FCP vs Benfica - parte I


"Espero que os jogadores do Inter odeiem a sua profissão durante 90 minutos".

Domingo.
20h15.
É este o espírito.

14 comments:

K disse...

Esse Piqué não conhece o Mourinho senão saberia que ele adora este tipo de frases para "picar" os seus jogadores. Foi um dar munições ao inimigo por parte do jogador do barça.
Espero que o Mourinho chegue à final e... perca. Depois de sair do FC Porto veio dizer que o FC Porto sem ele não voltaria a ganhar uma competição europeia (depois corrigiu e disse durante muito tempo mas mantendo o "sem ele" armado em Deus na terra), pois eu faço votos de que a "praga" que ele rogou lhe sirva também a ele. Nos campeonatos por onde passe que ganhe tudo mas a nível europeu desejo que tenha o mesmo sucesso que o FC Porto.

André Oliveira disse...

O espírito que se vive na Catalunha é algo quase inagualável, mas gostava que o Porto e o Norte também tivessem um pouco mais desse espírito. Infelizmente ainda há muitos ignorantes que são do Norte e são Benfiquistas. Quase todos os dias me pergunto como isso é possível (desde logo, ter de fazer 300km para ir ver um jogo da sua equipa ao vivo a jogar em casa + Centralismo, etc..), e só encontro uma razão: provavelmente foi-lhes imposto pelo seu pai, que viveu no tempo da ditadura. Enfim..

Já agora, Jorge, dá uma vista de olhos neste post: http://misticadodragao.blogspot.com/2010/04/apitos-que-definem-epocas.html

Ainda está fresquinho, e já tenho pessoal a falar-me em mais lances para lá colocar.. :))

Miguel Gonçalves disse...

@ André Oliveira

Bem, sou de BGC e sócio do SLB. Como cálculas não gostei do teu comment e já não é a 1ª vez que me dizem isso...

1º nem toda a gente da catalunha é do Barcelona, muitos adeptos são do RMadrid e do Espanyol (2ª equipa).

2º Sou do SLB, não por ter sido imposto, tive liberdade de escolha. Cresci a ouvir o pinto da costa a falar na TV e nas rádios e nunca gostei do estilo incendiário dele o que ajudou a que não "escolhesse" o FCP. Jogadores como João Pinto (o vosso 2) e paulinho santos, entre muitos outros ajudaram a que nunca pudesse ser portista (fazem parecer o Alves um anjo...).
Claro que também poderia ter optado por um salgueiros ou boavista, mas como não sou portuense não se justificava...Restava o GDB que enfim, qd era pequeno só jogavam lá os filhos de papás... O SCP é o clube da aristrocacia e eu sou do povo...

3º o ponto 2 serve para justificar a escolha, mas se calhar (é assim que penso) estava destinado a ser do SLB nem que tivesse nascido na Austrália, não consigo explicar...

4º Se a única razão para seres do FCP é a região, então acho que tens o mundo ao contrário..

5º Não sei como podem apoiar o vosso eterno presidente, isso sim bem mais grave do que viver a 500 Km do estádio...

6º Os adeptos não se conquistam só com vitórias...
Cumps

Miguel Gonçalves disse...

@ Steve Bracotelli
A minha única resposta a tudo o que escreveste é

Se a única razão para seres do FCP é a região, então acho que tens o mundo ao contrário..
Cumps

Miguel Gonçalves disse...

Com respeito aos adeptos do R Madrid na Catalunha recomendo este link: http://lacatalunyadelrealmadrid.blogspot.com/

Se não fores ver, sempre te posso dizer que são 1 Milhão numa região com 7.5 Milhões o que dá uma percentagem de 13.3%, muito bom não, no território do inimigo...
Cumps

Miguel Gonçalves disse...

Desculpa Jorge tou a ser chato...

O texto que escrevi dirigia-se mais para a parte de se ser do clube da mesma cidade e não para outras questões...

Acho o título do SLB justíssimo. Melhor defesa, melhor ataque, mehor futebol jogado e equipa mais consistente.

Deixo-te uma pergunta Steve:

Os títulos ganhos pelo porto na época da fruta (2003 a 2005) achas que foram justo? Eu também, pelas razões que indiquei acima, mas desta vez a favor do FCP. Se recuares no tempo irás ver que aconteceram "casos" muito piores do que estes. De repente lembro-me de 2, a camisola rasgada do Rui Jorge e bota do Deco no árbitro...

