A chama inútil

Esqueçam porque apesar do título o poder indicar, não vou atacar o Benfica, particularmente em alturas pré-jogos da Champions' onde espero que a vida lhes corra bem. Se não correr, bem vou ter de aplaudir o Lisandro. De qualquer forma é sorriso garantido.

O que me lixa é o Labaredas. É certo que está habitualmente bem escrito, com uma retórica ácida e penetrante, citando factos bem orientados a alfinetar notoria e agressivamente os ilustres não-portistas deste mundo. Só há um problema com isto, para além de estar escrito como o próprio Labaredas: como diria André Brun, parece mal.

Parece mal em vários sentidos. Está desfasado do que deve ser um site oficial de um clube de futebol, que deveria manter-se fiel a uma pose institucional por forma a ganhar credibilidade e força nos meios em que está inserido. Não conheço outros exemplos lá fora como acontece em Portugal, onde os clubes (não só o FC Porto) muitas vezes agem mais como opinadores e menos como entidades independentes e de atitude franca, honesta e cuidada. O Labaredas é disso um exemplo, uma bloggerização daquele que devia ser um portal de acesso para notícias sobre o nosso clube, em vez de servir como ponto de crítica fácil e crónica afiada.

O clube dever-se-ia colocar num pedestal bem acima das massas que criticam e opinam sobre tudo e todos. Acredito que muitos sócios se revêm nestes textos de Rui Cerqueira, mas lamento dizer que não sou um deles. As frases que podem e devem ser ditas têm o seu lugar em comunicados oficiais, não num cantinho de farpas que nem sempre acertam e que não ajudam em nada a levantar o nível do nosso futebol.

O FC Porto não devia funcionar como municiador de piadas fáceis ou insultos gratuitos. Deixem isso para os blogs.

10 comments:

O Anti Lampião disse...

Só em Portugal é que esta corja passeia livremente
http://oantilampiao.blogspot.com/2010/10/dirigente-encarnado-foge-de-cadeia.html

Foot-Blog disse...

Totalmente de acordo, caro Jorge! Se querem um espaço para este tipo de "atoardas", é relativamente simples de fazer: abram um espaço de blogues onde cada um possa dizer o que lhe apeteça! Senão vamos começar a agir como outros que enviam - de fontes anónimas - comunicados para a LUSA...

Abraço
Foot-BlogClubdoPorto.blogspot.com

Rebello disse...

Completamente de acordo!
Não faz sentido este tipo de discurso no sitio oficial do Clube.

Unknown disse...

Jorge, como já começa a ser hábito... concordo com o que escreves. O FC Porto não pode entrar em discursos popularistas, de calimeros e ofensas mesquinhas a partir do seu site oficial.

Boa sugestão seria criarem um blog para o Labaredas e colocar uma lista de blogs dos adeptos do FCP, onde para além do labaredas, lembro-me de mais uns quantos (Porta 19 incluido) onde poderão lançar essas farpas e ler esses preciosismos.

Abraços,

Revolta
-
http://revoltazulebranca.blogspot.com

João Pereira disse...

Grande post!

http://imperiofutebolistico.blogspot.com/ Visitem, votação em curso!

Penta disse...

completamente de acordo contigo, Jorge!

acho que necessitamos de um sítio oficial digno do nome do nosso clube. é o que dá termos firmado um contrato com uma empresa que gere os três sítios oficiais dos três clubes mais representativos em Portugal.

abraço

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

Luis disse...

O labaredas é mais um sintoma,que a comunicação do nosso clube,está efectivamente mal entregue e mal delineada.
Este tipo de comentários e comportamento, é apanágio do clube do governo/regime.Sempre fomos mais astutos e dinâmicos nesse aspecto.
Não estará na hora de mudar de responsáveis pela comunicação? Ou manter os mesmos, mas ensinar-lhes o que é o Porto?

Unknown disse...

Concordo!

Para mandar bitaites estou cá eu... :P

É de facto um pouco "feio" tais atoardas aparecerem e terem mesmo um espaço próprio no site oficial.

E que tal uma petição para mudar o site? :D

PeLiFe disse...

Sou um portista de Lisboa e concordo em absoluto. Estamos já muito longe do Porto que tinha necessidade constante do discurso anti-sul e do clima de guerrilha.
Há 30 anos eu olhava para cima, agora olho para o lado e com a noção que vou ver-me a olhar para baixo num futuro próximo.
O discurso anti-sul é ofensivo para todos os portistas que aqui vivem e mais ainda para os que já o são há muito tempo e passaram uma vida rodeados de "inimigos" sempre a defender o nosso FCP.
Já não somos um clube regional e somos já mais do que um clube nacional.
Desculpem o "testamento" e parabéns pelo blogue que é minha leitura diária há já uns tempos.

Jorge disse...

de acordo, Pedro. ainda assim discordo com o que dizes em relação ao discurso anti-sul. creio que o objectivo do Labaredas é mesmo o ataque à imprensa anti-portista e ao Benfica, não propriamente ao povo do Sul. acho que todos temos amigos aí em baixo e pelo menos eu não nutro nenhum tipo de sentimento contra o comum mortal. partilho de alguns sentimentos manifestados pelo Labaredas mas acho que não devia fazer parte do site oficial.

um abraço e obrigado pela visita! :)

© 2008 Por *Templates para Você*