A maldição dos extremos

Li ontem que Helder Barbosa se vai desvincular do FC Porto e vai ser transferido para o Nacional da Madeira. É mais um nome numa lista de vários jogadores que, saídos dos escalões de formação do clube, acabam por não vingar na equipa principal depois de uma ou duas temporadas de pouca utilização e diversas épocas onde actuam na qualidade de emprestados, esperando por um futuro mais risonho no clube que os criou e fez surgir no panorama nacional.

Nos últimos anos tivemos vários exemplos dessa mesma "maldição". Para uma equipa que joga em 4-3-3 há tanto tempo e aplicava quase sempre um extremo aliado a outros dois avançados, um central e outro que descaía para a ala contrária, acaba por ser interessante reparar nestes nomes:

  • Candeias (2008/09)
  • Helder Barbosa (2007/08)
  • Bruno Gama (2004/05, 2005/06)
  • Ivanildo (2004/05, 2005/06)
  • Vieirinha (2003/04, 2004/05, 2005/06, 2006/07)

Fazendo apenas as contas dos jogadores portugueses que são provenientes das escolas, claro, porque se formos a somar o resto dos estrangeiros que para cá vieram e que não vingaram vemos que desde Capucho e Drulovic tivemos apenas Ricardo Quaresma e, este ano, Silvestre Varela, como exemplos de jogadores ofensivos pelas alas que foram de facto produtivos e que constituiram uma mais-valia para a equipa.

É quase uma tradição histórica que o FCP não forma jogadores talentosos do ponto de vista criativo. É raro sairem génios (adjectivo aplicado livremente) dos escalões jovens como no Sporting, com Futres, Quaresmas, Simões, Ronaldos e Nanis praticamente todas as temporadas a despontarem na equipa. Parece que a imagem do clube transparece para a canalhada, optando por treinar jogadores defensivos, rijos e duros, deixando o talento para ser comprado fora do clube. Essa óptica pode ser alterada por um jogador já em 2010/11: Ukra.

Passa-se a palavra ao André Monteiro. Não acham que o rapaz se chama mesmo Ukra, certo?...

2 comments:

K disse...

Sempre achei, até há 2 anos atrás (+ ou -) que Ivanildo mais Vieirinha e Hélder Barbosa seriam 3 jogadores fundamentais na equipa do FC Porto no futuro, hoje sei que estão bem onde estão e não têm efectivamente qualidade para fazer parte de uma equipa de altíssima competição.
Pode até ser que no futuro adquiram qualidades que os façam ser vistos como merecedores de jogarem na equipa que os formou, mas por aquilo que valem hoje... estão bem fora do FC Porto.
O Ukra será que vai ter espaço para mostrar que é melhor do que aquilo que se viu até agora?
Porque eu acho-o bom jogador mas na linha dos 3 atrás referidos. Num Olhanense ou outro do género ele é bom mas no FC Porto será um jogador mediano. Se sabe mais do que se viu no Olhanense, e se o puder mostrar, acredito que tenha futuro no FC Porto mas acho que vai ser outro Heder Barbosa.
Já o castro acredito que tem já um nível bastante aceitável para jogar no nosso clube, porém também ele terá de ter oportunidades para mostrar isso. Acho o Castro mais "maduro". Maduro no sentido de ter um futebol mais consistente, mais regular, é um jogador que em todos os jogos dá tudo e mostra tudo o que sabe, já o Ukra é do género dos outros 3 falados anteriormente, em certos jogos são capazes de encher a vista a qualquer adepto e noutros jogos quase nem se dá por ele.
Espero que melhore nesse aspecto e espero que o Castro fique no plantel da próxima época, merece muito mais que um Tomas Costa ou que um Valeri.
Assim como o Sérgio Oliveira, que sendo muito novo tem a vantagem de ser português e pelo pouco que se viu será melhor que os 2 argentinos que referi atrás, por isso espero que fique também no plantel.
Mas falta também saber quem será o futuro treinador e qual a politica de renovações contratações e rescisões do FC Porto para a próxima época.
Aguardam-se os próximos episódios para melhores previsões e mais "paleio".

PS:Parabéns pelo aniversário e que contes muitos.

Jorge disse...

é o que tenho feito...esperar até terminar a época e só aí tecer comentários...mas devo dizer que concordo contigo a 100%! (como de costume)

© 2008 Por *Templates para Você*