Sugestões para vencer o Benfica

Depois do jogo contra o Besiktas, que serviu como semi-amargo aperitivo para o que vem aí no Domingo, eis que aparece no horizonte o confronto esperado com a malta de vermelho. O Benfica é actualmente a equipa mais forte de Portugal a seguir ao FC Porto e por isso vai ser o jogo mais complicado da época até agora. Exige-se concentração máxima, vontade de vencer e nervos de aço.

Para além dos clichés do costume que acabei de listar, há muitas formas de tentar ganhar o jogo e então fica o meu contributo táctico:
  • Aproveitar o espaço deixado pelas subidas de Fábio Coentrão pela ala esquerda.
  • Hulk deverá jogar pelo mesmo flanco e apesar de servir como tampão às correrias do caxineiro (que está num pico de forma assustador), onde pode ser mais rentável é no contra-golpe. É preciso convencer Hulk que neste jogo vai ter de recuar bastante para receber as bolas recuperadas na defesa e partir rapidamente por lá fora. E se no fim do jogo não se conseguir aguentar de pé para agradecer aos adeptos, o pessoal compreende. 
  • Pressionar os criativos do Benfica.
  • Tanto Carlos Martins como Aimar são rapazes que podem mudar o jogo num único passe. Não se pode permitir espaço nem a um nem a outro, com Aimar há que impedir os dribles em progresão e quanto ao gajo-que-não-se-cala-em-campo temos mesmo que começar a picar o gajo para ver se o Proença o manda prá rua. O animal está lamentavelmente em grande forma. 
  • Manter a posse de bola o maior período de tempo possível.
  • Se a bola estiver do nosso lado...e se o Secretário não estiver em em campo, o adversário não pode fazer nada com ela. Há que manter a bola a rodar entre os jogadores, com Fernando, Moutinho e Belluschi encarregues de manter o ritmo do jogo que nós quisermos e apenas entregar para Hulk e/ou Varela quando houver hipóteses claras de fazer alguma coisa de jeito. Caso contrário tem de ser "pede, domina, olha, passa." toda a partida. 
  • Cortar (a todo o custo) as entradas a rasgar de David Luíz.
  • Atenção que não estou a falar das patadas nem das cotoveladas, que essas vamos ter de aguentar a não ser que Proença cometa o sacrilégio de mandar o rapaz para a rua pela primeira vez no campeonato Português. Sim, é verdade, David Luíz nunca foi expulso em Portugal. Parece mentira, não é? Pois. Mas estou mesmo a falar do maior talento dele, as jogadas de ruptura peloo meio-campo em progressão e com posse de bola. É muito perigoso deixá-lo entrar livremente pela nosso terreno defensivo porque os desiquilíbrios que cria e a agressividade positiva (aqui sim) do brasileiro são uma mais-valia incrivelmente importante quando o jogo está aparentemente controlado. 
  • Cuidado com as ingenuidades.
  • Não podemos cair na esparrela que aconteceu ontem com Rodríguez. Os jogadores do Benfica são jovens mas experientes, com inteligência para provocar na altura certa e sacar um ou dois amarelos quando dá jeito. Não acho mal que o tentem, mas não podemos cair nisso. Ouviram, Fernando, Hulk e Fucile...não discutam com o árbitro, não entrem de carrinho por trás com toda a força nem comecem a simular faltas e agarrar a bola amuadinhos se o árbitro não as marcar. O jogo dura 90 minutos e precisamos de 11 gajos em campo.
Acima de tudo é preciso ser prático e não inventar. Que se lixem os olés, o que interessa são os três pontos!

6 comments:

alemanha22 disse...

Um dos pontos que temos que anular é sem dúvida os lances de bola parada esse sim é ponto mais forte do adversário.Atenção AVB, nos cantos e livres laterais eles costumam fazer bloqueio(jogadores a fazer de parede para deixar outros livres de marcação) nas marcações mesmo quem marca á zona...

um abraço

Nandu disse...

Boas Jorge!

Agora que o Mifare me deu um descansozito aqui vai mais uma dica:

- Evitar a todo o custo aquelas faltinhas ridículas que originam cruzamentos perigosos para a área. Para mim, a grande arma do Benfica é o seu jogo aéreo, principalmente quando tem no Carlos Martins um exímio marcador de livres e jogadores altos, bons cabeceadores e com excelente impulsão, como o são o Javi Garcia, o Luisão, o Kardec e o David Luíz. Traduzindo em miúdos:

- O jogador do Benfica está em posição de marcar golo? Não? Então deixem-no ir!!! Nem tentem soprar-lhe para a camisola que o Sr. Proença é muito sentimentalista e os jogadores do Benfica são muito sensíveis ao toque!

Outra dica, esta mais simples:

- Fucile (a voltar aos bons velhos tempos) e não Sapunaru. O rapaz até pode ser mais alto e tal, mas salta como a minha avó e tem piores pezinhos que ela. Além disso lembrei-me de outra coisa:

- Sapunaru é romeno
- Romenos --> ciganos
- Ciganos --> Quaresma
- Quaresma --> Besiktas

Com o Besiktas não correu lá muito bem pois não?

Abraço,
Fernando

Orgulhoazulebranco disse...

Oh Jorge,foda-se...em pico de forma estás tu carago!Que deleite ler estes posts.Não é qualquer um que mistura no mesmo texto isenção,paixão clubisitca e humor sem nunca perder a objectividade!

E de resto assino por baixo do alemanha22.

Pra cima deles Porto!

Jorge disse...

@alemanha: bem visto!

@nandu: olha que porra de ligação que tu fizeste! também quero jogar: Álvaro Pereira > Cabelo ridículo > David Luiz! Oh merda!

@orgulho: até ficou jeitosinho, admito, e lembra-te que vem de um engenheiro...só para que não emprenhes de ouvido tudo o que ouves na praxe ;)

fbarreto4@gmail.com disse...

excelente, mas kero reforçar as

INGENUIDADES ,

vão jogar forte na expulsão do Hulk, não tenham duvidas,

e depois do que aconteceu ao Cebola, 1. tinha amarelo,
2. perdeu o Mundial por causa dos disparates, onde teria brilhado, como brilhou o Uruguai
3. mesmo assim faz uma figura daquelas !!!!!
Não sou adepto do Co Adriense, mas com ele as faltas estupidas eram raras, e .... punidas por ele...

Luis Rosario disse...

Boas Jorge,

Retribuo. Temos de nos preocupar com:

1: Transição ofensiva do Porto: Basta uma perda de bola do David Luiz, Carlos Martins ou Javi no momento de construção e desiquilibrio para vocês fazerem a diferença e portanto segurança e solidez na transição defensiva será fundamental para nós

2: Ataque a Maxi na lateral direita: Sem o apoio de Ramires, a construção pela esquerda tem possibilitado acesso facilitado à nossa área e Varela pode fazer a diferença - é área de preocupação

3: Sofrer golo cedo: Animicamente não é o SLB superconfiante do ano passado. Um golo do Porto antes dos 15 minutos e o desfecho será provavelmente similar ao da Supertaça.

4: Invenção de JJ: Um receio que temos é voltar a ver David Luiz à esquerda ou Gaitán neste jogo a médio esquerdo. Por vezes somos o nosso principal inimigo!

Abraço e que logo seja um grande jogo, sem "proençadas".

© 2008 Por *Templates para Você*