Baías e Baronis - Sevilla FC vs FC Porto

Foto retirada de Desporto.Sapo.pt

Enervei-me várias vezes durante o jogo. Já sabia que não ia ser fácil, que o Sevilha tem bons jogadores apesar do jogo colectivo não ser particularmente forte. Ainda assim, não gostei. Não gostei porque não fomos um FC Porto eficiente no passe, porque nos deixámos recuar bastante e porque nos pusemos a jeito de um lance com mais sorte sair direitinho às redes. Não gostei de perder tantas bolas no meio-campo porque parecíamos entorpecidos pela velocidade do adversário com ou sem bola. Não gostei dos comentários na SIC, onde perdi o resto do pouco respeito que tinha pelo João Rosado já que os outros...já lhes perdi o respeito há muito. Não gostei de ver que os passes para a frente raramente saíram em condições porque ou iam com muita força ou com força a menos. Não gostei do árbitro e dos jogadores do Sevilha porque pareciam uma equipa de Carlos Martinses, em que nunca fazem uma falta, "Oh senhor árbitro, por favor, acha mesmo que fui eu que pontepeei aquele indivíduo? Nunca!". Não gostei porque estava à espera que conseguíssemos manter a pressão (por muito que tivesse sido atabalhoada, estava a ser razoavelmente bem feita) dos primeiros 15 minutos durante mais que 15 minutos, porque os centrais eram tão azelhas que mais uma correria para lá do meio-campo e um recuo extra para o Palop fá-los-ia explodir de vergonha pela inépcia que iam perder mais bolas para nós. Gostei do resultado mas não gostei da exibição, estava à espera de bem mais. Y ahora, vamos a las nuetas:










(+) Fucile  Para mim foi o homem do jogo. Apanhou com um flanco desprotegido quando Varela por lá andou e semi-protegido quando estava James na cobertura, com a nuance do jovem colombiano gostar de perder bolas fáceis e deixar o Jorge à rasca. Com Navas pela frente e tantas vezes Rakitic e a versão uruguaia do Sérgio Ramos no apoio, Fucile safou-se muito bem, raramente caindo na finta curta e quase irresistível do espanhol, defendendo em toda a linha, subindo para apoiar o ataque quando possível (mais na primeira do que na segunda) e a mostrar toda a garra e a determinação que vimos no Mundial. Onde andava este Fucile na primeira metade da época? Who knows...só espero que se mantenha igual a este e não ao Fucile que vi no Dragão contra a Naval...

(+) Helton  Quase perfeito. Voou várias vezes mas foi sempre eficaz nas saídas, defendeu muitas bolas para frente com dificuldade natural a remates fortes e o único ponto em que esteve mal foi na recolocação da bola em jogo. Houve um lance em que enviou a bola com a mão para João Moutinho, no meio-campo, disputar a bola de cabeça. Pediu-lhe desculpa quando, obviamente, o puto perdeu o lance. Tem de pensar melhor no que vai fazer nessas situações.

(+) Belluschi  É interessante perceber que o jogo que fez hoje é muito similar ao que fez em Braga, mas a forma como ajudou a defender tanto no meio como em ambos os flancos fez dele um elemento fundamental no meio-campo do FC Porto. Esforçadíssimo, falhou montes de passes por isso saliento a capacidade defensiva e a entrega que mostrou em todos os lances em que esteve envolvido.

(+) Estrutura defensiva fora da área  É verdade que o Sevilha criou perigo mas a grande maioria das vezes em que avançou no terreno fê-lo sempre pelas alas e raramente conseguiu entrar pelo meio. Com os dois centrais "amarrados" a Fabiano e Kanouté, Fernando tapava bem e tanto Moutinho como Belluschi varriam a zona defensiva como guerreiros. Guerreiros que não acertavam um passe se lhes estivessem a despejar colheres com azeite a ferver nos testículos, mas ainda assim guerreiros.

(+) Kanouté  Gosto imenso dstes gajos que jogam de uma forma Anelkiana, sem se fazerem notar mas a dominar todas as bolas que recebem na perfeição, a jogar e a fazer jogar, quase sempre de costas para a baliza mas sempre com uma capacidade incrível de rodar, de distribuir jogo, de rematar e de marcar. Kanouté é um jogadorzaço. Zíssimo, até.












