Confirmado: Luís Avelãs é um imbecil

Acabei há pouco de jantar, sentei-me no sofá, estiquei-me para pegar no portátil e, ligando-o, abri o meu fiel leitor de RSS para ler as mais recentes notícias. Olhando de relance para um dos artigos que me surgiram à frente, fiquei a ler. Escrito por Luís Avelãs, jornalista (?) do Record, era uma genial tirada contra o nervosismo de Jesualdo, que saiu da conferência de imprensa do jogo de ontem depois de lhe ser perguntado qual seria o seu futuro à frente do FC Porto.

Fiquei convencido, enquanto continuava a ler, que todos os Luíses que escrevem para o Record partilham, para além do mesmo cérebro, algum tipo de incapacidade genética de tolerar Jesualdo. Já há uns tempos tinha escrito sobre Luís Óscar, também do Record, onde a sua mentecapta imaginação para parangonas falaciosas e enganadoras me chamou a atenção. Hoje foi pior.

Luís Avelãs, este garboso cavalheiro que se encontra aqui à direita, tece considerações insultuosas para com Jesualdo Ferreira, considerando que é indigno da formação académica que possui, que ferve em pouca água e que está enervado, entre outras parvoíces dignas do jornal que lhe paga o ordenado. Leiam aqui para tirarem as vossas conclusões.

Jesualdo tem o futuro em risco? Talvez. Já lhe fizeram alguma pergunta sobre isso? Já. Há meses, diria anos, que lhe fazem a mesma pergunta constantemente, tanto nos momentos de vitória como nas alturas mais infelizes, quando a equipa e o homem estão moralmente mais em baixo. Jesualdo sempre agiu com correcção e boas maneiras, tendo defendido a sua posição até ao limite, quer se goste do estilo quer não. Estes ataques constantes à figura do treinador Jesualdo que agora se transformaram em ataques ao homem Jesualdo são indignos e devem ser contrariados com a indiferença que nos devem merecer esses vermes. E para nós, portistas, o Record é pródigo neste tipo de jornalistas (Óscar, Avelãs, Gobern, Santos) que, virando o bico ao prego, se sentem tão ofendidos com atitudes mais ríspidas de figuras ligadas ao nosso clube, ao mesmo tempo que aparentam possuir carte blanche para fazer acusações sem nexo e pressão sem quartel sobre as personalidades que entrevistam.

Por isso sempre que passarem por este gajo na rua, interpelem-no cordialmente e perguntem-lhe: "Crê que vai cortar essa barbicha algures no futuro?". Quando ele responder que não sabe, voltem a indagar: "Mas não falou com ninguém acerca da melhor forma de se despedir da barbaroca?". Enquanto o senhor fôr fervendo e sair apressado em direcção ao seu coche, persistam: "Acha que chegou ao fim o ciclo desse matagal que tem no queixo?", entre outras. Deixo-vos a liberdade de pensarem noutras hipóteses para inquirir o rapaz.

É contra este tipo de gente que temos que lutar, meus amigos. No campo, entenda-se, que eu não me chamo Pragal Colaço.

17 comments:

André Oliveira disse...

Jorge, BRUTAL o teu parágrafo acerca da barbicha do homem!

Estas crónicas do Record, de facto, são qualquer coisa inqualificável..ás vezes quando estou mai disposto e quero-me rir um bocado, passo lá..é risada garantida!

Aqui fica o link com várias deliciosas crónicas: http://www.record.xl.pt/canal.aspx?idCanal=00001079-0000-0000-0000-000000001079&f=1

dragao vila pouca disse...

Caro Jorge, eu passava, mas acho que li tu a dizeres que ias fazer uma pausa para reflexão e deixei de te visitar. Como felizmente não era verdade, cá estou de novo.

Sobre este tipo e todos os tipos do Record, não perco nem um segundo. Como sabes, o meu lema é quem toca no F.C.Porto leva a resposta e assim A Bola está sempre sob o ponto de mira, mas estes tipos, na mesma linha do CM, são tão rascas, tão ordinários, de tão baixo nível, que perder tempo com eles é dar-lhes importância que não merecem.

Um abraço

Jorge disse...

fiz uma pausa para reflexão...mas da vida profissional, durante uma semana :) afinal, até os guerreiros têm direito a umas mini-férias!
aliás, no post que coloquei sobre o primeiro ano da Porta19 onde mencionei o teu nome, até achei estranho a ausência de comentários (não sei se chegaste sequer a ler, em qualquer dos casos está aqui: http://porta19.blogspot.com/2010/05/um-ano-de-porta-19.html).

quanto ao Record...só mesmo para rir...

K disse...

Quando entro no blog e vejo a foto pensei logo (e isto é verdade, não é inventado para fazer uma graçola): "Mais um que tem um amigo mongolóide e que tem um qualquer problema de saúde e vem através do blog tentar sacar uns tostões a cada leitor dos seus textos, para mandar tratar o coitadinho".
E fiquei a olhar para a foto e nem o titulo ainda tinha lido e começo a pensar "O tipo para além de atrasado mental deve ter problemas de visão, é que nem sequer a barbicha consegue cortar com simetria. Ou se calhar como é deficiente mental não percebe esse detalhe, ou é outra pessoa que lhe corta o pêlo e não está para se chatear muito e deixa a pentelheira ficar mesmo assim que o tipo que a usa nem percebe o mau corte."
Só depois é que li o titulo e percebi que estava a ser preconceituoso e rude de julgamento, mas depois fui lendo o texto e mudando o pensamento e percebendo que é mais um armado em chico-esperto e a querer ser um bom animal de estimação do dono. Curiosamente ao chegar ao fim do texto achei que o raciocínio que fiz sem ler o texto, e enquanto "estudava" a foto, era o mais certo.
Por isso só tenho uma coisa a dizer "Deixem o tipo em paz que não se deve gozar com as pessoas com deficiência mental".
Quanto ao 2º link, não leio nem em papel em versão on-line, nada que seja da comunicação social vermelha.

