Votação: Guarín fica para 2010/2011?


Quem segue o Porta19 sabe que tenho dois jogadores do actual plantel que me enchem as medidas em termos de discórdia das opções do treinador: Guarín e Mariano. Não creio qestar muito longe do sentimento portista quando se encontram perante sentimentos ambivalentes no que diz respeito a estes dois rapazes, que são ao mesmo tempo esforçados e infelizes, com muitos jogos maus intercalados por boas exibições. Mariano teve um papel preponderante no final da época de 2008/09 e Guarín está a fazer o mesmo este ano, curiosamente no final do segundo ano ao serviço do clube. Questiono-me, por isso, se vale a pena manter o colombiano no plantel para o próximo ano. As respostas estão abaixo:
  • Sim: 78%
  • Não, vende-se: 21%
  • Não, empresta-se: 0%
Não posso dizer que esteja muito surpreendido com os resultados, particularmente com a boa forma de Guarín neste final de época, mas questiono-me se não será uma questão de tempo até o colombiano voltar à má forma habitual. A subida pode estar relacionada com a alteração táctica, mas só o tempo o dirá...

Próxima votação: Bruno Alves chegou ao fim do ciclo no FC Porto?

Leia Mais...

David e as hipóteses

Ontem, no rescaldo do anúncio dos 24 pós-pré-mas-não-definitivos jogadores que vão-talvez-não-se-sabe representar a nossa Selecção na África do Sul, ouvi os sempre interessantes Rui Santos e David Borges a comentar as escolhas de Queiroz. Rui Santos já se sabe que é um senhor simpático, afável e bem parecido, ao passo que David Borges é um humorista da melhor safra, bastando recordar aquele excelente programa de humor que passava nos primeiros tempos da SIC, os "Donos da Bola", em que debitava hilariantes rábulas sobre...tudo que fosse azul-e-branco, no fundo.

David Borges continua a grande nível, como se pôde ver e ouvir ontem à noite. A uma dada altura disse qualquer coisa como isto enquanto comentava a não-convocação de Quim:

"Não quero questionar a honestidade intelectual de Queiroz, mas o que é certo é que Quim não é convocado depois de uma boa temporada."


Aqui há uns tempos ouvi Jon Stewart comentar uma situação idêntica, por isso vou tentar traduzir o que ele disse:

"Não é que esteja a dizer que a sua mãe é uma prostituta...mas não acha estranho que ela leve na febra por dinheiro?!"

And...scene.

Leia Mais...

Lixo


Junto-me aos blogs portistas que têm divulgado este vídeo. A pessoa que fala é ex-inspector da PJ, chama-se Pragal Colaço e é claramente uma besta.

Leia Mais...

Quatro dragões lusos no Mundial


Estão escolhidos os primeiros 4 dragões para o Mundial:

  • Beto
  • Rolando
  • Bruno Alves
  • Raul Meireles

Sejam humildes quando jogarem e dignos quando se sentarem no banco.
Mostrem que o orgulho de representar a Selecção é equiparável à honra de vestirem de azul-e-branco.
E quanto mais não seja, vejam lá se ajudam a passar a primeira fase. Ficar pelo caminho era chato.

Leia Mais...

A Porta 19 reabriu!

Estou de volta. Nem o estupor das cinzas me impediram de regressar, ainda que não a tempo de ver o jogo em Leiria e mesmo tendo de ver a cobertura mega-hiper-macro-alargada da vitória do Benfica, cá estou pronto para novas conquistas.

Terminou o campeonato com o vencedor há muito anunciado. Para além das eventuais jogadas de bastidores foi um título merecido e só espero que para o ano possa dizer o mesmo sobre o meu clube. Glória aos vencedores, honra aos vencidos e Honra para os mais vencidos de todos, Belenenses e Leixões. Adeus e até qualquer dia.

Venha o Chaves, rápido! Ainda há bilhetes?...

Leia Mais...

Baías e Baronis - Leiria vs FCP


Não tendo visto o jogo, graças à excelente box da Zon que me permite agendar as gravações...mas que aparentemente só grava se lhe apetecer, o que não foi o caso no Sábado. Vi apenas um resumo de 8 minutos, por isso não vou sequer atrever-me a falar bem ou mal de quem quer que seja. Do que vi valeu pelos golos de Falcao (ainda que o penalty que deu origem ao segundo ser no mínimo duvidoso) e a continuação da veia goleadora de Guarín. Raios o partam, cheira-me que vai mesmo ficar no plantel...

Enfim, venha de lá a final da Taça!

