Uma pequena diferença, parte II

Em Portugal: Túnel, pontapés, stewards, castigos, reduções, controvérsia, manifestações, insultos, desvalorização, tumultos, violência, influências, suspeição.

Na Alemanha: Garrafa, castigo, suspensão.

Estão a ver a diferença?

PS: Obrigado, Francisco.

Leia Mais...

Hitler está vivo e surfa com Élvis no Hawai!

Know your enemy, diz Zach De La Rocha dos Rage Against the Machine, e diz bem. Costumo visitar blogs do FC Porto mas também do Benfica e do Sporting, para saber o que por lá se diz sobre nós, Portistas, até porque creio ser necessário para um blogger estar atento às diversas formas de escrita e de ver o mundo que por aí vão proliferando a cada dia que passa.

Hoje, num passeio não muito entusiasmante pela blogosfera futebolística, recheada de elogios ao Messi e fugazes comparações a Hulk em termos da importância para o clube, antevisões líricas do jogo de Anfield e róis (rol em plural...é assim que se escreve, fui confirmar, carago!) de eventuais treinadores para o Sporting, deparei-me com esta pérola. Um blog que não conhecia e que se chama "Eu só quero o Benfica Campeão".

Para além do grafismo moderno e das linhas estéticas apreciavelmente espartanas e bem delineadas, juntamente com palavras como "Brazil" ou "concelhos matrimoniais", o rapaz que o escreve (JJD) teve a presença de espírito habitualmente associada aos lagartos que povoam o deserto do Gobi e colocou no site um video com um programa que habitualmente passa na BenficaTV, que dá pelo nome de 45 minutos, e que aparentemente se dedica a emular uma conversa de café entre três garbosos rapazes, cada qual com as suas manias e trejeitos. O tema deste programa, pelo menos desta edição, era o nosso Antero Henriques, ou como foi considerado ao longo do programa, "esse cavalheiro".

Das inúmeras expressões geniais que fui ouvindo, eis uma pequena amostra:

  • "lambe-botismo"
  • "it's a fíne line" (sim, com o "i" acentuado)
  • "corporeite guvernânce"
  • "vamos ouvir a transcrição de mais uma escuta"
  • "o lobby de Coimbra"
  • "qualquer 'coisa' está no camarote"
O link para o post com o video está aqui. Vale a pena perderem 45 minutos a ouvir aquela malta. Acreditem que qualquer semelhança com um mundo coerente e de gente normal é pura coincidência.
Não questionando o conteúdo das escutas, que apesar de relativamente bem interpretadas por dois geniais actores vocais, houve algo que neste programa me fez lembrar do Meaning of Life, dos Monty Python.

Assin sendo, aqui fica a minha resposta:


Quem quiser dar lá um salto e escrever qualquer coisa simpática na caixa de comentários, esteja à vontade. Sugiro o seguinte:


Caro JJD,


Conselhos escreve-se com "s", não com "c". E Brazil é inglês, rapaz, aqui diz-se Brasil. 
Para além disso, adoro o site, está digno da tua classe e bem compostinho. E os artigos são do melhor! Sai, Lobo Antunes, tens concorrente!


Respeitosamente, 

Leia Mais...

Uma pequena diferença

Estamos a terminar o campeonato e apesar de ainda termos hipóteses de marcar presença na Champions' League, esse cenário afigura-se como cada vez mais complicado jornada após jornada. Para termos uma ideia do quão importante a participação na Liga dos Campeões, é preciso ter em conta que só este ano vamos receber quase 20 milhões de euros, segundo contas feitas pelo Sou Portista Com Muito Orgulho, valor que será bastante reduzido na época 2010/2011, caso não nos qualifiquemos.

Em termos de ordens de grandeza, precisamos deste dinheiro para competir com os grandes do futebol europeu. Hoje leio isto:



E depois podemos ler isto:



Estão a ver a diferença? Eu troco por miúdos:

Man Utd (Nike): 300 M€ por 14 anos = 21 M€ / ano
Liverpool (Adidas): 150 M£ (cerca de 170 M€) por 10 anos = 17 M€ / ano
FC Porto (Nike): 11,1 M€ (máximo de 14,8 M€) por 4 anos = máximo 3,7 M€ / ano

Percebem?

Leia Mais...