Jorge disse...

porra, Steve, isso de fazer um gajo rir à gargalhada quando está no trabalho, pá!

mas olha que as crónicas do Record são excelentes. um gajo fica logo com um misto de raiva e boa disposição mal lê estas alarvidades. e repara que a quantidade de material que me dão para o blog é enorme...

Penta disse...

@ Jorge

faço minhas as palavras do Steve.
eu recuso-me liminarmente a ler pasquins. aliás, de O ESFÉRICO, só gosto de ler os artigos de opinião do Rui Moreira e a (indispensável) 'Nortada' - e, mesmo assim, no blogue "Portistaforever" [passe a publicidade] ;)

bem sei que és adepto de se conhecer o Inimigo para nos conhecermos melhor - ao bom estilo do Sun Tzu. repeito-te por tal. mas, eu não consigo.
o máximo que faço é consultar as crónicas do fedorento RAP e já fico com voltas no estômago ;)

por último, a "cena" da barbicha é de lágrimas aos olhos ;)
quando for à Capital do Império e se tiver o desagrado de me cruzar com a figurinha em questão, acredita que irei interpelá-lo ;)

saudações PENTACAMPEÃS!

Miguel Gonçalves disse...

Olá Jorge.
O sentimento que vós tendes ao ler as declarações deste e de outros jornalistas? é o mesmo que eu tenho ao ouvir as declarações do vosso presidente.
Cumps

Jorge disse...

@ penta: eh pá, continuo eu a conhecer o inimigo, serei o scout avançado :)

@ miguel: compreendo a tua indignação e tenho a certeza que compreendes a minha. há no entanto uma subtil mas não menos importante diferença: o meu presidente não é jornalista (e por definição, imparcial)...

Miguel Gonçalves disse...

Totalmente de acordo, não tem de ser imparcial. Mas como dirigente de um dos maiores clubes de Portugal, tem de primar pela contenção de palavras. Achas que o clima de violência que se viveu no último FCP-SLB é responsabilidade de quem (numa grande percentagem)?
Cumps

Jorge disse...

numa grande percentagem? os opinion-makers da imprensa e acima de tudo uma grande falta de "saber perder" de muitos adeptos do FC Porto, infelizmente inflamada por alguma arrogância (compreensível) da parte dos adeptos do teu clube. Pinto da Costa e Vieira tiveram a sua quota parte de responsabilidade, mas tanta quanto a Ministra da Educação teve pelo despedimento da professora de Mirandela que posou para a Playboy...

Miguel Gonçalves disse...

Ok Jorge, continua a apoiar o teu Senhor de Palermo. Um gajo farta-se de vos ouvir chorar. Se existiu um clube que nos últimos 25 anos controlou (controla?) a imprensa, empresários de jogadores, treinadores e jogadores adversários esse é o vosso FCP. Não venham agora queixar-se (como vós gostais disto) de "opinadores" ou que a imprensa não falou de apedrejamentos à vinda do Jamor. Eu sei que vocês têm saudades dos tempos em que se brincava com o SLB na imprensa, todos os dias, mas felizmente isso acabou.
PS- No futebol, como na vida, é preciso saber perder, mas mais do que isso é preciso saber ganhar, coisa que o teu presidente nunca soube...
Cumps

Jorge disse...

estás a personalizar um assunto que não pode nem deve ser personalizado na figura do Presidente do meu clube e só te peço que não entres em insinuações perniciosas porque tento sempre alhear-me dessas teorias da conspiração e não as vou alimentar aqui no blog.
até coincidimos em muitas opiniões mas aparentemente nesta nem por isso portanto não volto a falar sobre o assunto sob pena de alienar outros adeptos do meu clube, estou certo que compreendes.
Um abraço!

Miguel Gonçalves disse...

Com certeza Jorge. Estas discussões nunca levam a lado nenhum...Simplesmente surpreenderam-me este tipo de posts vindos de ti, porque considero-te um excelente analista do que se passa no futebol (obviamente que defendes o teu clube, mau era). Fiquei a pensar "Também tu Jorge?"
Cumps

Jorge disse...

ah, então não percebeste o objectivo do post, porra :P
a intenção era mesmo criticar a forma como a imprensa lida com as figuras do futebol, observando por detrás dos meus óculos azuis-e-brancos, naturalmente!
de qualquer forma é de notar a tua correcção, quem dera que todos os adeptos de futebol fossem como nós e soubessem quando enterrar o proverbial machado quando notamos que as discussões, como dizes, não levam a lado nenhum...

Miguel Gonçalves disse...

Que assim continue. Leio vários blogs portistas, e provavelmente "pagas" tu as favas :). Gosto de ler o que o "inimigo" pensa, mesmo nos jornais, leio muito Rui Moreira, Miguel Sousa Tavares, Júlio Magalhães, etc. De quem gosto mais de ler é o Carlos Daniel, do Record, que penso (não tenho a certeza) ser adepto do FCP.?
Cumps

Jorge disse...

Há muitos blogs do FC Porto bastante bem escritos, tanto como os há do Benfica e especialmente do Sporting, onde parecem estar os mais dilectos bloggers (recomendo o Cacifo do Paulinho e o Mãos ao Ar para blogs verdes-e-brancos, são bastante bons).

O Carlos Daniel consta que é benfiquista ferrenho, mas como não o conheço pessoalmente não posso confirmar :)

Miguel Gonçalves disse...

Deve ser por isso que gosto do que escreve (brincadeira).
Cumps

© 2008 Por *Templates para Você*