defesa.

Beto tem de mostrar serviço. Queiroz tem Eduardo como titularíssimo da Selecção mas Beto esteve habitualmente entre os convocados, perdendo esse estatuto no play-off contra a Bósnia em função da maior experiência de Hilário. Beto é um bom guarda-redes mas é exactamente nesse ponto que precisa de capitalizar: na experiência. E que sítio melhor para a ganhar que na baliza dos campeões nacionais, com os holofotes sempre apontados a qualquer falha quer no campeonato quer na Champions League?

Gosto de Hélton e não lhe quero mal como muitos colegas meus de Porta, mas talvez tenha chegado a altura de dar hipótese de brilhar a Beto. Se Jesualdo, como é costume, não alinhar pelas minhas palavras e mandar Beto de novo para o banco...não vem mal ao mundo. Mas admito que estou a gostar do que vejo, e Beto, para se afirmar a sério, precisa de um teste de fogo. Aí sim, vamos ver se Beto é o Fernando que ano passado "apagou" a Luz, ou se é um Costa que em 1997 foi "apagado" em Manchester...

2 comments:

Pedro Rocha disse...

Também gostei muito do que vi ontem. Aquele lance no final poderia ter deixado tudo a perder, mas as culpas têm que ser repartidas com Maicon. Critiquei muitas vezes o Helton, mas na minha opinião ele até estava a atravessar uma boa fase, o que torna esta mudança um pouco incompreensível, mas interessante uma vez que Beto está a demonstrar que tem atributos para assegurar a titularidade. Onte fez uma pratida muito segura.
Abraço

Entre o Mar e o Céu disse...

Se não jogar com regularidade não consegue ganhar ritmo e entrosamento com a defesa, arriscando-se a falhar. Dois jogos é pouco, defendo que lhe sejam dadas mais oportunidades mas não me parece que tenha já agarrado o lugar.
P.S. Eduardo Cohen no FCPorto supporters.

© 2008 Por *Templates para Você*