Devia ser proibido


Aquele rapaz que joga com a camisola número 10 do Barcelona não devia poder jogar à bola com o resto dos meninos. Só serve para fazer com que os outros se sintam mal e deprimidos por não conseguirem fazer as coisas que ele faz.

Já agora, e para os que não repararam, aquele foi o mesmo Arsenal que nos enfiou cinco no pandeiro. Ainda bem que não apanhamos este Barcelona, porque acho que o placard electrónico do Dragão não aguenta com resultados de dois algarismos.

Leia Mais...

Howay the Toon!


Uma pequena nota para me congratular pela subida de divisão do Newcastle United. É o meu "segundo" clube desde há muitos anos, fruto da admiração que tinha por aquele que na altura era um dos meus jogadores preferidos, Peter Beardsley, que se transferiu de volta para o clube em 1993 e que depois foi acompanhado em 1996 por outro que fazia as delícias de qualquer adepto de futebol, Alan Shearer. Ouvindo a música de Mark Knopfler a marcar a entrada da equipa em campo, tudo me levava a gostar do clube e ao ver as parecenças com o meu clube de sempre (ambos nortenhos, com adeptos fervorosos e orgulhosos do seu legado e simbolismo, lutadores contra poderes centralistas e símbolos da região onde cresceram) acabei por ficar fã, apoiado na força e irreverência da juventude.

No ano passado, graças a uma combinação de más decisões de gestão, fracos resultados económicos e uma pobre campanha na Premier League, o Newcastle desceu de divisão. Ontem, a 5 jogos do final da temporada no Championship, o Newcastle United venceu o Sheffield United por 2-1, garantindo a qualificação automática para a Premier League 2010/2011, voltando ao convívio entre os grandes do futebol inglês, e assegurando que vou poder ver os seus jogos na SportTV, ao invés do que tem acontecido durante este ano, onde tenho acompanhado as fortunas dos Magpies através de sites mais ou menos bem concorridos.

Howay the Toon!

Leia Mais...

Maquiavel azul-e-branco (I)



"Um príncipe, portanto, deve aconselhar-se sempre, mas quando ele queira e não quando os outros desejem; antes, deve tolher a todos o desejo de aconselhar-lhe alguma coisa sem que ele venha a pedir."


Contexto original: O Príncipe, capítulo XXIII
Contexto actual: Liderança de Pinto da Costa


Leia Mais...

Votação: Vamos chegar ao 2º lugar?



Para sermos realistas, há que apontar para fins próximos e não inatingíveis. Assim sendo, e considerando a fraca campanha deste ano, avaliemos a fé azul-e-branca perguntando: vamos chegar ao segundo lugar? As respostas foram:
  • Sim: 85%
  • Não: 15%
Tal como aconteceu antes da Taça da Liga, a malta está com esperança em ultrapassar o Braga (já que o Benfica só não será campeão se acontecer uma catástrofe), e crê que nas 5 jornadas que restam ainda temos hipótese de ganhar os 5 pontos que precisamos, já que se terminarmos empatados, temos vantagem no confronto directo. Força, rapazes!

Próxima votação: Caso Jesualdo saia, qual o treinador para o FCP?

Leia Mais...

Pergunta da Semana @ Mística do Dragão

Ia escrever sobre isto mesmo mas alguém se antecipou.

Fico a tentar perceber exactamente a mesma coisa, André!!!

Leia Mais...

Porta da Ravessa Cup?

Depois da Unicer decidir que não faz mais sentido apoiar uma Taça que só dá chatices e acaba por penalizar mais que beneficiar a marca, só espero que reoriente o guito para o(s) clube(s) que apoia...

Unicer deixa de apoiar Liga de Honra e Taça da Liga
in Público

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs Marítimo






(foto retirada do MaisFutebol)

Quem se atrasou na entrada para o estádio, talvez para fugir à chuva ou até porque estava a comprar umas amêndoas de última hora para o almoço Pascal, terá estranhado que aos 29 segundos o Marítimo estivesse na frente. Apesar desse percalço, o FC Porto recuperou bem e acabou por vencer com justiça, pese embora a quantidade enorme de lances de perigo perto da nossa baliza, quase todos encontrando um Helton seguro. Destaque da noite, principalmente Falcao pelos golos (o primeiro então, meus amigos, valeu a pena) e Hulk, com uma exibição muito boa. Adelante a las notas:





BAÍAS





(+) Falcao. O primeiro golo é uma obra de arte. Com um movimento que teve tanto de leve como de perfeito, o colombiano fez um pontapé de bicicleta de levantar o estádio, aparecendo na zona fulcral, na primeira clara oportunidade de golo, a marcar pontos na luta pelo melhor marcador do campeonato, somando mais um tento na segunda-parte. É uma mais-valia na equipa, sem dúvida, pela luta e pela eficácia, algo que não parecia ter no início do campeonato.

