Neodragologismos: Fucilitar

"Fucilitar"


v. trans.
1. Transformar uma situação em que um indivíduo que possua talento natural mais que suficiente para a ultrapassar sem dificuldades num caso sério de perigo para a sua integridade profissional e moral.

s.m. 
2. Agir como Fucile.

8 comments:

Augusto Baptista Ferreira disse...

Espetacular!

Foot-Blog disse...

Caro Jorge, outra definição:
VERBO UTILIZADO NO FOOT-BLOGCLUBDOPORTO.BLOGSPOT.COM, no post
http://foot-blogclubdoporto.blogspot.com/2010/12/o-fc-porto-nao-fuciletou.html
Abraço e parabéns pelo enriquecimento da lingua portuguesa

The Blue Factory of Dreams disse...

Critiquei Fucile pelo seu erro -mais um- nesta partida na análise da mesma no meu blogue.

Mas tenho que discordar deste post, pois individualmente entra numa espécie de crucificação a um jogador, que honestamente não o merece.

Há algo (também neste caso) que nos escapa cá fora. Algo se passa com Fucile. Se é apenas com Fucile, se é entre Fucile e a equipa, Fucile e o treinador ou Fucile e a SAD não sei. Mas algo se passa. Estes "flashes" têm de ter explicação. E nós não temos os dados na mão, para os analisar e a partir deles emitir juízos correctos.

Fucile chegou e quase instantaneamente se tornou um ídolo pela sua raça, pela sua entrega, pela sua rápida adaptação Pela sua polivalência, pela sua ratice, para muitos tornou-se rapidamente como um dos mais claros exemplos de jogador "à Porto" no plantel profissional.

Neste momento é a nossa "salvação" para o lado esquerdo da defesa, face à ausência de Álvaro e a presença de Rafa, que já poucos o conseguem ver à frente.


Sinceramente pensava que Fucile teria entrado em rota de colisão com o clube, por qualquer motivo e sem querer culpar ninguém, penso que se criou a ideia de que Fucile estaria mais cedo ou mais tarde de saída. Alguns anteviam que seria já em Janeiro.
Entretanto Fucile renovou, sempre que fala demonstra uma maturidade e uma ligação ao clube deveras especial, tudo isto me intrigou.

Será que a renovação estava estipulada previamente ou foi um acordo recente?


Eu gosto do Fucile. Admiro-o e por mim seria daqueles para fazer carreira aqui. Foi das melhores aquisições que já fizemos na relação preço/qualidade. O jogador transporta mesmo uma imagem de Portismo.

É óbvio que é preciso resolver o que o anda a distrair -momentaneamente- em alguns jogos. Para o resolver é preciso saber do que se trata. E quem tem de o saber e de o fazer está dentro do clube.

Confiemos que o fazem. Porque acima de tudo o clube precisa disso.

Este jogador foi considerado o melhor lateral-esquerdo do Mundial de futebol por diversas intituições!!!!

Este jogador foi o mesmo que "inventou" o lance do primeiro golo neste mesmo jogo onde anda a ser crucificado pelo lance do penalty.

Fucile merece críticas quando erra, mas é justo que não se esqueça nem despreze tudo o resto. E o resto é muito mais positivo do que negativo.


Mais ridículo é quando se fazem campanhas para endeusar jogadores como MAriano e se anda a tentar pisar os Fuciles. Adiante...


Um grande abraço!!!


Força Fucile!!!



http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

The Blue Factory of Dreams disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge disse...

@Foot-Blog: já comentei no teu post, mais uma vez não tinha reparado que usaste o mesmo termo. mas é bom sinal, há sintonia entre bloggers azuis-e-brancos! :)

@Mundo: atenção que isto não é uma crucificação do Fucile, homem, longe disso. é apenas uma constatação que ele, como muitos bons jogadores, tem falhas. no caso dele, as falhas que têm acabam quase sempre por comprometer a equipa com golos ou jogadas de muito perigo. sou um fã do Fucile desde que chegou mas não posso deixar de o criticar (como faço a outros) quando acho necessário e quando ele se põe a jeito. e não tem nada a ver com contratos ou renovações dos mesmos, mas sim com o que vejo em campo. e, se leres o que já escrevi sobre ele, sabes que não estás a ser justo.

quanto às campanhas para endeusar o Mariano...ainda mais longe. é só ir aqui ao arquivo, como sempre critica-se o que deve ser criticado e elogia-se o que deve ser elogiado...

um abraço!
Jorge

The Blue Factory of Dreams disse...

Jorge peço desculpa, pois o desabafo foi até mais para a generalização da "crucificação" que vi espalhado um pouco por todo o lado e não especificamente aqui.

Este é simplesmente o primeiro espaço que visito e sigo no mundo FC Porto e por alguma razão será. Obviamente que também comungamos ideias em relação à generalidade dos temas.

Não gostei de ver tanta gente por aí a bater no Fucile, em dose mais do que exagerada, isto não é uma crítica a ti ou a este espaço. Eu mesmo o critiquei no meu espaço.

Desabafei aqui, foi só, continua com o belo trabalho.

Um grande abraço!

Foot-Blog disse...

Este "roubo" perante o de ontem em Coimbra... não há roubo, há boas ideias - além disso, esta definição é 5 estrelas!
Novo abraço.
Foot-Blog

Anónimo da Silva disse...

claro que Fucile merece! é a 1ª vez? ou não se lembram do jogo com o schalke? ou do jogo com o arsenal? e de muitos outros?
Fucile merece a crítica para ver se atina, apoio já ele tem muito. se não melhorar com as críticas nunca melhorará!

© 2008 Por *Templates para Você*