O Top10 das assistências

Tenho lido menções em vários blogs benfiquistas à posição do clube na tabela de assistências de jogos de futebol disputados na Europa durante a época de 2009/2010, onde ficaram na 10ª posição. Eis as posições interessantes, retiradas daqui:



1. FC Barcelona (Esp) 78 000 espectadores
2. Borussia Dortmund (Ale) 77 248


3. Real Madrid (Esp) 75 133
4. Manchester United (Ing) 74 864
5. Bayern de Munique (Ale) 69 000
6. Schalke 04 (Ale) 61 327
7. Arsenal (Ing) 59 927
8. Hamburgo (Ale) 55 240
9. Inter de Milão (Ita) 55 149

10. BENFICA (Por) 50 033
(...)
43. FC PORTO (Por) 33 464
(...)
63. SPORTING (Por) 24 606


O fulano que publica esta tabela conclui brilhantemente: 




Se dúvidas havia na cabeça dos Anti-Benfiquistas agora podem coçar a pulga, pois estão desfeitas neste estudo.
Somos os maiores em Portugal e sem comparação, os corruptos estão 33 lugares atrás  e os lagartos a 53 lugares atrás do nós, COITADOS e querem comparação nos Direitos Televisivos e de Marketing.

Temos de ter obrigatoriamente que estar no mínimo 40% acima da escória do norte.



Típico, arrogante...e falacioso. É habitual nos adeptos de futebol terem memória curta, que é facilmente reavivada com uma simples consulta ao site do FutebolFinance, a partir do qual conseguimos compôr a seguinte tabela:

Uma análise fria indica uma recta descendente nos adeptos sportinguistas, a oscilação mínima nos adeptos do FC Porto, com uma descida clara este ano fruto das más exibições, o que se compreende, e uma astronómica subida de 40% (!!!) em termos de números brutos este ano, mérito do bom futebol apresentado e da posição na tabela.

Ainda mais interessante, quando observamos as taxas de ocupação dos estádios...apenas este ano conseguiu o SLB atingir a nossa "habitual" taxa de ocupação de 77%, o que tendo em conta a zona urbana onde os clubes se encontram e a propalada taxa de adeptização (ó pra mim a inventar palavras) de 60% de portugueses sendo benfiquistas, haveria uma obrigação de ter o estádio regularmente bem mais composto.

Por isso, caros amigos, não vamos ser voluntariamente imbecis, pode ser?

19 comments:

Luis Pinho disse...

Não é voluntário, é de nascença... Mas graças a Deus que existem pessoas do Benfica que não têm palas

J.B. disse...

Não têm palas e nem comem palha... Ah,e também o calçado não é pregado aos cascos.

Steve Bracotelli disse...

Mas isto (audiências e bilhetes vendidos) é uma coisa que eu dou de barato. Não há duvida nenhuma que o benfica tem mais adeptos que o FC Porto ou qualquer outro clube português, por isso, e como bem dizes no post, até teriam obrigação de ter números mais altos, por comparação.
O problema, para eles e para quem faz as contas, é que os números reais são mais baixos do que é assumido como facto. Desde que há uns anos falaram em 6 milhões o numero colou e nunca mais o largaram. No entanto um novo estudo feito há 2 anos em que foi usada uma amostragem mais elevada e como tal mais correcta, dava qualquer coisa do género (não tenho o artigo por isso os números que a seguir digo é o que me lembro, mas sei que se não tiverem certos não é por muito) em adeptos, o benfica tem um pouco mais de 4 milhões, o FC Porto tem perto dos 3 milhões e o Sporting tem cerca de 2,5 milhões de adeptos.
Sendo que os restantes clubes têm os restantes adeptos que perfazem o total da população portuguesa, divido de diferente forma entre eles, lembro-me que o Guimarães tem um numero alto comparado com os restantes mas não me lembro desses números.
A nível internacional (onde o benfica entra nas contas da 1º parte do post) acredito que têm também mais adeptos que os outros "grandes" portugueses, mas nem todos os portugueses que vão ver os jogos do benfica são adpetos deles. Na comunidade emigrante há muito a convivência entre adeptos de diferentes clubes e que vão ver juntos os jogos da equipas portuguesas quando estas jogam relativamente perto. Aliás, este mesmo principio também se aplica ao FC Porto e Sporting.
A comunicação social é que gosta de salientar o que lhes convém e normalmente o que lhes convém é endeusar o benfica, porque eles bem sabem que nos jogos do benfica estão muitos portugueses que não são adeptos do clube:
http://videos.sapo.pt/mezoGQybMEIlzT6oRCTp <-- vejam quem vai mais depressa em auxilio da vitima dos seguranças extremosos.