Leia Mais...

Um pequeno hiato


O Porta19 vai fazer uma pequena pausa para reorientação de ideias. Que é uma forma tecnocrática de dizer que vou tirar umas pequenas férias e regresso no Domingo. Até lá dêem uma vista de olhos pelo arquivo, quem sabe se descobrem alguma pérola que eu tenha escrito e que nunca tenham lido ou que já não se lembrem. No panorama futebolístico, que ganhemos em Leiria, que o Falcao ultrapasse o Cardozo e que a Carglass funcione bem na reparação dos vidros do autocarro do Benfica. Era uma pena se alguém apanhasse uma pneumonia.

Leia Mais...

Votação: Caso Jesualdo saia, quem gostava de ver como treinador do FCP?


Muito se tem falado da não-continuidade de Jesualdo ao comando da nau portista, e depois de uma época onde não foram atingidos os objectivos a que se propôs, aproxima-se a altura da decisão. Com os adeptos em crescendo no apoio à equipa, persiste alguma desconfiança perante a presença ou não do nosso treinador no banco para a próxima temporada. Assim sendo, perguntei ao povo que por cá passa quem gostariam que fosse o próximo treinador do FC Porto no caso de Jesualdo abandonar (ou ser obrigado a abandonar, entenda-se) a liderança. Os resultados deste extensa votação, que durou quase 3 semanas, são os seguintes:
  • André Villas-Boas: 20%
  • Carlos Carvalhal: 7%
  • Domingos: 18%
  • Jorge Costa: 5%
  • Paulo Bento: 30%
  • outro (Português): 1%
  • outro (Estrangeiro): 15%
Ora isto é que foi uma surpresa. Há algum tempo que ando a pensar que o próximo treinador será de facto Paulo Bento (apesar de não ser a minha opção pessoal), mas surpreendeu-me a diferença não para Villas-Boas mas para Domingos, que pensei ser o mais desejado pelos Portistas. Enfim, há coisas que ainda nos surpreendem!!!

Próxima votação: Guarín deve ficar para 2010/2011?

Leia Mais...

Baías e Baronis - FCP vs SL Benfica












(foto retirada do MaisFutebol)

Dirigi-me para o Dragão com sensação de clássico. Creio que nenhum Portista estaria convencido que o jogo seria fácil e acredito que poucos acreditavam numa vitória. Muitos sentiam uma força de vingança, de mostrar em campo que a equipa que temos e que o futebol que mostramos tinha de ser suficiente para vencer o anunciado campeão da Liga 2009/2010, bastando para tal que houvesse empenho, garra e alma portista. Ninguém, decerto, acreditava que iríamos vencer por 3-1 depois de estar a jogar com 10 durante mais de 30 minutos. Ganhámos, com justiça e com suor, num clássico à antiga. Vamos a notas:





BAÍAS





(+) Ambiente (a parte boa). Quem ainda se lembra dos clássicos nas Antas teve de certeza um pequeno flash-back. Foi um jogo tenso, com pressão vinda das bancadas, cânticos constantes, insultos a voar de um lado para o outro, muitos nervos e várias explosões autênticas de alegria e de júbilo com os golos apontados por uma e por outra equipa. Para lá das partes más (com análise abaixo, nos Baronis), foi um Porto-Benfica como devia ser, com apoio total dos adeptos às suas equipas, com fibra e "luta" de incentivos. Deu gosto ver o jogo ao vivo, especialmente para quem vai ao Dragão para ver jogos contra Navais, Rios Aves e Olhanenses, sem intensidade, sem paixão e sem chama. Estes são os jogos que levam a malta a sair de casa e a dirigir-se para o estádio!

(+) Espírito guerreiro. Onde estava esta alma, esta vontade, esta determinação? Se tivéssemos jogado com metade desta força de vitória durante o resto do campeonato não estaríamos agora a lamentar a terceira posição e a fazer contas para perceber se a Liga Europa vai ter alguma piada. Fomos, como disse Jesualdo, heróicos. Houve luta, suor, empenho, chama, tudo que os adeptos há tanto tempo pedem e raramente viram esta temporada. Apareceu na altura certa, mas foi tarde. Valeu o esforço, rapazes.

(+) Bruno Alves. Magistral no lance do primeiro golo, onde voou por cima de Luisão, manteve uma coerência impressionante durante toda a partida, não dando grandes hipóteses a Cardozo. Ao contrário do que tem acontecido noutros jogos "grandes" (como foi exemplo o triste espectáculo que protagonizou no Algarve na final da Carlsberg Cup) esteve impecável nas marcações e abdicou das entradas violentas e excessivamente agressivas para voltar a ser o Bruno Alves que todos queremos, líder, rijo, duro, capitão. De notar que não tentou marcar um livre que fosse. É questão de perguntar: "só agora, Bruno?"

