Um tipo honesto

Um jogador à Porto (aquele mito que perdura nos três maiores clubes portugueses, bem explanada pela expressão "à"), segundo a nossa perspectiva, é aquele rapaz que dá o litro em campo, que é positivamente agressivo, que sabe o seu lugar na equipa e no seio da estrutura e que não se coloca à frente da instituição. Joga simples, joga fácil e não tenta abusar da sorte nem tem tiques de vedetismo excessivo para lá do que o talento lhe permite. É para além de um bom jogador um bom homem de família, digno, respeitador e honesto.

Hoje em dia, no nosso plantel, temos um excelente exemplo da imagem mental de um jogador à Porto, personificado em Jorge Fucile.

Fucile (ou Fucíl, para Valdemar Duarte), depois de um excelente Mundial, chegou a falar do interesse de clubes italianos e alemães para a sua saída, nunca andou a pedir para sair, a reclamar melhores condições em público mas ao contrário de muitos outros, o Jorginho que até tinha razões para assumir essa posição, nunca o fez. A dignidade com que se apresentou fê-lo ganhar ainda mais adeptos entre dragões:

"Não estou desesperado para sair do FC Porto. Estou num grande clube, que me tem dado todas as condições para evoluir e não tenho pressa de sair. Tenho grande respeito pelo presidente, pelo clube, pelos adeptos, e por muito valorizado que esteja o meu passe, nunca me ouvirão dizer que gostaria de jogar neste ou naquele clube, enquanto for jogador do FC Porto. Uma coisa é dizer que gostaria de experimentar novas sensações, outra coisa, muito diferente, é dizer que pretendo sair do FC Porto. Não sou ingrato e gosto do meu atual clube. Sei que há clubes que estão a demonstrar interesse em contratar-me, o que é bom para mim. Mas no meio de tudo isto há um clube com quem tenho contrato e que merece respeito. O meu e o de outras pessoas."

23 Julho 2010

Ficou-me na memória. Gosto deste puto e aprovo a renovação até 2014. E é também por isto que lhe perdoo exibições como a de ano passado em Londres, onde não havia buraco suficientemente grande para se enfiar. Só gostava que não se pusesse a fintar meia equipa adversária sozinho para não vir a correr como um demente para ver se recupera. Mas isso, como se diz aqui no burgo, são outros quinhentos.

8 comments:

reine margot disse...

Felizmente aparecem jogadores como este que dizem que o Porto é grande! É que até nós adeptos com tantas saídas, às vezes quase que não acreditamos!
Que bom que isto aconteça, e que a SAD o premeie.
E, que ele corresponda em campo.

PS: Por acaso até acho que no ano passado em Londres, apesar de o Fucile ter falhado, quem falhou redondamente foi o Bruno Alves, e os 5 só surgiram por isso...

Tim disse...

Não sabia que havia tipos honestos no F.C.Porto...

Jorge disse...

@reine: não concordo, ano passado o jogo em Londres foram 10 jogadores a fazer borrada e um a fazer GRANDE borrada :)

@Tim: não sabe mas devia saber. realmente há coisas nesta vida que uma pessoa não sabe mas acaba por aprender, já reparou? é só tirar as palas dos olhos, não custa nada.

Bart Simpson disse...

@Tim: não vendemos droga enfiada nos pneus, não alavancamos em clubes como o Alverca para fins diversos dos desportivos, não fazemos negócios estranhos com o BPN, não damos de penhor acções sem valor ao Estado para pagar dividas fiscais, não fomos favorecidos pela Camara Municipal aquando da construção do nosso estádio (ao contrário de dois clubes que ficam lá para os lados do rio Tejo). Enfim. Palavras para quê?

João Castro disse...

Excelente notícia, gosto muito do Fucile, um jogador que encarna um verdadeiro espirito Portista, oxalá não seja uma movimentação para o transferir mas sim uma verdadeira prova de que por cá vai ficar mais uns anos...

Em relação aos erros passados todos os cometem e ele não é excepção.


João Castro
http://somosporto.forumeiro.com/

Oautor disse...

O fucile é um jogador que desde cedo aprendeu a cultura do FCPorto e de certa forma, mesmo sendo estrangeiro, personifica-a! fico contente com a renovação!

PS: gostaria de deixar aqui uma dica para o blog...os textos dos post poderiam estar "justificados" ficaria melhor em termos estéticos!!

Abraço

Orgulhoazulebranco disse...

ALLEEEZZZ ALLEEEZZZZ JORGEEE FUCILEEEEE

:))

aquando da janela de transferências de Verão,eu disse que,entre RM,BA e Fucile,e a só poder ficar com um,preferia ficar com o Fucile.É raríssimo isto de coisas me acontecerem...awesome.

Lady Vengeance disse...

O Fucile é um grande rapaz. Tive a oportunidade de o comprovar ao vivo, é divertido, humilde e com um sorriso pronto. Não há muitos assim, é verdade. Desejo-lhe um bom ano!

© 2008 Por *Templates para Você*