(-) Varela  Varela parece nos últimos tempos incapaz de manter um nível exibicional coerente. Incrivelmente lento com a bola nos pés e distraído na defesa do flanco, nunca conseguiu acelerar o jogo como devia e perdeu muitas bolas porque demorava tempo demais a dominar e a conseguir fazer o que quer que fosse com o esférico nos pés porque imediatamente lhe caía um rapaz do Sevilha em cima e lhe roubava a bola com extrema facilidade. Fraco.

(-) Hulk  Na primeira parte, zero. Um rotundo zero. Lento, previsível, incapaz de se mostrar aos defesas e a nunca conseguir aproveitar a azelhice dos centrais adversários, que são tão fracos que não deviam ter prendido Hulk na rede. Subiu de produção na segunda parte e o livre que marcou foi um míssil que causou muito perigo mas foi obrigado a defender por si e por Rodríguez. Não pode jogar no meio, não pode.

(-) Qualidade de passe  Falando com o meu pai ao intervalo e depois do final do jogo, discutíamos a técnica de passe de ambas as equipas. Uma diferença abismal. Continuamos a não conseguir fazer mais de 3 passes consecutivos sem que um tolinho de azul-e-branco se lembre de atirar um pseudo-remate para o flanco ou um atraso para o adversário. É algo que começo a perder a esperança de ver melhorado, ainda para mais numa altura em que o nosso meio-campo criativo tem menos bola que no início da temporada, mas é por vezes muito difícil perceber como conseguimos ganhar tantos jogos a passar tão mal a bola.

(-) Lentidão com a bola  Já por várias vezes nesta fase da temporada reparei que os jogadores estão muito lentos com a bola, parecendo perder-se em daydreams quando a recebem, ficando a pensar no que vão fazer, para onde rodarão a bola, por quem é que deverá passar o jogo ofensivo, quem era o nome da personagem daquele doutor simpático do Lost, que rei inglês assinou a Magna Carta, sei lá. Não se pode parar tanto tempo para pensar e executar, há que continuar a mecanizar a equipa ou pelo menos obrigar os rapazes a proteger a bola antes que lhes caia um adversário em cima.

(-) SIC  É quase um pleonasmo dizer: "Os gajos da SIC são facciosos!", mas hoje (ou)viu-se de novo a mesma história. Se José Augusto Marques e Nuno Luz acabam por representar o bacoquismo individual, com tiradas como "O BATE Borisov jogou hoje em casa na Ucrânia" e afins, já João Rosado teria a obrigação de fugir da mediocridade dos comentários daquela estirpe, e mais uma vez não o consegue. Não sei se o farão de propósito ou sequer se se apercebem da forma como comentam mas hoje, como de costume, conseguiam falar mais do Sevilha do que do próprio FC Porto e desculpavam quase todos os lances do clube português com erros e falhas. No primeiro golo do FC Porto estava fora-de-jogo e nem era difícil ver; já no golo do Sevilha a falta era quase impossível para os árbitros verem (sim, todos os 5 não conseguiram perceber que ) e para além do mais o Kanouté é muito alto e é natural que salte...mas no ano passado com o Bruno Alves era sempre falta, ladraria o Marques; o Cristian Rodriguez devia sair mal entrou, para o Rosado; o Luz a tentar atirar-se para ser biógrafo do Ronaldo porque falou nele mais de 5 vezes o jogo todo; e o segundo golo do FC Porto, que para o Rosado ao invés de sair de uma jogada em que os nossos rapazes não desistiram, só podia surgir com uma paralisia da defesa do Sevilha. É um serviço podre que prestam ao futebol, é um serviço podre que prestam à sua estação de televisão e enoja-me saber que esta gente ganha dinheiro (e bom, aposto) para fazer e dizer este tipo de barbaridades.



É verdade que vencemos um adversário de topo num estádio difícil. É verdade que temos uma margem suficiente para nos assegurar que jogando ao nosso nível não teremos grandes dificuldades para passar à próxima fase. É verdade que continuamos a jogar sem Falcao e continuamos a vencer. Mas também é verdade que o jogo não foi famoso, que a organização defensiva foi razoavelmente sólida mas que tem falhas (ai as bolas aéreas...) e também foi verdade que não conseguimos manter o jogo controlado na altura exacta em que precisávamos de o fazer. Na quarta-feira, a meio da tarde na Invicta, temos de subir o nível para evitar chatices...é que o Navas e o Kanouté metem inveja a qualquer equipa...