Steve Bracotelli disse...

A propósito de números de adeptos lembro-me até de há duas ou três semanas atrás no programa Dia Seguinte o Cervan depois de ter lido o mesmo artigo que eu tinha lido algures naquele dia (sei é que a fonte era insuspeita pois era ligada ao clube da luz, logo não se pode duvidar do numero), que dizia que o benfica tem na Europa cerca de 16 milhões de adeptos, pegou no artigo e com um conveniente engano de memória disse que o benfica tinha 26 milhões de adeptos e houve alguém que lhe perguntou se não seriam 16 e ele retorquiu dizendo que não de certeza, que era mesmo 26 e então o outro na brincadeira disse-lhe que até podia dizer que são 36 milhões que não ia preso.
Ora lá está, é mais uma treta que dita por um benfiquista na televisão leva a que aqueles que muito querem acreditar no que lhes dá jeito e nos dias a seguir vêm com a conversa que são 26 ou 36 milhões na Europa. São cerca de 16 milhões e dito por um tipo que fez a contagem por encomenda do clube que lhe paga, no entanto procurei uma fonte mais credível de números de adeptos de clubes de futebol a nível mundial para ver se via alguma coisa sobre clubes portugueses. Saiu.me um artigo da ESPN que só li o 1º paragrafo que era onde estava o nome dos clubes e depois no resto do texto explicava as contas (de onde vinha cada parcela do somatório, de cada clube) e não aparecia nenhum clube português. Mas o 1º não esqueço, nem qual era nem o numero. Real Madrid = cerca de 300 milhões de adeptos em todo mundo, que me lembro que dizia que a maior parte estão na América do Sul, mas também tem muitos adeptos no oriente, curiosamente na Europa (por comparação com as restantes partes de onde vinham as várias parcelas) era um numero pequeno.
Depois uma coisa que poucos sabem, há clubes na Índia e Egipto e outros países orientais que têm aos 30 e 20 e 40 milhões de adeptos e que são só da zona onde estão esses clubes.
É por isso que quando ouço benfiquistas dizerem que são um colosso e sem igual em números de adeptos me dá muita vontade de rir. Se ao menos eles não emprenhassem pelos ouvidos e procurassem saber se são verdades as histórinhas que lhes contam, seriam mais modestos e mais reais, mas depois era mau para tantas outras coisas. Deixá-los andá-los, como dizia o outro.

Steve Bracotelli disse...

Não. Não me canso de escrever e nem de ler. Gosto.

João Inocêncio de Vale e Azevedo Calabote disse...

Neste artigo podiam era também dizer o quanto o benfica "abixa" pelos adeptos, à imagem do senhor colaço, que têm.

MaisFutebol:
"A Comissão Disciplinar da UEFA multou o Benfica em 70 mil euros pelo uso de tochas e lançamento de petardos durante o jogo com o Liverpool, da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa.
A partida ficou marcada pelo rebentamento de dois petardos junto ao relvado, motivo que chegou a levar à interrupção do encontro.

O Benfica venceu por 2-1 na Luz, tendo sido eliminado depois de perder em Liverpool (1-4). "

João Inocêncio de Vale e Azevedo Calabote disse...

Mais um assunto fora do tópcio, eu sei, mas...
E esta noticia, hein?
http://desporto.sapo.pt/futebol/artigo/2010/05/20/pj_constitui_arguidos_nove_adept.html

Depois de esta no inicio da época já não deve ser difícil qual será o clube em questão.
http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=1879ea25-ed3a-462e-b1ab-8e6b4f71169b&idCanal=00000280-0000-0000-0000-000000000280

Eu não leio a imprensa "cor de rosa escuro" mas ao procurar por esta ultima noticia encontrei o link do recort e achei que era o mais indicado para usar pois é uma espécie de usar a munição dos rivais para os atingir.

