Planeta Azul Nº6 - Treviso FBC


Planeta Azul Nº6 - Treviso FBC


País: Itália

Leia Mais...

Feliz Natal a todos!

(foto retirada do EstadioDragao)

Um curto post para desejar um Feliz Natal para a malta que gosta da bola. Portistas, benfiquistas, sportinguistas, navalistas, pacenses, dínamo-tblisseiros, vitória-da-bahiantes...para todos os que vibram com futebol!

Festejem bem, encham o bandulho e não se preocupem: o mundo da bola não pára!

Leia Mais...

Oh, the humanity!


(notícia retirada do Diário Económico, aqui)

E se dependesse de mim culpava-os também pelo roubo da placa de Auschwitz, pelo cabelo da Paula Bobone, pelo aquecimento global e por serem líderes dos Khmers Vermelhos. Só para começar.

Leia Mais...

Realidade alternativa


Não é algo que faça muitas vezes porque não creio ser a melhor maneira de colocar as coisas a andar para a frente e até porque acaba por agravar o já forte complexo persecutório de que me acusam como portista e nortenho. Agora, sem tentar justificar a fraquíssima exibição da minha equipa ou a boa, estável e decidida partida que o Benfica fez e pela qual mereceu a vitória sem contestação, façam lá comigo um pequeno exercício:


  • E se...o golo do Benfica que foi precedido de fora-de-jogo tivesse sido apontado no Dragão, pelo FC Porto, dando a vitória no clássico?

Conseguem imaginar a histeria que por aí andava? Os discursos inflamados de Cervan e Vasconcellos...a fúria pela constante roubalheira a que a grande instituição como o Benfica é sujeita sempre que joga com os "tripeiros", como adoram dizer, sem saber ou querer saber que englobam grupos etnográficos bem como clubísticos todos no mesmo pacote...as capas de jornais com frames paradas e gritantes parangonas com "ERRO", "FALHA GRAVE" ou até "ROUBO", como já se viu no passado...

Tem a palavra o eloquente e excelente defensor da nossa honra, Rui Moreira, logo à noite no Trio de Ataque. Dá-lhes, Rui, admite a derrota com estoicidade mas dá-lhes. Esquece o Benfica, sem culpa no cartório, vira baterias como tens feito para bater nessa imprensa branqueadora que tão pouca atenção dá ao que é preciso e tanto holofote aponta no sentido do fútil e do inócuo. Dá-lhes. Vou estar a ver.

Argh. Vou tomar um banho. Nunca mais tiro é o cheiro a Sporting da roupa.

Leia Mais...

Baías e Baronis - Benfica vs FCP


(foto retirada d'A Bola)

Esperei um pouco para escrever o artigo de hoje porque pensei que escrevê-lo logo a seguir ao término da partida podia fazer com que dissesse coisas demasiado a quente e perdesse alguma clarividência. Depois de 10 horas, estou igual, e o texto vai também sair igual. A primeira coisa que me apraz dizer é uma frase controversa (não polémica, entenda-se) sobre o jogo de ontem: o FC Porto tinha obrigação de ganhar. Leram bem, obrigação. A equipa do Benfica, à qual nos temos de equiparar sempre nos nossos confrontos, era uma equipa com ausências de vulto que se agravaram durante a partida, e nós tínhamos a obrigação de vencer. Ora o que aconteceu foi que perdemos e perdemos bem. Escalpelização abaixo:




BAÍAS



(+) Helton foi a única nota clara e coerentemente positiva da noite. Não inventou nem um milímetro, jogou simples, defendeu bem e em segurança e tentou sempre lançar contra-ataques pelos flancos, como se indicaria pela velocidade dos laterais. Os colegas nunca estiveram à sua altura.

(+) Varela foi dos poucos que tentou remar contra a maré vermelha, mas com o relvado da forma que estava e a pressão constante dos benfiquistas, aliada à falta de elementos azuis-e-brancos para o apoiar, impossibilitou algo melhor. É claramente um jogador para ser titular, no lugar do actualmente sobre-valorizadíssimo Hulk.