24 comments:

joshua disse...

Uma das coisas que mais me irritou e ao meu pai foi precisamente os comentários de merda que a SIC paria.

Uma lástima! Deviam ter vergonha.

João Mendes disse...

Na minha opinião foi das piores exibições da época. E não esperava ver tantos problemas nas transições como hoje, como dizes e bem, houve demasiados passes errados. Melhor acho que houve poucos passes correctos... mesmo quando o Sevilha nos deu espaço para isso. Até agora tinha visto o Porto sempre melhor em jogos "duros" hoje não o conseguiu ser.
Não podemos esquecer que jogou contra um conjunto de bons jogadores, mas temos de fazer mais e melhor... principalmente porque já o fizemos!

austria87 disse...

Olá
Rolando para a próxima eliminatória.
SEMPRE FC PORTO.

Revolta FCP disse...

Jorge,

algum dia havia de ser... que não estaríamos de acordo.

Para mim o Belluschi ontem não foi um Baía de forma alguma...

A bola parecia que queimava nos pés...

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem fomos felizes no resultado, mas fizemos por merecer.
Lutamos imenso e defendemos bem a nossa baliza.
Helton e Rolando foram imperiais. Otamendi, Sapunaru e Fucile fizeram um excelente jogo.

Fernando, Belluschi e Moutinho lutaram bastante. James demonstrou alguma falta de experiência, e Varela e Hulk tentaram sempre desequilibrar.

O Porto entrou bem em cada uma das partes do jogo, e criou oportunidades de golo, marcando numa de bola parada por Rolando.
Após o golo do empate do Sevilha, que deveria ter sido invalidado por falta de Kanouté sobre Otamendi, o Sevilha encostou-nos às cordas e tivemos de saber defender, e conseguimo-lo e bem.

Com a entrada de Guarin reequilibramos o jogo, e com o Sevilha todo balanceado para o ataque, num contra-ataque marcamos o golo da vitória.

Foi um excelente resultado, mas na segunda mão temos de estar atentos, pois o Sevilha nada tem a perder, e conta com excelentes jogadores.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Dragaopentacampeao disse...

Num jogo em que a sorte foi elemento fundamental, o FC Porto lutou com raça e fez por merecê-la.

Primeira parte de pressão alta, domínio, controlo e muita cabecinha.

Segunda parte de menor pressão face à perda de força física, mais sofrida pela cavalgada sevilhana, alguma felicidade na obtenção da vitória, em momentos cruciais.

Destaque pela positiva, a coesão defensiva, onde Rolando, Helton e Otamendi foram gigantes (por esta ordem)e pela negativa o incompreensível desbaratar de fáceis lançamentos do contra-ataque perigoso, por irritantes passes mal dirigidos de que abusaram Belluschi e Moutinho!

Quarta-feira espera-nos uma missão ingrata pois o Sevilha patenteou grande capacidade ofensiva.

Teremos de ser um Porto de boa colheita para prosseguirmos na prova.

Um abraço

Diogo disse...

Jogo muito complicado, em que a nossa estrelinha europeia brilhou mais alto e nos garantiu um excelente resultado. Mas desengane-se quem acha que isto está resolvido, ainda vamos ter um jogo muito difícil na quarta feira, e só um Porto extremamente concentrado segura a força atacante sevilhana!



eternomagnifico.blogspot.com

reine margot disse...

Ai Jorge acho que ver o jogo pela SIC lhe fez muito mal! (Claro que mais mal fez ao João Mendes que achou que foi uma das piores exibições da época...) Enfim somos todos livres de ter as nossas opiniões, mas estávamos a jogar em Sevilha contra um Sevilha desesperado e fizemos o jogo que tínhamos que fazer, e ganhámos!
Quanto ao Belluschi já há muitos jogos que acho que uns dias no banco lhe fariam bem...anda com a mania da nota artística, numa à Quaresma, e arrisca sempre em passes que se resultassem eram lindos, mas que são para guardar para outros jogos. Obriga os outros a terem de recomeçar tudo de novo.
Por último, não tenho dúvidas que passamos a eliminatória.
Mostrámos ter vontade e coragem e marcámos nos últimos minutos... para mim isto diz-me muito. E, também conheço esta "sorte" em ressaltos e afins, sempre que as coisas nos correram bem também a tivemos em doses grandes...

The Blue Factory of Dreams disse...

ALELUIA!

