Baías e Baronis - FC Porto vs Limianos

Foto retirada do MaisFutebol

Tive pena de não ter tido hipótese de ir ao jogo. Em casa, a ver via SportTV, fiquei com a ideia que os rapazes se esforçaram, que lutaram o suficiente para vencer e convencer. Uma ou duas falhas compreensíveis não abanaram uma exibição segura e com garra suficiente para que o pessoal fique a pensar que há vida para lá dos habituais titulares. Vamos a notas:









(+) Walter Marcar três golos é sempre bom, mesmo numa eliminatória da Taça contra uma equipa da III Divisão. Ainda me parece um bocado para o rechonchudo, mas mostrou que está cá para as curvas. Como as que tem. Já disse que o puto é gordito? De qualquer forma gostei de o ver a marcar e achei curioso ter jogado sempre na zona do ponta-de-lança, eu que pensei que fosse um outro Hulk. Jogou bem e espero vê-lo a fazer o mesmo outra vez.

(+) Emídio Rafael Certinho, mas eficaz. É como disse aqui há uns tempos, o moçoilo faz-me lembrar o Nuno Valente. Não inventa, joga prático e simples. Nunca será um fora-de-série mas serve perfeitamente como alternativa mais discreta a Álvaro Pereira.

(+) Castro Não há nada a fazer, sou fã do rapaz. Joga como se não houvesse amanhã, cheio de empenho e garra, dá gosto vê-lo a correr e a esforçar-se para chegar primeiro a todas as bolas. Nos 35 minutos que esteve em campo foi dos melhores da equipa, e como a equipa não estava propriamente a jogar mal, diz muito da exibição do rapaz. Merecia um golito.

(+) James Rodriguez Vi pouco. Mas do que vi, ficaram-me dois ou três pormenores em passes a rasgar que vêm de um rapaz que parece saber jogar à bola. Precisa de mais músculo e mais força mas acho que podemos ter aqui um bom jogador para o futuro.

(+) 41 mil Quarenta e um mil espectadores num sábado à noite, num jogo da Taça para ver o Limianos, é obra. Foi daquelas noites em que o jogo, com carácter quase de amigável, acabou por levar muita gente ao Dragão como baptismo de bola. Muitos pais levaram os filhotes, muito povo de Ponte de Lima (bem-vindos, malta, espero que se tenham divertido!) e uma atmosfera simpática. O preço dos bilhetes ajudou e valeu a pena. Fosse sempre assim...










(-) Souza Lento, distraído, com pouca inteligência táctica para jogar a 6. Já tinha pensado a mesma coisa da última vez e repito: a escolher uma alternativa a Fernando naquela posição, é Castro, não Souza.

(-) Ruben Micael Continua a jogar num ritmo abaixo do que espero dele. Está a ser uma pequeníssima desilusão até agora e estou em crer que vai melhorar e que brevemente voltará a ser o Ruben do ano passado. Até lá...é só uma opção menos credível e percebe-se porque é que Belluschi é titular indiscutível.

(-) Sereno Fica-me marcado, como já tinha acontecido no passado, uma patada que dá a um rapaz limiano, à entrada da área, sem qualquer necessidade. Uma estupidez. Sereno perde pontos a cada passo que dá, nervoso e inquieto, e é o equivalente português de Stepanov quando joga a titular: nunca se sabe quando é que vai falhar clamorosamente e dar a bola ao avançado. Estou francamente desiludido.




Num jogo que não podia trazer dificuldades, tal era a diferença entre as duas equipas, o FC Porto safou-se bem. Villas-Boas ainda experimentou um pouco com 3 defesas, que não terá sido uma aposta perfeita porque mal começou a jogar nessa táctica...sofreu um golo. Nada de especial, desliguei a televisão com a confirmação que temos mais opções do que tínhamos no ano passado e que podemos rodar o plantel com alguma confiança.

10 comments:

Ultrasfcporto disse...

Caro amigo portista, foi um jogo bastante acessível para o nosso fcp, sem grandes dificuldades causadas por parte do Limianos, a diferença de qualidade fez-se notar e muito. Deu para verificar caso dúvidas houvesse, que temos um avançado de luxo, que está com fome de bola e de golos, o mister AVB só tem que o colocar a jogar principalmente quando o Falcão se anda arrastar pelas defesas dos nossos adversários, com todo o mérito que o mesmo me merece, mas as verdades são para ser ditas.

Cumprimentos,
Ultrasfcporto

dragao vila pouca disse...