(+) Um Baía histórico: Ramires. É um jogador que é uma mais-valia impressionante, pelo que joga e faz jogar, pela alma que coloca em campo, por lutar contra o relvado, contra a lesão e contra o adversário com uma tenacidade que choca os seus oponentes e entusiasma os apoiantes. É destes jogadores que se fazem campeões e o brasileiro, com low-profile e sem vender muitas camisolas, é potencialmente um deles. Que o seja fora de Portugal!






BARONIS





(-) Começo pela frase com que abri a crónica e que aqui repito: o FC Porto tinha obrigação de vencer. Contra um Benfica sem Aimar, Coentrão e Di Maria, com Ramires tocado e Carlos Martins sem ritmo, tínhamos o plantel todo apto e pronto a jogar. O que se viu ontem no enlameado da Luz foi uma exibição desgarrada, sem construção de jogo, com graves problemas em lidar com pressão alta, sem conseguir rodar a bola por mais de 3 jogadores no próprio meio-campo e uma gritante ausência de atributos técnicos básicos. Ontem regredimos várias jornadas em termos de produtividade ofensiva e concentração defensiva, e apesar de quase nada poder ser apontado aos jogadores em termos de empenho, fica a imagem de uma equipa derrotada mentalmente, convencida que os outros são melhores só porque todo o mundo apregoa que tal é um dogma do futebol português em 2009, atemorizada pelo ambiente e pela festa circundante e incapaz de dar a volta aos seus próprios demónios. Ir jogar à Luz contra uma equipa enfraquecida, com ausências de peso em locais fulcrais...e vamos com medo e a defender? Fraco.

(-) Jesualdo continua a apostar em elementos chave para posições chave com resultados...como direi...de merda. Mais uma vez entra Guarín para o lugar de "criativo" onde, como foi evidente e esperado, não criou. Ou melhor, criou problemas acrescidos para os colegas do meio-campo, com falhas de posição atrozes, perdas de bola quase instantâneas, incapacidade de dominar as bolas mais fáceis e zero em termos de construção de jogo. Compare-se com Ramires. Está tudo dito. A somar a Guarín, temos Meireles e Fernando a ocupar um espaço de 15 metros à entrada da área. A mobilidade dos jogadores do Benfica foi chave para contrariar um esquema defensivo em demasia e com medo a mais para uma equipa que quer ser campeã. E depois vieram as tradicionais loucuras de desespero. Entra Farías! A bola não chega lá, estão dois pontas-de-lança a jogar no meio de duas estacas, sem hipótese de ganhar a bola pelo ar. Ah, então entra Belluschi! Agora? Com o campo neste estado? A 5 minutos do fim?...É absurdo.

(-) Hulk corre o risco de ser considerado como o jogador mais sobre-valorizado desde que o Secretário foi vendido por 300 mil contos para o Real Madrid. Nada há a acrescentar.

O que custa mais nestes jogos é perder sem sequer tentar ganhar. Foi o que aconteceu ontem. Perdemos o lanço que tínhamos vindo a ganhar e apesar do campeonato ainda estar perfeitamente ao alcance, há que recuperar a equipa mentalmente e dar-lhe outro ânimo, outra alma. Ou isso ou então ir buscar um ou dois jogadores a sério. Porque estes, neste momento, não dão confiança suficiente ao treinador para ganhar os jogos que não se podem perder...

Leia Mais...

Antevisão Googliana do Clássico


Há um site que me tem fascinado nos últimos tempos: Autocompleteme. Para quem como eu acompanha as últimas notícias e inovações da web, sabe que a Google utiliza os items mais procurados como dica para as pesquisas que sejam feitas a partir do seu motor de busca. Assim sendo, quem procurar por "o natal", é provável que vejam conceitos como "o natal do ruca", ou "o natal das bruxas", temas sugeridos pelo algoritmo de pesquisa como prováveis ideias sobre as quais o utilizador pretenderia obter mais informação. Por vezes os resultados são ridículos e é exactamente essa redução ao absurdo que é retratada no site que mencionei.
Como associo quase tudo que vejo a futebol e mais concretamente a temas que posso usar aqui no estaminé, tentei comparar os dois treinadores que se vão defrontar agora no clássico, e eis os resultados para Jesualdo:


Ao passo que Jorge Jesus...