Eu sei que custa muito perder, só espero que se não ganhares o campeonato durante uma decada continues a apoiar o teu clube como o fazes hoje, é que posso te garantir, não é nada fácil ir para o café ver um jogo do teu clube a luar pelo sexto lugar a 3 jornadas do fim com o mesmo entusiasmo de ser a luta pelo título no próximo fim de semana.É que pra mim ver jogar o SLB é sempre um prazer, seja para que lugar for.
cumps

K disse...

Ó meu amigo,
por algum motivo eu destaquei o Real Madrid não?
Assim como em Portugal também em Espanha houve tendência para querer concentrar o poder futebolístico no mesmo clube a seguir à ditadura mas depois desta acabar os nuestos hermanos não foram no engodo e rapidamente as pessoas assumiram o seu cantinho como algo pelo qual vale a pena lutar. O que não quer dizer que não haja nichos de adeptos em várias regiões de Espanha, não só na Catalunha, agora o tal numero que falaste não o vi em lado nenhum do link, mas não duvido do que escreveste, sei é que comparado com os portugueses benfikistas espalhados por Portugal são de certeza menos que em Espanha os madridistas fora da capital. O contrário é que não acontecerá nunca (adeptos do barça na capital) pois nunca teve a tal máquina ditatorial a impor-lo ao povo espanhol nem teve ou terá gente que vá mudar do clube da sua cidade só porque ganha Ligas dos Campeões. E o resto dos exemplos que dei continuam válidos para justificar o que quis dizer.

...

K disse...

...
Ninguém vai para a luta defender os do bairro rico se é do bairro pobre ou vice versa, e o mesmo se aplica em tudo. Ninguém defende o sitio A se não tem quaisquer ligações com esse sitio e é do sitio B.
Ninguém defende aquilo ou aqueles com quem não tem afinidades. A minha afinidade vem TAMBÉM pela proximidade. Acho muito mais válido ser do FC Porto por ser/estar do/no Norte do que ser do benfica e ser minhoto ou transmontano só porque o pai é que escolheu (escolheu uma ova, foi-lhe imposto e passou o "gosto" aos filhos). Há 2 clubes no Norte (guimarães e Braga) que têm muita massa adepta que eram até há uns anos atrás apoiantes de um qualquer outro clube lisboeta antes de serem pelo clube das terras deles. Felizmente isso mudou e cada vez se nota mais. Conheço muita gente que é hoje (mas não por esta época apenas) apoiante incondicional do Braga e do guimarães quando já foram apoiantes de clubes lisboetas. Um exemplo: a minha namorada actual tem um primo que cresceu emprenhado pelos ouvidos que o benfica era o maior do mundo e arredores pois hoje em dia para ele o benfica até podia deixar de existir que ele só vê o Braga, cidade onde nasceu cresceu casou e onde o seu filho aprenderá também a amar e respeitar com tudo o que ela tem. E Braga tem uma equipa que se não fosse prejudicada, juntamente com o FC Porto, pela CD benfikista seria a mais justa equipa campeã. Passou 19 das 30 jornadas na frente com todo o mérito.
Sim, mérito ao Braga. O benfica jogou bonito mas isto não é um campeonato artístico. Mas aí têm a minha concordância, o benfica jogou um futebol mais bonito e mais atraente do que qualquer equipa portuguesa e na ultima jornada é campeão quem fica em 1º e não quem esteve mais tempo à frente, mas como é que o benfica chegou à frente?? Pois é.

Quanto aos campeonatos ganhos pelo FC Porto se tiveres coragem vontade e tempo verificarás que nunca ganhou um campeonato com tanta discussão de favorecimentos pela arbitragem como este deste ano que provavelmente será ganho pelo benfica. Aliás, o vosso ultimo campeonato também foi ganho como foi. Lembraste das declarações dos treinadores do Estoril antes e depois do jogo, só lhe faltou dizer que se ia suicidar depois de ter sido obrigado a fazer parte daquela tramóia toda. E mais, os jogos esmiuçados nos processos do apito dourado, com peritos, com árbitros "reformados" com jornalistas desportivos e as respectivas peças jornalísticas feitas à época dos jogos em causa deram um resultado que nunca foi divulgado na comunicação social (porque será?). É que o que se conclui é que ou o jogo não teve lances de duvida que influenciasse o resultado OU QUE O PREJUDICADO ATÉ TINHA SIDO O FC PORTO, não sabias disto não é?
A maquina da propaganda lisboeta é muito boa. Mesmo no tais jogos que se suspeitava terem havido corrupção para prejudicar o sporting e o benfica.