João Inocêncio de Vale e Azevedo Calabote disse...

Esta já tem a ver com o artigo, mas de forma indirecta.
"Na tarde de terça-feira estavam vendidos apenas 12 mil dos 60 mil bilhetes disponíveis para o Gillette Stadium, palco do encontro desta madrugada (1h em Portugal ). Os ingressos custam entre 40 e 100 dólares.Também os responsáveis por um jantar com sócios e adeptos marcado para quinta-feira se queixam de pouca procura. «Como o Benfica é campeão, devia estar mais pessoal. Esperávamos melhor», diz Armando Ferreira, presidente da Casa do Benfica de Fall River, numa altura em que restam 150 dos 500 bilhetes postos à venda."

Jorge disse...

já tinha lido a primeira notícia mas não me lembrava da segunda...espero por confirmação oficial, se bem que não me parece que seja o Oriental nem o Belenenses, muito menos o Sporting...;)

penta1975 disse...

@ Steve

deixa lá os números.
o importante é que, mesmo sendo adeptos de um «clube regional», conquistámos (e conquistaremos, certamente!) títulos únicos que nem um «glorioso» clube conseguirá num Futuro recente. e conseguimo-los dentro do campo, sem recurso a jogos de Secretaria e/ou de Túneis e outros quejandos - tão habituais nesse clube (a última notícia refere pressões a árbitros de futebol...)

@ Jorge

o teu blogue está cada vez mais acutilante. MUITOS PARABÉNS! ;)

saudações PENTACAMPEÃS!

Jorge disse...

é verdade, mas por sermos de um clube regional como tanto se fartam de apregoar, temos de fazer ver aos meninos citadinos que nem sempre têm razão e que a demagogia por vezes é parva...

e obrigado pelo elogio! faz-se o que se pode! :)

miguel disse...

Bom dia

Estes números refletem apenas a boa época do SLB e o futebol que se praticou na Luz. Quanto melhor é o espectáculo oferecido maior será a procura. Quanto ao número de adeptos, a mim tanto me dá que sejam 6,5,4,3,2,1 ou 0.5 milhões, não é isso que traz títulos.

Acerca do regionalismo, bem, de mim não ouvem isso, aliás até acho que o FCP já tem adeptos de Norte a Sul do País e nas regiões autonomas e como é óbvio, também muitos dos nosso emigrantes serão do FCP. Agora, quem contribui mais para esse chamado "regionalismo" são os vossos dirigentes (para não estar senmpre a falar no presidente) com as mesquinhas "guerras" Norte/Sul.

Mudando de assunto, queria deixar aqui, com a permissão do Jorge, um post que escrevi depois de um jogo do SLB. O post fala sobre o anti-benfiquismo do comentador da Sporttv, sei que exagerei, mas demonstra que a imprensa é parcial conforme a cor dos nossos óculos.
Aqui vai: http://notallisfootball.blogspot.com/2010/01/comentadores-televisivos-de-futebol.html
Cumps

Anónimo disse...

É fantástico ver os portistas preocupados com os números do Benfica. Já que gostam tanto de ler, procurem outro estudo muito interessante que conclui que, apesar de dominar o futebol português nos últimos 25 anos, o Porto equivale ao Sporting em termos de sócios, Sporting que pouco ganhou... agora verifiquem qual o clube no mundo com mais sócios? Interessa é quem paga! Ex: Façam as contitas 1.000.000 de espectadores no estádio. Se fizerem um preço médio de 15 EUR (estou a ser modesto! e ñão é como o Braga que passou 3 meses a oferecer viagens e bilhetes!), quanto é que dá? Ah pois é... lindo não é? Procurem ainda outro estudo: audiências televisivas - quais são os jogos de futebol do nosso campeonato com mais audiência? O Benfica é de longe o sustento do futebol português. Aliás, se não for nenhum adepto do Benfica ver qualquer jogo de futebol nos estádios dos adversários, muitos clubes teriam os estádios quase sempre vazios...

reine margot disse...