Aqui está uma boa imagem do que se pesquisa por essa internet fora. Jesualdo está permanentemente na ante-câmara do despedimento, ao passo que Jesus é mais procurado de um ponto de vista jocoso, com as calinadas, as foto-montagens e as bicadas com o lipo-aspirado Manuel Machado a serem alvo de grande interesse. É possível extrapolar estes pseudo-factos para ideias absurdas como o centralismo miópico dos benfiquistas ou a cultura de espectáculo inócuo que é propagandeada pela imprensa, tanto a desportiva como a generalista, ou até pelo simples facto do estilo de ambos ser bastante diferente.

Enfim, deixo a opinião para o leitor. Somos diferentes e espero que possamos mostrar em campo que somos melhores! Até lá, vamos ver no que dá a luta via Google. Quem sabe se segunda-feira, quando digitar Jesualdo Ferreira, não verei escrito "jesualdo ferreira vai ser campeão"?

Leia Mais...

Hoje há sorteio


O sorteio dever-se-ia reger pelos meus critérios, a saber:


- Não quero ingleses nem italianos.
- Se estamos na prova dos grandes e a queremos vencer, que venha uma equipa de topo para continuarmos bem.

Ou seja, as minhas escolhas estão limitadas a Barça ou Real. Venham eles.

Leia Mais...

Votação: Conseguimos ganhar na Luz?


Estamos à porta do grande clássico da temporada, que este ano ganha uma importância acrescida dado o excelente arranque do Benfica e o fraco rendimento...ora bem, temos mais pontos mas o futebol jogado não tem sido propriamente galáctico, e todos estes factores se juntam para um Domingo que se aguarda com ansiedade de ambas as partes. Assim sendo, há-que auscultar o povo azul-e-branco para ver quais são os prognósticos a fazer para a partida. As respostas foram:
  • Sim, saimos com 3 pontos!: 88%
  • Não, a equipa ainda não rende: 3%
  • Não, vamos lá para o empate: 7%
Um resultado que, devo dizer, me surpreende. O FC Porto tem feito uma época sofrível e estes três últimos jogos, apesar de coincidirem com algum abaixamento de forma do Benfica, não me parece que sejam o suficiente para merecer tal voto de confiança. A deslocação à Luz é a mais difícil do campeonato e estamos prontos para ela, mas gostava que a equipa já tivesse mais estrutura para aguentar o que vai ser uma avalanche de futebol ofensivo desde o primeiro ao último minuto. Votei na vitória. Estou convencido que não vai ser fácil mas que tudo é possível! Mas também me contentava com um empate, para ser sincero...mas prognósticos só no final, como de costume!

Próxima votação: Acredita que o plantel não muda em Janeiro?

Leia Mais...

Comparando os onzes


Está a chegar o grande clássico. É daqueles jogos que fazem crescer água na boca a qualquer um dos lados e este ano ganha uma importância acrescida tal tem vindo a ser a cavalgada quase-sempre-vitoriosa dos vermelhos na nossa Liga.

Muito se tem falado sobre a qualidade das duas equipas, com alguma tendência para salientar a presença da mesma no Benfica e a ausência no FC Porto por parte da imprensa, tão dedicados que são na demanda do ex-império ao qual apregoam não querer voltar. Enfim, o costume.

Mas a blogosfera (ou melhor, a bluegosfera) dá-me a hipótese de replicar, especialmente quando se fala destes jogos pelos quais toda a gente anseia mais do que bilhetes para concertos dos U2. Lembrei-me de fazer uma pequena comparação entre as duas equipas que, com algum grau de probabilidade, entrarão em campo. Vamos a isso:

  • Helton vs Quim : IGUAIS
O brasileiro é elástico na baliza, dá confiança à defesa, é mais alto e joga mais subido que o luso. Quim tem experiência que chegue e é capaz de defesas impossíveis, ainda que fique a perder no 1 para 1. Estão equiparados.