Ontem estive sem uébe e só hoje consegui aceder à mesma, corri muitos sítios e só aqui encontrei uma visão do jogo idêntica à minha, ufa...

Só não sei como escapou do post mais um episódio caricato da novela Falcao, época que tem sido rica em novelas, nas quais parecemos figurantes a comer palha...

O Porta 19 é uma das grandes referências Portistas na uébe, vénia ao Jorge, que nunca te doam os dedos!

Grande abraço!!!

agora vou escrever eu o meu postzito

Zé Luís disse...

Caro Jorge,

só estamos de acordo quanto aos passes falhados e às más saídas de bola (obviamente, passo ao lado da questão dos comentários, porque desligo o som e mal sei do que dizem, não me admira sequer essse teu tipo de observações à palermice dos broncos do costume...). As más saídas de bola reesultaram de inusitada precipitação de Moutinho e Belluschi.

Mas globalmente o FC POrto fez um bom jogo, um terreno e ambiente muito difíceis e um adversário poderoso, tão digno da Champions como o FC Porto.

Acho que a arbitragem, nunca há uma perfeita, foi muito boa e nada a discutir quanto a lances de "podia ser que...", pois é difícil apitar num jogo assim tão frenético e intenso. Foi um jogo de um nível competitivo elevadíssimo, digno de Champions tal como as duas equipas o justificam e para o ano lá estarão.

O FC Porto teve momentos bons e outros maus, neste particular apenas as saídas de bola e o desaproveitamento de lances de ataque: já com 1-2, em 3 contra 3, Hulk jogou mal e perdeu-se no lance individual quando tinha tudo para ser vir ou à direita ou à esquerda.

Grande jogo, grandes equipas, grande arbitragem, acho que só há elementos positivos a destacar e não meras situações pontuais de negativismo.

Nenhuma outra equipa portuguesa resistiria ao melhor Sevilha tão forte do ponto de vista ofensivo e da imensa qualidade dos seus atacantes, há que realçar o mérito tanto como enaltecer o desempenho defensivo.

Anónimo disse...

Acho que o comentario a sic foi ligeiro !!! os homem são pessimos...

Jorge disse...

atente-se que não foi das melhores exibições mas é verdade que foi das piores. digo isto porque apesar do ritmo e da exigência da partida, o FC Porto esteve abaixo do que pode produzir. em nenhuma altura durante a partida me senti seguro quando a bola estava nos nossos pés e tremia sempre que a bola passava da linha defensiva no meio-campo exactamente porque do outro lado estavam jogadores fortíssimos no 1x1 e que poderiam, com mais alguma sorte ou falhas naturais dos nossos rapazes, ter mudado o jogo para pior. correu bem, mas temos de continuar a melhorar para que possamos ter mais segurança contra as grandes equipas.

quem costuma ler os B&Bs sabe que sou bastante atómico nas análises. não gosto de criticar só por criticar, acho que é preciso sempre contextualizar as observações (como o Zé Luís faz no seu blog de uma forma brilhante) e tento não conjugar traumas de outros jogos com a exibição em análise por isso não tenho problema em dar notas positivas num jogo e negativas noutro ao mesmo jogador. ainda assim neste jogo exaltei-me um bocadinho mais porque era vital obter um resultado positivo. conseguimos e fiquei satisfeito mas não a 100%.

ao contrário do que alguns possam pensar, fico muito agradado quando leio opiniões contrárias à minha, é sinal de vitalidade e da forma apaixonada como cada um vive, à sua maneira, este fenómeno. apareçam e se vos apetecer mandem-me para a cova do Saramago que eu hei-de contestar como puder!

um abraço,
Jorge

The Blue Factory of Dreams disse...

2 notas adicionais, voltou-se a ver o tiqui-taka defensivo, com as trocas de bola dos defesas com o Helton. Não chegou a dar asneira.

O Sapu falhou muitas vezes ontem do lado direito. Há um momento em que parecia estar a dormir e falha um lançamento de linha lateral, que o SEvilha tenta aproveitar e não é golo porque o avançado foi apanhado adiantado, mas que podia ter saído bastante caro...

Armando Pinto disse...

E... mais uma vez fomos felizes em Sevilha. Dando continuidade à longa tradição dos pergaminhos internacionais do F. C. Porto.
É para continuar!
Abraço.
http://longara.blogspot.com/

Templo do Dragão disse...

