Os (maus) cronistas da nossa praça: Marta Rebelo

De há uns anos a esta parte, começou a surgir no nosso futebol um fenómeno que tomou o mundo da imprensa escrita e online de assalto: os cronistas colunáveis. A proliferação desta espécie de opinadores foi uma pequena praga que empurrou os tradicionais rapazes que sabiam da bola para canto, substituindo-os por pseudo-amantes de desporto disfarçados de sábios, com lugar cativo nalgumas das principais publicações que povoam o nosso panorama jornalístico.

Um excelente exemplo deste potpourri de lixo retórico dá pelo nome de Marta Rebelo. A ex-deputada e aparentemente colunável opinadora é uma das cronistas do Record, um jornal (se ainda obedecer à definição) que não prima propriamente pelo bom gosto, ou não fosse do grupo Cofina, ao qual pertence esse baluarte do jornalismo português como é o Correio da Manhã ou o felizmente falecido 24 Horas (EDIT: o 24 Horas pertencia ao grupo Controlinveste. Obrigado pela correcção, Nuno!). Quando lemos os textos que são delicodocemente escritos por Marta, uma sensação de deja-vu invade-nos e somos assolados por uma onda de melancolia e nostálgicas sensações de paz e tranquilidade, à medida que somos transportados pelo tempo para o nosso 5º ou 6º ano de escolaridade, quando tínhamos de fazer redaçcões sobre o que se passava no mundo à nossa volta. Ah, as saias da Professora de Música, as calças justas da de Ciências, ou a rude faceta do sempre energético fulano que, ao abrigo de uma suposta licenciatura em Desporto, lá obrigava a canalhada a correr à volta do campo enlameado gritando "vamos lá, meninas, só falta sete voltas!". Que estupor. Enfim, de volta à Marta.

Não me incomoda que a Marta ande pela Caras a exibir o seu novo boy-toy. Nem me choca nada que haja gente que compre a mesma revista só para ver isso. Mas, à imagem de outras Martas, esta é um bom exemplo de algo que está mal no jornalismo desportivo português. Em vez de gente que sabe e que por muito que trate mal o nosso clube quando é merecido, alguns preferem convidar gente que escreve coisas como "treck record" ou rimas como "Porque a basculação ofensiva foi pujante, mas o desperdício frustrante", num exercício que é quase tão interessante como ver tinta a secar numa parede.

Ler Marta Rebelo assemelha-se a um almoço de comida chinesa. Enquanto mastigamos tudo parece saber ao mesmo e uma hora depois já nem sabemos dizer o que metemos cá dentro.

10 comments:

Anónimo disse...

Em duas palavras:

Impe Cábel

Abç.
Helder Gomes

Nuno disse...

Jorge, só uma correcção, o 24 Horas, por muito execrável que era, pertencia ao grupo Controlinveste (JN, DN, TSF, etc etc)
Abraço amigo

Dragão dos Diabos disse...

FODA-SE...não conhecia a peça..imperdoável...mas é normal...escreve num pasquim que não tenho por hábito ler...beeeeem....fui ver 2 ou 3 crónicas...Meu Deus...a referência que fizeste à viagem ao 5º ou 6º ano é o retrato exacto desta gaja...parece um puto a escrever...eu acho que retrocedi ao 2.º ano lol....já um puto sabe mais de bola que ela....sem dúvida...meu deus...como vai este país...

Orgulhoazulebranco disse...

Se ela é licenciada em jornalismo ou ciências da comunicação,acho que posso saltar já para o mestrado --'

Jorge disse...

@Nuno: toda a razão, foi lapso meu. damn it, tenho de começar a pesquisar antes de escrever para evitar estas parvoíces...para além disso já descobri algumas coisinhas sobre esta menina que não fazia a menor ideia, nem a conhecia se não fosse ler o que escrevinhou no Record...

a seu tempo ponho mais uma ou duas achas na fogueira :)

Luis disse...

Não conheço,nunca me foi apresentada,graças a Deus!

Nuno disse...

eu já a conhecia. Vi-a num episódio do "5 para a Meia-noite", com o Alvim, e já na altura achei: "mas que car@lho é que esta gaja está a dizer?".

As crónicas que indicaste só comprovam a minha teoria :)

Fernando B. disse...

Meus amigos,
Esta Marta Reb é tudo que vc dizem, e foi + uma das deputadas deste pobre país...( é no que deu a lei das cotas para mulheres, além de H burros, temos agora também algumas mulheres muito burras))Intitula-se como profissão " ex-deputada ", e numa coisa qualquer de ensino superior...mas... meus amigos, aqui há tempos foi apanhada na Biblioteca... e mais não digo... que riqueza...um dia conto.

harms disse...

Esta senhora é uma daquelas alminhas multifacetadas em que o nosso país é rico e que nos levam sempre a perguntar por que razão estamos tão mal com génios de tal calibre. Ex-deputada, opina na televisão, escreve sobre desporto e há tempos lançou na Quetzal uma coisa inenarrável chamada "As Minhas Fitas" (se não estou em erro) onde fala dos filmes da vida dela, como se isso interessasse a alguém além dos familiares. Uma coisa péssima, do ponto de vista estilístico e não só. Enfim, o problema é que me parece que vamos ter de levar com esta senhora durante os próximos tempos - com ela e outras (os) do mesmo calibre.

Anónimo disse...

Já se divorciou. O boy não era assim tão toy.

© 2008 Por *Templates para Você*