  • Fucile vs Maxi Pereira : FUCILE
Sem discussão. Fucile é melhor jogador, mais inteligente e está em melhor forma. A somar a isso tem melhor aspecto que o Maxi, o sósia do emplastro.

  • Álvaro Pereira vs David Luiz : IGUAIS
Álvaro é mais agressivo, pecando apenas na eficácia dos cruzamentos, mas tem mais experiência que Shaffer para este tipo de jogos. No entanto, se jogar David Luíz à esquerda e Sidney no meio, David Luíz equiparar-se-ia a Álvaro, apesar de ser um jogador totalmente diferente, com Álvaro a fazer mais jogo pelo flanco e David Luíz a descair sempre para o meio.

  • Bruno Alves vs Luisão : IGUAIS
Luisão acaba de recuperar de uma apendicite, ao passo que Bruno Alves está a fazer uma excelente época. Luisão é, no entanto, dos melhores centrais do Benfica no século XXI, o que pode não ser muito, mas há-de valer alguma coisa. Para eles, pelo menos.

  • Rolando vs Sidney : IGUAIS
Por muito que me custe, a versão brasileira do Sideshow Bob é melhor que o nosso Rolando. Tem garra, empenha-se ao máximo em todos os lances e ainda por cima é beneficiado pelos deuses que raramente vêem faltas feitas pelo menino. Rolando não está a fazer uma boa época e perde em todos os sectores para o benfiquista. No entanto, ressalva-se a possibilidade de Jesus fazer descair o brasileiro para a lateral-esquerda e optar por Sidney, que estará sensivelmente em pé de igualdade com Rolando, talvez um pouco menos experiente mas mais agressivo a atacar a bola e na marcação.

  • Fernando vs Javi Garcia : IGUAIS
Ambos são excelentes na zona que ocupam, ainda que com tarefas diferentes. Fernando destrói ao passo que Javi ajuda mais a construir.

  • Raul Meireles vs Carlos Martins : RAUL MEIRELES
A comparação original seria com Ramires e estava indeciso tendo em conta a boa temporada que o brasileiro vinha a efectuar. Quando coloco Meireles frente a Carlos Martins não tenho dúvidas, o mega-tatuado fica a ganhar.

  • Belluschi vs Aimar : AIMAR
Triste mas verdadeiro. Aimar é mais experiente, mais prático (a cair) e mais entrosado na equipa. É a mais-valia que nós gostávamos que Belluschi fosse, mas que ainda não é.

  • Rodríguez vs César Peixoto : RODRÍGUEZ
Mais uma troca que fui obrigado a fazer graças à parvoíce do Dí Maria contra o Olhanense. O argentino ganharia ao uruguaio, é mais rápido e está em melhor forma. Já César Peixoto perde aos pontos, já que habitualmente é pouco mais que inócuo nos jogos em que participa, ao passo que Rodríguez luta mais, produz o mesmo e é mais adaptável tacticamente.

  • Varela vs Saviola : IGUAIS
São dois jogadores diferentes mas que podem decidir um jogo sem ninguém contar. Varela numa arrancada, Saviola numa desmarcação. Varela está num excelente momento de forma e Saviola também, por motivos diferentes mas com o mesmo nível de contributo para a equipa. Serão talvez os elementos mais influentes no jogo de Domingo.

  • Falcao vs Cardozo : CARDOZO
Cardozo tem 40% dos golos da sua equipa, Falcao tem mais de 30%. São os dois máximos goleadores e têm estado bem, cada um com o seu estilo diferente. Ambos são valiosos mas fundamentalmente quando são bem municiados pelos outros colegas, o que nem sempre acontece, como se sabe. Cardozo, no entanto, tem sido mais constante e mais marcador graças à capacidade criadora do Benfica do início da temporada e é um perigo para o adversário, somando golos em jogo corrido, livres perigosos e grandes penalidades. Cardozo leva alguma vantagem.