"Bigorna" esfomeado, comeu o sarrabulho e devorou o queijo

Se a Taça é festa, ela esteve hoje e na sua planitude no Estádio do Dragão. 41.118 espectadores, entre os quais 5000 vindos da bela Vila de Ponte de Lima e milhares de crianças, que provavelmente foram hoje pela primeira vez ao futebol, deram um grande colorido ao belíssimo anfiteatro portista e vibraram, saltaram, fizeram a Ola, festejaram os golos com grande entusiasmo e tenho a certeza, quer vencedores quer vencidos, saíram felizes e deram por bem enpregue o seu tempo.

Do jogo, vitória natural, tranquila, mas escassa, do F.C.Porto - falhamos muitos golos cantados, junto com a grande exibição do guarda-redes da equipa minhota e um erro grave, da imitação foleira de Colina e seu auxiliar do lado poente, impediram que o resultado tivesse maior expressão... -, perante uma equipa que deixou uma bela imagem, apesar de ser impotente para contrariar a superioridade do conjunto orientado por André Villas-Boas.

Era um jogo propício ao lançamento de jogadores menos utilizados e o treinador, no fim dos 90 minutos, deve estar contente pela forma que Walter, Rafa e James, aproveitarm a oportunidade, menos contente com Guarín, Souza, Castro e Ukra, que não fizeram nada de especial e nada contente com Sereno e Otamendi, que fizeram um jogo muito fraquinho, pior até, o argentino, mal a entar às bolas por baixo e por alto e mal a passar. Beto, outro dos menos utilizados, não teve trabalho nem culpas no golo e portanto, não é deste filme.
"Bigorna": marcou três golos, movimentou-se bem e teve pormenores de qualidade. Não é tão generoso como Falcao, nem terá as capacidades aéreas do colombiano, mas mexe-se bem, sabe segurar, tabelar e criar espaços para quem vem de trás.
Foi contra o Limianos, quero ver mais, em jogos com outro grau de dificuldade, mas vi coisas que me agradaram muito.
Com Varela na direita, "Cebola" ou James na esquerda, ao lado de Falcao ou tendo Hulk nas costas, não sei não, mas Walter promete muito...
Rafa: mostrou a Villas-Boas que pode perfeitamente dar algum descanso a Álvaro Pereira. É o melhor elogio que posso fazer ao ex-Académica.
James: já tinha dito há muito tempo atrás, que se este menino não der craque, eu não percebo nada de futebol. Tem tudo: técnica, velocidade, arrisca, vai para cima sem medo e tem um pé esquerdo que escreve. Andou desaparecido, mas a partir de agora é preciso contar com ele. Que se cuidem os que têm jogado na sua posição.

Dos mais utilizados, Hulk foi sério na abordagem ao jogo e fez uma exibição razoável - pena que a jogada fantástica, na segunda-parte, em que intervieram vários jogadores e que atirou ao lado, não tenha dado golo. Era de compêndio.
Varela: ainda não atingiu o nível da Supertaça, está trapalhão, lento, custa-lhe a sair do drible. Apesar do bonito golo, quero mais dele.
Sapunaru: foi hoje o "velho" Sapu, na exibição menos conseguida da época. Mal a defender e a atacar.
R.Micael: mais uma oportunidade perdida, de um jogador que nem parece o mesmo da temporada anterior. Complicativo, a errar muitos passes, assim vai ter muito que penar para ganhar lugar na equipa.

Em relação ao Walter, se estás à espera de vê-lo mais magrito, desilude-te, ele tem aquela morfologia e não há nada a fazer. Neste momento está no peso normal.

Um abraço

Paulo Pereira disse...

Dever cumprido. Foi, efectivamente, o jogo ideal para baptismo. No meu caso, a 1ª vez no Dragão com a minha filha, de 8 anos, e o traquinas mais novo, de 4 (acho que o jogo lhe passou inteiramente ao lado, mais atendo aos fenómenos que habitam as bancadas).

Preço dos bilhetes mt acessível, jogo previsivelmente ganho sem dificuldades, motivando muita gente a ir à bola.

Quanto ao jogo, foi bom ver caras novas a tentarem baralhar as contas futuras do treinador. Walter e James, por exemplo, se bem que continuo a achar que o brasileiro é demasiado estático. Com uns quilos a menos (a não ser que aquela seja mesmo a morfologia típica do moçoilo)poderá tornar-se uma opção regular.

James, parece-me, padece ainda de alguma ingenuidade táctica, mas revela pormenores brilhantes. Poderá ser um daqueles diamantes que precisam de ser lapidados.

Quanto a Souza, confesso, esperava bem mais. O brasileiro, sempre que é chamado por Villas-Boas, tem mostrado predicados acima da média. Ontem foi claramente o seu jogo menos conseguido, de Dragão ao peito.

