Rui Moreira ou a nobre arte de mandar pró caralho

Desde que comecei a ver o Trio de Ataque, Rui Moreira ganhou a minha simpatia pela forma educada e correcta com que analisava as ocorrências semanais no mundo da bola, usando retórica pouco usual nos mediáticos comentadores portistas (Francisco José Viegas e Miguel Guedes aparte, ambos bem mais suaves e anti-confrontacionais do que a velha guarda de Guilherme Aguiar, Pôncio Monteiro ou Manuel Serrão) e sempre estranhei as críticas que lhe eram feitas por muitos elementos da nossa comunidade. Foi uma lufada de ar fresco na defesa dos nossos interesses e quase sempre que o ouvia a falar, admitindo lances como verdadeiros contra as nossas cores como uma pessoa normal, em vez de defender com ataques, lançando-se quixotescamente em perseguição de moínhos de vento inexistentes, como alguns dos seus colegas noutros programas.

Ontem, Rui Moreira saiu do programa em directo, deixando António-Pedro Vasconcellos a falar sozinho. A atitude foi nobre/covarde, ousada/irracional e digna/ridícula, dependendo das fontes que estiverem a ler serem portistas/não-portistas. Mas este tipo de atitudes tende a ser sobre-polarizada perante a preferência clubística do indivíduo e extrapola-se demais. É portista, fez bem; não é, fez mal.

Sou portista e fiquei ambíguo. Por um lado não gostei da explosão. Era o único programa de análise de futebol que via regularmente e os motivos que tinha para voltar a ver esfumam-se se Rui Moreira sair. Não há pachorra para as fugas para diante de Guilherme Aguiar nem o exagero anedótico de Pôncio Monteiro e era exactamente aí que Rui Moreira vingava. Ouvia-se bem, escutava-se com atenção e havia conteúdo, substância no seu discurso. Dizia o que era preciso dizer nos olhos, sem problemas de consciência e sem proverbiais papas na língua. Não se prendia em legalês nem em metáforas arcaicas, era directo, conciso e azul-e-branco.

Por outro lado, ouvir o Vasconcellos a debitar ódio, pegando novamente em assuntos judicialmente encerrados para achincalhar nomes e instituições...ainda me convence mais da correcção de Rui Moreira. Sair do programa naquele momento foi a melhor maneira de insultar o seu colega de programa e manifestar a sua indignação ao que nas suas palavras se estava a transformar num "auto de fé".

Foi soft. Se fosse eu provavelmente não me continha e muito provavelmente tirava cá para fora a cobra zarolha e procedia a urinar para cima do realizador enquanto cantava o hino do FC Porto.

Se calhar é por isso que não me convidam para falar na televisão. Mas espero que convidem Rui Moreira para voltar. Sem ele, o plano é triste e ainda mais inclinado.



30 comments:

Nelson Machado disse...

E já agora acrescentar que as palavras ditas depois do incidente pelo Rui Oliveira e Costa também deveriam merecer destaque, pois possivelmente poderão ser vistas como um complemento da explicação lógica do motivo para a atitude de Rui Moreira.

Revolta FCP disse...

Pá, a imagem de urinar para cima do realizador e cantar o hino do porto é capaz de ser uma boa razão para não ir falar á TV.

Olha, e despeçam o director de comunicação do FCP e contratem o Rui Moreira...

Luis Pinho disse...

Não tinha visto isto...

Sinceramente, acho que ele fez bem, até achava óptimo que estes programas não existissem.

A pior coisa que pode acontecer a Portugal, é deixar que os jornalistas (a maior parte dos quais com agendas próprias e a trabalhar para grupos económicos) façam justiça na praça pública, só diz isto quem não conhece a classe (graças a Deus nem todos seguem estes métodos).

Sinceramente, acredito que tenha havido muita menina paga, muitos sapatos oferecidos, etc, etc. O que me recuso a acreditar (pq tenho neurónios próprios) é que toda a corrupção está centrado no FC Porto, e esta coisa colorida que nem um filme de jeito faz, se arme em salvador da pátria com o seu gajo lá de casa e que vão limpar o futebol português.

O que eu gosto ainda mais de ver é que sempre que o Benfica fica para trás do Porto, lá vem a mesma lenga lenga, o futebol é porco, o futebol é corrupto e tudo o mais, meus senhores, o Benfica está a jogar mal este ano, o Porto está a jogar melhor que no ano passado, se vai continuar assim, não sei...