E a mim não me custa nada perder um campeonato depois de ter ganho 4 seguidos. Custa é ver jogadores de futebol serem tratados como criminosos por terem respondido a ataques (mesmo sendo verbais não deixam de ser ataques) e provocações para depois um clube lisboeta ser o principal beneficiado pelo castigos decididos pelo seu amigalhaço que é conhecido na Universidade onde dá aulas, no Porto e por amigos dele e dos pais dele como o benfikista de Canelas (VN Gaia). Onde toda a gente o conhece por ser fanatico pelo benfica.
Mas isto é apenas uma coincidência. Assim como ele ser arrasado por 7 juízes jubilados pela maneira como "faz a justiça". São coisas que acontecem.

Nada acontece por acaso e outro já dizia que o importante era ter gente na liga.

K disse...

Vi agora a parte do tal milhão ou mais.

"Cuántos madridistas hay en Cataluña?
Somos un millón o más, pero a efectos de los medios y de las instituciones como si no fuéramos ninguno, no existimos para ellos."

Se conseguiste ler a parte do numero também devias conseguir ler a parte que ele diz que é como se não existissem. Não lhes dão crédito e eu também não. Aliás o tipo até podia ter dito que são mais de 2 milhões, ninguém sabe, são como se não existissem. É um bom argumento a meu favor. Ninguém na Catalunha lhes liga e nem na capital querem saber de adeptos "traidores". São provavelmente os restantes resistentes do resultado da máquina propagandista do tempo de Franco, com fim anunciado. Este tipo se tem filhos provavelmente até serão adeptos do barça.
Muito ao contrário de Portugal, onde a "maquina" não dorme não relaxa e não dá tréguas até conseguir os seus intentos ou até ser derrotada numa batalha mas se o for estará sempre a "arranjar" novas. Mas isso só dá mais valor à nossa luta e ... garanto-te que enquanto houver um Portista...um só que seja... há luta.

Mística do Dragão disse...

Steve Bracotelli, por favor envia-me um mail com o teu contacto, gostava de te convidar para escreveres um artigo no http://misticadodragao.blogspot.com/

Envia um mail para: misticadodragao@gmail.com

Abraço.

André Oliveira,
Mística do Dragão

Miguel Gonçalves disse...

Vejo que censuraste o meu último comment, estás no teu direito como moderador. Penso que não ofendia nada nem ninguém, até te elogiava...
Fiquem todos com as vossas opiniões unanimes (haverá alguma piada nisso?).

PS-Existirá a possibilidade remota de não teres recebido o comment?
Cumps

Jorge disse...

@miguel: garantidamente não censurei comentário nenhum! enquanto a discussão decorrer de uma forma educada e civilizada não vou usar desses mecanismos! o último comentário teu que recebi começava com "Desculpa Jorge estou a ser chato", e para além de não estares a ser chato, tens todo o direito a defender a tua dama, por isso publiquei-o :)
se era outro comentário, manda-o outra vez, pode ter ficado perdido pelo caminho por algum motivo...
é por estas e por outras que eu não queria activar a moderação de comentários, porque Às vezes um gajo pode não reparar num comentário X ou Y e depois arrisca-se a que achem que estamos a censurar :(

Miguel Gonçalves disse...

Também ponderei essa hipotese (achei estranho não publicares), ainda bem que foi isso.:)
O comment ainda era da "discussão" com o steve e já não me lembro de tudo o que dizia (e não o guardei...).

Resumindo penso que dizia que não ia entrar em testamentos como ele faz, que para isso uso o meu blog, e que aqui não iria alongar em casos de arbitragem, e recomendava que ele fosse ver alguns posts do meu blog para ver o "meu" lado. Sei que é preciso coragem para ver as opiniões do "inimigo" mas a mim, por exemplo deixa-me menos indignado quando vejo blogs afectos ao FCP. Cada um queixa-se dos lances em que é prejudicado e esquece-se dos lances em que foi beneficiado. Por isso a leitura de blogs opostos fara sempre bem (nos limites da moderação e do insulto).
Cumps

Jorge disse...

a discussão com o Steve está animada e nem me meti ao barulho para vos deixar extravasar à vontade. acaba por ser uma conversa de "tolos" porque cada um vai continuar a defender a sua posição. continuo a concordar com o Steve em termos da implementação da cultura de clube na região, e quanto a blogs de outros clubes...é isso que faço, sempre que posso. convém conhecer o "inimigo" para conseguir perceber o que pensam e, mais importante, porque o pensam!

@ Steve: não leves a mal, concordo contigo e não com o miguel, e ele sabe disso ;)

© 2008 Por *Templates para Você*