De Sereno nem falo. Nunca concordei com a sua contratação e, a cada presença dele no onze, nota-se que não possui qualidade para envergar aquela camisola.

Agora, venha o Besiktas...

joshua disse...

Jorge, fiquei convencido que o Walter poderá ser precioso em situações de necessidade extrema: parece mortífero movimentando-se em pouco espaço.

Não sei se é da sua compleição ser "redondo", mas a verdade é que só o ajudaria perder alguns quilos.

Aquele Abraço

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Jogo conseguido frente ao um frágil adversário que teve um comportamento muito digno, merecendo por isso o golo de honra.

A ânsia de ver alguns dos novos reforços foi de algum modo satisfeita, já que AVB, optou e bem por fazer descansar quase todos os habituais titulares.

James foi para mim o mais prometedor, apesar do pouco tempo que teve para se mostrar. Demonstrou qualidades que o podem lançar num ápice para a equipa principal, ou pelo menos, ter uma utilização mais constante.

Apesar dos 3 golos marcados, Walter pareceu-me pouco móvel mas oportunista e com faro de golo. Beneficiou de uma defesa macia que lhe deu tempo para, em dois golos, receber a bola algo defeituosamente, corrigir o posicionamento e disparar para as redes.

Rafa começou muito irregular, a falhar muitos passes, mas com o decorrer do jogo foi acertando.

Os outros pouco mostraram. Esperava um pouco mais, atendendo à modéstia do adversário.

Um abraço

PS: novo endereço - http://dragaopentacampeao2.blogspot.com/

Unknown disse...

Leitura (como é já habitual) perfeita! Quer na análise aos jogadores, quer na atmosfera exterior que envolveu este jogo. Bonita festa e gostei imenso da atitude dos nossos jogadores perante um adversário que poderia ter levado a excessos de relaxamento e confiança. Uma palavra para Hulk pela atitude com que encarou este jogo, de grande profissional.
Estreia do meu filhote no Dragão, pena só ter durado 60min, mas como já contava levei a mãe como reforço :) Abraços

Unknown disse...

Análise

Sábado á tarde, dia de festa do futebol que é a Taça. Adversário simpático e destinado a ser presa fácil de um dragão em altas. Como se esperava, foi um jogo de rotação de jogadores, com uma componente importante de aumento de confiança para os menos utilizados.

Gostei de...

Walter - Jogador a demonstrar a razão pela qual foi contratado. Para marcar golos e ser alternativa no ataque. Ainda está um bocadinho "redondo", mas não deixa de animar as hostes para ter mais opções no ataque.

Emidio Rafael - Bom jogo. Parece-me uma opção viável para alturas de cansaço do Alvaro.

James Rodriguez - Gostei do que vi. Bom posicionamento, rapidez e boa leitura de jogo. Parece-me promissor... vamos esperar por mais contra adversários mais competitivos.

Limianos - Para uma equipa da 3ª com jogadores amadores, merecem os parabéns pela atitude e dedicação demonstrada.

Irritei-me com...

Sereno - Exactamente o que não me deixa... sereno. Não consigo encontrar uma boa razão para ele estar no plantel principal do FC Porto, mas isso sou eu... ou não?

Souza - Este rapaz pode ser bom jogador, mas não naquela posição. E não ontem...


Conclusão

Foi um jogo tranquilo que serviu exactamente o próposito que tinha. Avançar para a próxima ronda sem cansar jogadores que se querem frescos para os próximos jogos.

Miguel Angelo disse...

Eu acho que o Ruben jogou bem.
Ele é um pouco lento mas esteve na condução de bola e certinho nos passes.

Gostei muito do rafa,castro, walter james e ukra.No lance do ultimo golo, o ukra deu um no no outro.

cumprimentos

João disse...

Tás lá mais uma vez Jorge.

Excelente B&B. O Sereno sinceramente só me apetece enche-lo de pancada. Não tem classe nenhuma.

O Castro, o James e o Ukra merecem mais oportunidades, sem duvida. Sinceramente não percebi pq que o cepo do Guarin (esqueceste-te de lhe mandar a tacada!) fez o jogo todo em vez do Castro. Fiquei com água na boca para ver mais vezes os miúdos.

Não concordo com algumas criticas ao Walter. Estive atento ao posicionamento do rapaz durante todo o jogo e julgo que ele tem mta pinta. Sempre no sitio certo.

Grande abraço
João

Jorge disse...

começo a concordar com as vossas opiniões. o Walter parece que não baixa daquele peso e é aquela estrutura física que vamos ter na plenitude da sua forma.

@João : quanto ao Guarín, não me pareceu que tenha feito um jogo muito fraco. foi o normal, nada de extraordinário mas nada de muito bom :)

© 2008 Por *Templates para Você*