A mim não me admira nada a forma como essas contas são feitas! Os jornalistas até comparam remates com remates à baliza!!! o que interessa é que o clube do regime tenha tido mais; não importa o quê nem quando... (o problema é que o nosso ensino é muito mau, e na área da matemática ainda pior. Assim, todos engolem sem questionar...mas,afinal já desde o tempo do guteres que temos grandes craques nas contas, e vê-se como isto está!)
agora até vem para aqui um re-inventar a história do sustento... como é que se dizia no tempo da outra senhora: que beber um copo de vinho dava de comer a um milhão de portugueses?... ???

penta1975 disse...

@ anónimo

se nenhum adepto do SLB for ver qualquer jogo de futebol nos estádio dos adversário, posso garantir-te que, a partir desse (utópico) dia haveria algo que já não existe em Portugal há muito tempo: Paz.

quanto aos números que não apresentas, ao contrário do 'post' publicado, rebato-te desta forma: apresenta-os primeiro e depois "falaremos" melhor.
e, já agora, o clube do Mundo com o maior número de sócios pagantes é
o Barcelona - com mais de 163 mil sócios. "isto", no futebol "conhecido" - porque há clubes indianos de futebol com números bem mais interessantes...

saudações PENTACAMPEÃS!

ps: não te escondas no anonimato. pode ser sempre interpretado como cobardia. eu interpreto-o dessa forma.

Anónimo disse...

@ penta1975

Interpreta como quiseres, é-me indiferente. Já fizeste o teu julgamento, fica com ele. Para mim, o importante é a mensagem e o conteúdo que deixo neste blog. Há uma razão para apresentar-me como anónimo. Tão simples e tão ridícula que até te faria rir, mas não te vou dar esse gozo. Mesmo que me identificasse, ninguém aqui me conhece, excepto o autor deste blog, que curiosamente, identifica-me... pela forma como escrevo e pelo meu Benfiquismo. Engraçado não é? Deixo ficar assim. Quanto aos números, procuraos. Este blog não é meu, não o vou encher de dados sobre o Benfica.
Quanto aos sócios pagantes, basta abrires o livro dos recordes Guiness e verás qual o clube com mais sócios... mas caso não saibas, o Benfica já ultrapassou os 200.000 sócios.

@ reine margot: eu até fui bom aluno em matemática. A questão é que as palas nos olhos muitas vezes deturpam os números e há muito boa gente que habituou-se ao 2 + 2 = 5 (sim, os do regime, regime papal!). Depois há os que lutam para que 2 + 2 volte a ser = 4. E isto incomoda...

penta1975 disse...

@ anónimo

ao reler o meu comentário, esqueci-me de referir uma parte importante no seu teor: eu referia-me ao nr. de sócios pagantes - aqueles que efectivamente contribuem para a grandeza de um clube, e não aqueles "sócios" utilizados para fazer número em livros do Guiness. aliás, "Guiness" para mim é uma marca de cerveja...

sobre a questão do anonimato, refiro o seguinte: tens razão quando afirmas que neste espaço ninguém te conhece - é o mundo virtual no seu explendor. contudo, há uma enorme diferença entre um utilizador registado e um "anónimo". bem sei que são "teorias", mas, para mim, fazem toda a diferença. é que se eu lançar uma "posta de pescada" mais ressabiada, o administrador deste blogue saberá sempre quem eu sou.

são estas diferenças que nos separam também (entre Portistas e Benfiquistas) e que evidenciam os seus estilos de direcção antagónicos.
infelizmente, há sempre alguém que prefere a clandestinidade, o "à margem da Lei", o "anonimato" - veja-se o exemplo das «gloriosas» claques afectas ao clube da águia...

saudações PENTACAMPEÃS!

Anónimo disse...

@ penta1975

Essa generalizaçao é fantástica: eu sou Benfiquista, eu sou anónimo, logo eu sou clandestino, como são os Benfiquistas. Eu percebo, você como Portista prefere tudo às claras, especialmente quando sabe que tudo passa impune, tipo escutas... Na mesma, se o deixa mais descansado, e não quero contribuir para a insónia dos adeptos do Porto (para isso já chegam as boas exibições do Benfica!) o meu nome é Paulo. Não sou um penta1975 ou um GloriosoSLB2010 que não tira ninguém do anonimato. Uuupss Lá se foi a minha clandestinidade... mas uma bela Guiness já ia! Não é verdade caro Jorge :-)

Jorge disse...

ai não que não ia...ou isso ou uma Stella ;)

© 2008 Por *Templates para Você*