Carta aberta a João Moutinho

Bom dia, João.

Esta é uma semana complicada para ti, não tenho dúvidas. O regresso a Alvalade vai ser difícil, logo tu que como filho pródigo regressas a uma casa onde quais pais super-protectores te tentaram impedir de crescer e de jogar a outro nível. Não sei o que se passou entre ti e os teus antigos patrões e sinceramente não me interessa.

Tens de entrar em campo com a mesma fibra que tens mostrado. Em nenhum momento podes ceder à enorme pressão que vais carregar em cima dos teus ombros até porque, meu amigo, prepara-te para uma sessão extra de agressões verbais, cânticos insultuosos, arremesso de isqueiros (Dupont, claro), canetas Mont-Blanc e latinhas de caviar. Não se pode censurar a atitude dos adeptos (a parte que não magoa), ainda me lembro de ter feito a mesma coisa ao Drulovic, ao Zahovic, ao Jardel e ao Paulo Assunção e sei o que o pessoal sente. Os adeptos não sabem ver a diferença entre fé cega, devoção desmedida e a pura realidade analítica da vontade de sair, é impossível conseguirmos fazê-lo, a incapacidade deve estar embebida no nosso ADN, não vale a pena contestar. Já estarás habituado à tua dose de insultos, mas estes vão ser especiais, garanto. Vão bater lá no fundo, vão-te fazer cerrar os dentes e impelir-te a jogar a um nível diferente, quiçá mais agressivo que o normal, porque não haveria ambrósia mais doce para um sportinguista que te ver a ser expulso em Alvalade.

Resiste.

Puxa pelas forças que consigas juntar, acalma a mente e joga. Mostra-lhes que o que os transforma em símios a ganir (eu que já o fui) é a pura constatação que aquele puto, aquele talentoso rapaz que desliza pelo relvado com passes certeiros e que organiza o jogo como poucos...já não usa as cores deles. E isso, como compreendes, dá cabo de um gajo.

Por isso a única coisa que me causa alguma apreensão é a tua cabeça. Espero que estejas bem para jogar, que leves contigo vontade de mostrar aos teus novos adeptos e ao teu novo patrão que estás cá de corpo e alma como o tens feito nestes curtos meses desde que decidiste ganhar a vida 300 quilómetros a Norte do que era hábito.

Estamos contigo. Todos menos o Sousa Tavares, mas acredito que até ele vai acabar por te dar o mérito que mereces. É redundante mas é verdade.

Um abraço e até sábado,
Jorge

11 comments:

Foot-Blog disse...

De facto a semana não podia ter começado melhor. Além da crónica do Miguel Sousa Tavares (só pode ser para diversão própria...), també a capa do record onde o responsável pela segurança diz que não vai haver problema... era o que mais faltava!

Uma boa semana... principalmente para o Moutinho!

Abraço
FOOT-BLOG CLUB DO PORTO

Anónimo disse...

Eu não teria dito melhor... Força Moutinho.

reinododragao.blogspot.com

Penta disse...

fónix, Jorge.

sempre na antecipação. deixa algo para os outros «opinadores oficiosos» do Clube, car@go! ;)

no fundamenta: muito bem postado, sim senhor!

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Vinha disse...

O Miguel Sousa Tavares percebe tanto de futebol como eu de mecânica quântica.

João disse...

fdx ao que parece esta lesionado!

Anónimo disse...

O Moutinho, como grande e abnegado jogador que é, vai ser grande e viver uma grande jornada em Alvalade, na afirmação do título. Força Moutinho!

Sérgio de Oliveira disse...

Muito bom !

Um abraço

Orgulhoazulebranco disse...

ESTAMOS TODOS CONTIGO MOUTINHO!

Acredito que vão trabalhar muito bem a motivação dele.

Portuense Verdadeiro disse...

90+3'

Com o resultado em 0-0, Moutinho recebe a bola de Hulk e faz uma cueca a rui patricio :-p

Golo...Bola ao centro...E fim do jogo :-p

Tá feito :-)

Abraço

Anónimo disse...

Caro Jorge,
Independentemente das qualidades do jogador JM e que, mais uma vez, as demonstra no seu clube ( e ainda bem para o FCPorto ), não podem os Sportinguistas deixar de achar que este minorca ( se calhar um problema dos jogadores pequenos ) não tem carácter e que também não tem uma das maiores qualidades de um ser humano: ser grato.
Mas pronto, nem todos são grandes.
Este é pequeno também nisto.
E os adeptos e sócios vão reagir.
Não creio que seja pela camisola que veste mas sim pela ' bosta ' de homem que é!
Espero obviamente, como Sportinguista, que o meu clube ganhe, embora lhe confidencie que não acredito, mas se lá fosse iria assobiar o anão II.
Mas para lhe dar um exemplo, nos tempos de Quaresma não assobiava.
Para terminar, espero que JM não se meta em maus negócios com o paizinho dele e perca uns valentes milhões... depois pode ser que ele peça para sair...
Mas aí no seu clube, pelo que sabemos cá na Moirama, não há desses filmes...
( ele também já foi ao ' gabinete de filosofia ' do João Pinto... )

Saudações desportivas
( esperando que sejam bem recebidos em Alvalade em contraste com as recepções na lixeira lá do fundo da 2ª circular )

Jorge disse...

@porta10a: não tenho dúvidas, foi exactamente por isso que escrevi este post. é natural que haja um certo sentimento de traição pela parte dos adeptos, mas temos de perceber que a Direcção do teu clube não o despediu nem o vendeu por meia dúzia de tostões. foi um negócio com o aval das três partes, por isso se houve chatices é entre ele e a vossa Direcção (pelo menos por agora, nunca se sabe o que o futuro nos reserva...)

um abraço e que seja um excelente jogo de futebol, sem casos, sem pancada, só bola. afinal é o que todos nós, os normais, queremos!!!

© 2008 Por *Templates para Você*