As equipas estão desiquilibradas, na minha opinião. Apesar de alguma paridade em termos de valores, estes colocam-se em pontos opostos do campo, espelhando aquela que foi a realidade de muitos anos do FC Porto e do Benfica. Nós temos melhor defesa, eles têm melhor ataque. O meio campo está mais ou menos equilibrado, mas mais uma vez nota-se uma certa vantagem do Benfica em termos de nomes ofensivos, ao passo que o FC Porto domina na retranca. O Benfica perdeu duas das peças mais valiosas este passado fim-de-semana (e devia ter ficado sem David Luíz, mas isso são outras conversas) e o ataque estará um pouco mais fragilizado mas não menos perigoso.

Talvez discordem da minha avaliação. Podem dizer que está demasiado optimista, tendenciosa ou simplesmente absurda. É para isso que servem os comentários a posts. Venham de lá as vossas opiniões!

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Vitória Setúbal


(foto retirada do MaisFutebol)

Um jogo que se adivinhava fácil e acabou por ser mais que fácil, levando os 30 e tal mil espectadores ao mais puro tédio, só ultrapassado, no meu caso, com algumas conversas sobre o próximo jogo do campeonato, contra uma equipa que joga de vermelho e que não me lembro agora do nome. Enfim, vamos às notas:




BAÍAS





(+) Varela, mais uma vez. Esteve dinâmico, vivo e a impôr o respeito dos adversários e dos adeptos que já mostrou merecer. É, juntamente com Fucile, o jogador do FC Porto em melhor forma, e pode ser muito importante para a próxima semana, na Luz.

(+) Fucile é um jogador que agrada a qualquer portista e garantindo alguma imparcialidade, a todos que gostam de futebol. Quando não inventa e se perde nalgumas displicências que já foquei no passado é um homem de fibra, garra e que não desiste de nenhum lance, lutando até ao último segundo. Até sair, para descansar, foi dos poucos que tentou sacar alguns aplausos do público.

(+) Farías continua a marcar. Há coisas que não se explicam, como a falha dos centrais do Setúbal que lhe colocam a bolinha nos pés, mas o que é certo é que o argentino a mete lá dentro quase sempre que pode. Também é verdade que se tiver de ganhar a bola com luta não tem hipótese, tal é a falta de força e de velocidade, mas se marcar sempre que tiver hipóteses, como tem vindo a fazer...já vai chegando.

(+) Belluschi esteve bem e merecia marcar. Apesar de continuar a falhar bastante no último passe, tem contra si o facto de ser dos poucos que tenta de facto efectuar os passes de morte para os avançados e isso leva habitualmente a um rácio mais baixo de produtividade. Rematou várias vezes, acertou na trave e merecia marcar um golinho para levar para casa. Nota-se que começa a entrosar-se melhor com a equipa.






BARONIS





(-) O Setúbal é uma equipa fraca demais para estar na Liga Sagres. É frustrante ver que uma equipa que está a perder apenas por dois golos de diferença e enfrenta um adversário que é notoriamente um gestor de vantagens curtas...e não tenta sequer chegar-se à frente, para lá de um ou outro fogacho individual. É triste e é paradigmático da falta de qualidade da nossa Liga, onde perder por menos de três já não é mau. Manuel Fernandes, ao intervalo, disse aos jogadores para não serem ambiciosos porque arriscavam-se a ser goleados. Nem merece comentário.

(-) Marca Farías. Marca Varela. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ. Compreendendo a lógica da gestão de esforço e de evitar lesões e dar algum descanso às pernas, não posso deixar de achar frustrante estar 65 minutos a ver uma equipa a trocar a bola no meio-campo em vez de tentar premiar os adeptos que lá se deslocam. Fraco.

(-) Rodríguez. Estou a apostar nele para o onze na Luz, especialmente pela capacidade de luta e de adaptabilidade táctica, mas o que ele tem feito é muito pouco para merecer a titularidade. Já o disse e repito, concordo com o meu amigo de Porta quando diz que é o único extremo no mundo que não consegue fintar um defesa. Está mais magro mas não chega.


Foi fraquinho mas o que interessava era mesmo a vitória. Três pontos no saco e um próximo Domingo que se prevê ardente. Boa semana para todos!

Leia Mais...

© 2008 Por *Templates para Você*