(+) Hulk. Aquela jogada em que desfaz o defesa-esquerdo do Marítimo e arranca um balázio que Peçanha ainda deve estar a lamentar o calor nas mãos com que ficou depois de o defender...seria um golo de antologia. Não entrou esse mas entrou outro, mais banal, ao contrário do rapaz que o apontou. Hulk mostrou que nestes jogos contra equipas mais pequenas, com defesas menos habituados a marcar jogadores de força e velocidade como ele, é muito importante e é daquele tipo de jogadores como Ronaldo e Messi, que não podem sair do jogo porque a dada altura podem criar desiquilíbrios que decidem uma partida. Hulk está de volta, e este Hulk parece diferente do que vimos no primeiro terço do campeonato. Está confiante, joga com alegria e assim é muito mais útil.

(+) Helton. Segundo Baía seguido para Helton, depois da boa exibição no Restelo, a mostrar que continua a ser a melhor opção para a baliza portista. Algumas defesas em bom estilo, incluindo uma que aposto que ainda está a pensar como é que a bola foi ter direitinha a ele, mas o que mais fica na retina são as bolas que, ao contrário de outros tempos, agarra tranquilo. Continua a falhar um pouco na reposição para o contra-ataque...mas não é o único culpado, já que a maioria da malta parece ficar apática à espera que Helton coloque a bola directamente na baliza adversária...






BARONIS





(-) Fernando. A época de 2009/10 está a ser bem mais fraca que a anterior, e isso reflecte-se no jogo da equipa. Fernando parece mais apático e acima de tudo bem mais nervoso, como hoje se viu no lance do golo do Marítimo, onde entregou o proverbial ouro ao bandido ainda durante o primeiro minuto de jogo. Levou um amarelo por uma falta ridícula, em que todo o estádio se apercebeu que o brasileiro ia entrar a varrer, o que condicionou a actuação durante o resto do jogo. Continua a ter grandes dificuldades em fazer passes verticais e se não fosse o facto de ser o único trinco natural do plantel, já merecia descansar uns joguitos. Continua a ser um bom jogador mas sem ter a cobertura que Meireles lhe dava no ano passado, Fernando perde bastante na ocupação de espaços e no comando do meio-campo defensivo que, convenhamos, não tapa os espaços como devia...


(-) Cobertura do meio-campo defensivo. ...e depois é o que se vê. Qualquer pessoa que vê um jogo do FC Porto rapidamente se apercebe do espaço que os jogadores adversários têm para jogar dentro do nosso meio-campo. É absurdo que possamos deixar os oponentes galgar terreno à vontade, metros atrás de metros percorridos sem um semblante de pressão defensiva, sem uma tentativa séria de interceptar a bola, com a linha defensiva a recuar constantemente e o meio-campo, mal posicionado, a deixar jogar. A táctica que Jesualdo tem usado nos últimos jogos, um híbrido de 4-5-1 a defender e um 4-4-2 assimétrico a atacar, deveria ajudar a cobrir a defesa, aliás como se viu razoavelmente bem contra o Belenenses, mas o que de facto aconteceu hoje foi que depois da saída de Meireles, o nosso meio-campo ficou entregue a Fernando (muito próximo dos centrais), Guarín (no mundo do lá lá lá como de costume) e a Belluschi, que corre muito mas nunca no sítio certo. A entrada de Tomás Costa não ajudou, e Valeri então nem se fala. É o factor mais importante a corrigir actualmente no FC Porto, bem mais que as subidas destravadas de Miguel Lopes ou a ausência de apoio a Falcao no centro do ataque.



Foi até agora um fim-de-semana tranquilo, tenho pena que o Guimarães não tenha conseguido sacar pelo menos um pontinho em Braga, mas o destino não quis. Continuamos a lutar até ao fim, e hoje vi mais engenho que empenho e mais arte que suor, mas ainda assim vencemos sem grandes preocupações, com eficácia e jogo simples. Tivesse sido sempre assim...

Leia Mais...

© 2008 Por *Templates para Você*