Um jogo dificilimo contra uma grande equipa...Ganhámos sofrendo o que sabe sempre muito melhor!
Uma equipa de meninos bem tinha levado uma coça!

The Blue Factory of Dreams disse...

Eles ficaram a acreditar, o que pelo resultado não seria muito suposto, mas pela exibição entende-se...

http://www.estadiodeportivo.com/admin/data/portadas/1041.jpg

AZUL DRAGÃO disse...

Caro Jorge :

...Não gostei que não tenhas gostado do enorme jogo que o F.C.PORTO , apesar de tudo , realizou !


Abraço

Jorge disse...

@Azul: não gostei, é verdade. há dias melhores e outros piores, e este na minha opinião foi dos segundos. mas não quer dizer que não venha a gostar na próxima 4a feira ;)

Nelson Machado disse...

Tinha um comentário para fazer no
foot-blogclubdoporto (1º neste momento com post novo na lista de links de blogues Portistas, aqui no Porta 19)
mas a nova caixa de comentários é daquelas que dá problemas e não deixa qualquer um opinar, por isso e pedindo desculpa desde já ao Jorge Porta 19 vou deixar aqui o que queria lá escrever.

Já não é o primeiro blogue que hoje vejo a referir este jornal como algo de interessante por fazer elogios ao FC Porto.
Cuidado.
Lá(nos pasquins desportivos) também há gente pouco inteligente ou no mínimo mal informada.
Neste link pode-se ver que o senhor adjunto do director é alguém com ética pouco consentânea com o que a sua profissão exige.
Da minha parte já receberam ontem uma queixa em portenhol a pedir uma correcção de tal escrita ou uma retracção, por parte desse senhor mal informado.
Fui ao link dos contactos e pedi para corrigirem tal asneira ou mostrarem onde esse senhor se baseou para fazer tal afirmação.
Tem lá a Juventus e por aí nada a dizer agora FC Porto clube corrupto?! e ainda para mais constantemente diz o pateta do Segurola confundido-nos com a já referida Juventus ou até se calhar com o Marselha.
Marca para mim só quando receber o link, como pedi, com a correcção ou a retracção do senhor segurola(palerma).

Jorge disse...

@Nelson: citar a Marca com elogios ao FC Porto é como citar o Record: fútil. não tarda nada e vão voltar a tratar a malta como preferem, com desprezo.

Zé Luís disse...

Jorge, obrigado pela referência elogiosa mas estou ciente que viste o jogo com nervosismo evidente, daí não aceitares (ou compreenderes, se não levares a mal) que:
1) o Sevilha é uma grande equipa
2) tem jogadores excelentes, alguns mesmo fabulosos
3) o que de menos bom o FC Porto fez (e concordamos no essencial, a posse e o passe) foi "culpa" do adversário que jogou a vida
4) não sei porque deve pensar-se, tudo somado desde 1)2) e 3), que o FC Porto não deve passar por dificuldades em jogos deste alto calibre competitivo.

Se, à partida, não estás predisposto a aceitar "isto" - tal e qual é no futebol ao mais alto nível - percebo que passes dissabores e fiques algo alterado a ver um jogo. Digamos que não deves ser um parceiro calmo para ver um jogo a teu lado prazenteiramente, eh, eh, eh...

Jorge disse...

é provável que tenhas razão. se calhar enervei-me em demasia com os comentários dos símios da sic. é evidente que o Sevilha é uma boa equipa com excelentes jogadores e salientei isso mesmo na própria crónica. mas estava à espera de mais, de um pouco mais, só de um bocadinho mais de segurança com a bola, na posse e no passe, como dizes.

eu até sou um gajo bastante calmo a ver um jogo e ainda mais desde que arranquei com o blog. tornei-me mais analítico e deixo que a fervura não levante tão depressa. mas um gajo não é de ferro e de vez em quando lá chega a mostarda à penca :)

quando aos pontos que apontas, nunca levo a mal, como já disse. desde que a malta seja educada e aponte com boas razões se concordam ou não com o que disse...hombre, venga!

um abraço,
Jorge

Bruno disse...

Porto/Barcelona

http://www.youtube.com/watch?v=MZAauMMWBZU

HOOLIGAN disse...

boa apreciação à habitual prestação da SIC.

o gozo vai ser ver Augusto Marques na final. Precisamos juntarmos numa recepção calorosa em DUBLIN!!!!!!

© 2008 Por *Templates para Você*