Baías e Baronis - FCP vs Rio Ave









(foto retirada do MaisFutebol)

Passei pelo Dragão a caminho de casa e fiquei na dúvida se o jogo seria cá ou em Vila do Conde. Afinal parece que era mesmo na Invicta e o ambiente é que era fraquinho. Tal como o jogo. Apesar da falta de interesse (incluo-me nas pessoas que optaram por não ver o jogo ao vivo) que esta 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal despertou, acabamos por ter algumas notas positivas no meio do habitual aborrecimento que é ver o actual FC Porto jogar. Siga para notas:





BAÍAS







(+) Valeri. Entrou muito bem no jogo e continuou bem na 2ª parte. Pareceu ocupar confortavelmente o espaço habitual de Raul Meireles mas ainda terá de trabalhar muito mais para conquistar um lugar na equipa. Com notícias que ficará mais um ano ligado ao FC Porto, fico à espera para ver mais do argentino.

(+) Addy. É aquilo que estava à espera. Com vontade de jogar e fazer as coisas simples, é o típico lateral africano, com velocidade e empenho, a atacar bem melhor que a defender, mostrou que precisa de mais ritmo e mais minutos nas pernas para se aperceber da melhor forma de jogar em campeonatos que exijam um pouco mais que o dinamarquês. Cresceu durante o jogo, fez o público gostar dele (o que, convenhamos, não é fácil de conseguir no Dragão) e pode ser um bom jogador para o futuro.




(+) Beto. Esteve muito seguro na baliza, com várias defesas e saídas a cruzamentos que deram segurança ao sector defensivo. Questiono-me se ainda terá hipótese de fazer parte da convocatória de Queiroz para o Mundial, não como primeira escolha mas como credível alternativa a Eduardo.



(+) Guarín. É raro "Baiar" este rapaz, mas hoje mereceu, em exclusivo pelo golo que marcou, já que nos 20 minutos que esteve em campo pouco mais fez para merecer nota acima da média. Mas o remate com que fez o 2-0 foi simplesmente extraordinário, digno de figurar no filme com os melhores golos do ano. Se ao menos fizesse outras coisas com o mesmo nível...



(+) Falcao. Comparar Falcao com Farías, como fiz no início da temporada, é uma parvoíce. No pouco tempo que esteve em campo, apesar de alguns passes falhados, mostrou o que deve ser um ponta-de-lança a sério, a aparecer nos locais exactos para finalizar e a criar espaço para dominar a bola e arrastar os defesas. Excelente.




BARONIS





(-) Ritmo do jogo. Sei que era um jogo que se previa tranquilo e que o resultado da primeira mão quase decidiu a eliminatória a meio, mas os primeiros 45 minutos foram lentos e relaxados em demasia. Para os adeptos que lá foram deve ter sido uma bela duma seca, não fosse a chuva que ia caindo.


(-) Hulk. Assim não, Givanildo! A malta enerva-se contigo, Givanildo! Então um gajo elogia-te durante tanto tempo e depois entras em campo a olhar para baixo e a tentar fintar o relvado? Não pode ser, rapaz, é pouco para o que vales, é pouco para o que já mostraste e é pouco para o que exigimos de ti.


(-) Farías. Grandes penalidades falhadas são (quase) sempre culpa do jogador que a aponta.


Um jogo que deu pouco trabalho e que mostrou que o FC Porto pode ser eficaz quando quer. Os últimos 20 minutos foram bem jogados, com o Rio Ave a tentar atacar para marcar um golinho e o FC Porto a marcar em quase todas as vezes que chegou perto da baliza adversária. Que seja um resultado idêntico contra o Chaves na final da Taça!

8 comments:

Penta disse...

@ Jorge

«cá estou eu», novamente! ;)

só duas brevíssimas notas à tua explanação do encontro:

1) Maicon - indiscutivelmente o "terceiro" central do FCP. não se deu pela falta do Rolando. dobrou o Bruno por (pelo menos) três vezes e salvou a defesa de aflições desnecessárias

2) Valeri - para mim, é "descartável". apesar do acerto nos passes longos, o que retenho é o desacerto na concentração e no posicionamento no meio-campo. aquele nr. (8) é de "peso" e ele não me convence.
vê-lo mais um ano no Dragão é, para mim, incompreensível.
espero, daqui por um ano, estar a "engolir" estas palavras ;)

saudações PENTACAMPEÃS!

Jorge disse...

tenho sempre fé a mais nos jogadores, é verdade, só com alguns é que já perdi a paciência, por isso gostava de ver mais de Valeri. o rapaz jogou pouco este ano e estava constantemente a ser preterido pelo Meireles que não trouxe nada de produtivo durante meses...sei que o "8" é uma camisola que pesa mas ainda assim acho que se deve dar uma segunda oportunidade ao rapaz...

Ultrasfcporto disse...

Ora boas, sem dúvida uma boa goleada, mas foi preciso recorrer aos nossos avançados principais Hulk e Falcão, se não mesmo com 2 golos de vantagem a coisa podia se ter complicado, mas agora está feito já pertence ao passado, que venha o Chaves terra de benfiquistas eh...eh.. ainda vai dar mais pica lá jogar.

dragao vila pouca disse...

Ia comentar, mas o cheiro é tão insuportável que já não comento. Volto quando e se a casa estiver limpa.

Dragus Invictus disse...

Foi um jogo tranquilo.

Na primeira parte um Rio Ave mais atrevido, mas nunca sem criar grande perigo.

O FC Porto não fosse Carlos ter defendido bem o penalti de Farias, e não fosse Orlando Sá ter falhado o golo isolado frente a Carlos, poderíamos ter partido para o intervalo com 3 a 0.

Com a entrada de Falcao, Hulk e Guarin, fizemos um fase final de jogo com um ritmo forte e marcamos 3 golos em 10 minutos.

Destaco o nosso meio campo, com Valeri a efectuar o melhor jogo desde que chegou ao Dragão.

Belluchi e Ruben a combinar muito bem.

Grande jogo de Fernando e Maicon.

Addy um jogador muito bom tecnicamente, rápido, mas ainda com falta de entrosamento, e não como o idiota do Valdemar Duarte vaticinou "defende mal".

Valdemar Duarte sempre a dizer Fussile em vez de Fucile, enerva um santo!

Aliás este idiota estava sempre com a "merda" na boca.

Falou do 27 golos marcados de Falcao, mas teve de falar na "merda" do Cardozo pelo meio.

Depois quando a nossa claque começou a cantar o habitual "SLB filhos da puta SLB", sentiu-se ... e disse que o Benfica está sempre em todo o lado... como diz o ditado "quem não sente não é filho de boa gente" e ele é mesmo filho....

Mais uma transmissão à lá TVI.

Unknown disse...

Ó Jorge, o teu blogue virou o "meu querido diário"...

Dragaopentacampeao disse...

Jogo muito fraco que não abona nada os jogadores menos utilizados, dos quais se destacaram pela positiva Beto e Maicon.

O jogo valeu pelos belos golos e os últimos minutos.

Um abraço

Penta disse...

@ El Migo

concordo plenamente contigo. para além de que o nível rasca de alguns já veio ao de cima, nivelando por baixo um espaço que se pretende digno, sóbrio e educado.

saudações PENTACAMPEÃS!

© 2008 Por *Templates para Você*