(+) Belluschi. O golo que marcou fica para sempre indelével na memória dos portistas que viram este jogo ao vivo, tal como o de Mariano ao Sporting, também este ano. É um portento de espontaneidade, de garra e de vontade, que mostrou durante todo o jogo, ainda que com poucos resultados práticos. Gostei de o ver a meter o pé aos lances, a lutar e a guerrear com o adversário.

(+) Guarín. Na TSF foi eleito melhor jogador em campo por unanimidade. Não concordo mas admito que não esteve mal, particularmente na segunda parte, já que nos primeiros 45 minutos pareceu um pouco perdido face ao melhor e mais bem entrosado meio-campo benfiquista. Teve azar no remate ao ferro porque seria mais um golo genial. Parece estar a conquistar os adeptos, mas chega tarde e já está no sopé de uma montanha bem alta...


(+) Beto. Mais um belo jogo, com algumas excelentes defesas a remates contrários e uma segurança quase imbatível a sair dos postes para cortar a soco diversos cruzamentos adversários. Continua a marcar pontos para ser escolhido por Queiroz.






BARONIS







(-) Hulk. Mais uma vez mal. É triste ver potencial a ser desperdiçado e no caso de Hulk volto a bater na mesma tecla (calma, Farías, não é para ti). Distraído, lento e desesperadamente ineficiente, continua a cometer os mesmos erros que mereceu diversos Baronis aqui na Porta 19. Tem muito que crescer.


(-) Dualidade de critérios de Olegário. Quando o Dragão se levanta a clamar justiça pelas sucessivas simulações de Coentrão e Di María depois da expulsão de Fucile exactamente pelo mesmo gesto, levantei-me também. Fiquei rouco a gritar, ficamos todos indignados com a exultante e absurda dualidade de critérios de Olegário. Jesualdo chamou-lhe cobarde. Assino por baixo.




(-) Ambiente (a parte má). Num jogo destes, com a malta animada com o que acontecia dentro das quatro linhas, há sempre gente a querer estragar a festa. Não aponto nomes ou cores porque o problema é transversal, mas o que se continua a passar nos assuntos extra-futebol que continuam a transformar um espectáculo lindo e vibrante como vivi hoje no Dragão tem de ser analisado e revisto pelas forças de autoridade e pelos organismos que as regem. Vi polícias a organizarem muito bem os cordões de segurança na parte exterior do estádio e muitos adeptos a protestar não sei muito bem com o quê. Vi petardos a serem atirados na direcção de zonas com público, rebentando estrondosamente e perigosamente perto das pessoas que assistiam ao jogo. Vi isqueiros, paus e bolas de golfe a serem arremessadas para o relvado. Vi um espectáculo degradante que só mostra que continua a haver dois tipos de pessoas que vão à bola: os que vão ver o jogo e os que vão para tentar que o jogo acabe. Estou no primeiro grupo e lamento que o segundo grupo exista.




Parafraseando um colega de Porta que costuma ver os jogos num estado bastante enervado: "Aqui em nossa casa só festejamos nós, caralho!". Acertou. O festejo, no entanto, dura pouco e sabe a ainda menos. Mas valeu a pena por aqueles noventa minutos em que o nosso Golias acertou no Golias deles com uma pedrada mesmo no meio da tromba. O Benfica será muito provavelmente campeão e sê-lo-á com mérito, depois de um campeonato bem acima dos rivais, mas hoje, naquele estádio, naquele momento, fomos nós os campeões. Fomos nós que mostrámos que ainda temos fibra e alma de vencedores. Fomos nós que demos provas que estaremos cá de volta ao Dragão em 2010/2011 com mais vontade, com mais garra, com mais sede de vitórias. Fomos nós que ganhámos. E ganhámos bem.

Leia Mais...

FCP vs Benfica - parte VI


"Acredito piamente que o momento mais brilhante na vida de um homem, aquele instante de satisfação que ele vai recordar com mais carinho e nostalgia, é aquele singelo momento em que trabalhou arduamente para uma causa justa e nobre e cai exausto no campo de batalha - vitorioso."


Vince Lombardi
(treinador de futebol americano)



Domingo.
20h15.
É este o espírito.

Leia Mais...

© 2008 Por *Templates para Você*