Passam-se os 8 dias (durante os quais Portugal acaba por ser eliminado do Mundial com toda a justiça por uma Espanha mais...tudo, perfeitamente confirmado pelos camelos dos castelhanos que celebravam efusivamente no bar onde vi o jogo e que depois do mesmo ainda me vieram cumprimentar com o tradicional "para la próxima vez, quizás, nó?, merecendo uma resposta de "ouve lá oh 'panhol, e se fosses mas é levar no riego, sí?") e o mundo implode. James Rodríguez, Walter, Kléber (todos a confirmar), Kieszek (já confirmado) e...Moutinho.
Em jeito de balanço do até agora agitadíssimo defeso, devo dizer que conheço Kieszek do Braga e principalmente do Setúbal e não me parecendo mau guarda-redes, estranho optar vir para ser terceira opção. A não ser que saia um dos dois "titulares ex-aequo", acho pouco provável que venha a acumular minutos a não ser na Taça da Liga. A ver vamos.
Quanto a Walter e Kléber, não teço comentários. Já Rodríguez me parece caro mas como já conheço o rapaz de algumas imagens quando o Banfield foi campeão da Argentina, cheira-me que vem aí um jogador com bom futuro e que, se bem trabalhado, pode vir a ser uma bela duma contratação. Aguardo confirmação dos três nomes.

No sábado fui avisado por sms por mais que um amigo (rapazes, obrigado por se lembrarem de mim mesmo quando estou longe) que o capitão do Sporting ia assinar por 4 anos pelo meu clube. Admito que hesitei quando li as mensagens, tal era a inverosimilidade da transferência, mas acabo de a confirmar depois do comunicado do FC Porto à CMVM.
Quanto ao negócio em si, é caro. Porra, é muito caro. 11 milhões de euros é caro, não me venham com tretas, seja ele que jogador fôr. A cedência de Nuno André Coelho também não me agrada, porque tinha-o em conta para esta temporada, assustando-me ainda mais o possível regresso de Stepanov. Mas...neste caso até nem será assim tão mau. Quando contratamos um jogador como Moutinho, que servirá previsivelmente para ser alternativa a Raul Meireles, precisaríamos de cumprir vários requisitos:
- um talento provado ... confere!
- adaptado ou facilmente adaptável ao nosso futebol ... confere!
- boa técnica individual ... confere!
- mostrar-se no panorama nacional e internacional ... confere!
- servir como alternativa noutras posições no meio-campo ... confere!
A nível pessoal, sempre gostei de Moutinho e acho que foi sub-aproveitado no Sporting. Não é 10 nem é 6, joga bem melhor na cobertura e a criar espaços para o criativo (seja um trequartista, extremo de raíz ou um número 10 à antiga), só tem o defeito de não ser muito alto, mas se olharmos para o caso do David Pizarro que joga na Roma, ou se nos lembrarmos do grande Alenitchev, rapidamente verificamos que a falta de estatura física pode ser compensada com outros atributos que Moutinho definitivamente possui.
Assim sendo, gostei da contratação. É caro, sim senhor, mas antes um João Moutinho por 11 milhões que 11 Valeris por 1 milhão cada.
Bem-vindo, rapaz. Cá estarei para te apoiar.
4 comments:
Desculpa o off topic mas nos "In (2010/2011)" falta o Joao Moutinho. E podes acrescentar tranquilamente Kleber, Walter e James Rodriguez!
Cumps portistas, Santiago
precisamente o que penso, Jorge!
muito bem «pontapeado», sim senhor ;)
saudações cordiais
ps: estou sem net em casa, devido a problemas com o pc. mas, sempre que posso, faço uma "pausa para um cigarro" (dado que não fumo) para vir cuscar os meus sítios habituais ;)
assim se justifica a minha ausência.
Eu quando vou comer uma pêra, detesto abrir uma toda bonita por fora e constatar que por dentro está toda podre. Espero que "Moutinho" não seja um tipo de pêra. É no mínimo duvidosa a forma como saiu do clube que o formou. Se foi birra ou não, não sei, mas deveria ter tido mais respeito por quem lhe paga e com quem tinha contrato até 2014. É um excelente jogador, mas depois desta história mal contada, saberemos nós se será um bom profissional? E se daqui a uns anos está a fazer o mesmo connosco? On vera (Veremos, em franciu, sempre dá outro toque...)
@Anónimo: sem problema, obrigado pelo aviso. isto um gajo vai de férias e depois para recuperar o lanço ainda demora. o Moutinho já lá está, mas os outros...só quando começarem a treinar e forem confirmados, até lá espero para ver :)
@penta: pausa por pausa, antes sem tabaco, apesar de não poder dizer o mesmo...ai maldito vício :)
@Vila: pois, mas isso é uma história que ainda não foi bem explicada, realmente. continuo a achar que o Sporting lhe cortou as pernas há dois anos e o rapaz foi acumulando ressabianço até chegar a este ponto. é verdade que é novo e tem talento, cabe aos "nossos" moldá-lo e fazer com que se sinta à vontade. sabes perfeitamente que quando um jogador não está bem e não o deixam sair...começa a ficar chateado, então se considerarmos que era o capitão de equipa...era uma situação insustentável. espero podermos proporcionar o que ele precisa para ambos lucrarmos com a contratação!
Enviar um comentário