O Braga no ano passado estava a jogar 5*, no entanto, já diziam, o presidente do Braga está junto ao do Porto para aprender como se faz... Mas no ano passado, houve justiça, era tudo boa gente, os gunas que ofereciam porrada fizeram uma pausa, os árbitros tinham que pagar do bolso o que comiam nos hotéis, as viagens e sapatos eram pagos do próprio bolso...

Ganhem massa cerebral e saibam distinguir a verdade...

E mais uma vez:

"Just shut up and show more football"

http://porta19.blogspot.com/2010/09/just-shut-up-and-show-more-football.html

Para quem não sabe o que um guna é:

Guna: sujeito pouco agradável com uma propensão pouco natural para acertar nos outros

porta10a disse...

Não sou adepto do FCPorto mas gosto de Rui Moreira como da maioria das suas intervenções.
Ontem, fez muito bem em sair. Aquele APV é um tal mete nojo que até aos cães enoja.
Ficou a falar tipo matreco, afinal o que ele é.
O meu representante já se empertigou umas 3 ou 4 vezes com o bandalho e um dia destes ainda se pegam mais a sério. A ver vamos.

Espero que RM volte e que o melhor programa do género tenha continuidade. Bom, bom era mandarem embora o realizador de cinema que todos os portugueses patrocinam, mesmo aqueles que não são da porcaria do clube de que ele é sócio!!!

Quanto ao acto mictório cantando o hino do FCP, parece-me pouco. Se ao menos isso fosse acompanhado com 3 ou 4 'verdosgas' bem puxadas cá do imo... assim sim, ficavamos bem mais satisfeitos.

Saudações desportivas

penta1975 disse...

caríssimo,

não poderia estar mais de acordo com o teor desta bela POSTa de pescada ;)

também informo e a título pessoal, que estou de volta, em forma, em pleno, sem entraves informáticos e pronto para a luta ;)

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

José Correia disse...

"tirava cá para fora a cobra zarolha e procedia a urinar para cima do realizador enquanto cantava o hino do FC Porto" é, seguramente, uma das melhores tiradas que já li na blogosfera portista. Bravo!

harms disse...

Caro Jorge, constatei que passou pela Cidade. Respondendo à sua questão, devo dizer-lhe que coloquei lá o Porta 19 pelo facto de o ter descoberto há pouco tempo e considerá-lo um óptimo blogue, ainda para mais portista. Como observou não tenho praticamente links para blogues desportivos, exceptuando o Porta19 e o Mística do Dragão, mas conto colocar por lá mais uns quantos do universo azul e branco. Espero que não leve a mal ter lá colocado a ligação, mas se quiser que a retire é só dizer. Até porque, como terá notado, o meu blogue é de tendências conservadoras e "reaccionárias" e há quem não aprecie tais virtudes. Entretanto vou passando por aqui e vou começar a deixar um comentariozinho de quando em vez. Abraço.

Armando Pinto disse...

Completamente de acordo.
Grande Rui Moreira!
Tem de se tomar posições destas, porque é preciso voltar aos tempos da luta de Pedroto e Pinto da Costa, pois tudo está na mesma...

http://www.longara.blogspot.com/

J.Moutinho_8 disse...

Epá independentemente de situações passadas, nesta em concreto o R. Moreira não tem razão. O gajo tem direito a falar do que quer. O R. Moreira ouve e, se quiser, tenta defender-se (o que, convenhamos, não é fácil). Eu sou do FCP e acho que saímos mal vistos desta história. Isto mais o descontrolo do Villas-Boas, não está a ser uma boa semana para nós...

Anónimo disse...

Alguém sabe qual é o blog do Rui Moreira?

cumps

Jorge disse...

ele já escreveu no Portistas de Bancada mas actualmente creio que não escreve em lado nenhum. se estiver a ler isto, Rui, está convidado para escrever aqui para o Porta19! :)

Nelson Machado disse...

Parece que o J.Moutinho_8 não só não sabe que É PROIBIDO e É CRIME reproduzir, seja de que forma for, as escutas de um processo judicial, inclusivamente de forma verbal e neste caso ainda para mais num programa de televisão, como ainda por cima o que o palerma do vasconcelos estava a fazer era uma campanha negra contra Pinto da Costa usando um meio ilegal e de uma forma tão reles baixa e ordinária que a única atitude certa a tomar era aquela mesma que Rui Moreira tomou.

É por isto que eu ainda me admiro que Pinto da Costa, nem falo do FC Porto neste caso, não tenha ainda posto em tribunal certas personagens circenses e até mesmo a Google (dona do youtube) através da Google Portugal.

Anónimo disse...

Sou benfiquista. Talvez o comportamento dos juizes ouvidos nas escutas justifique porque alguns assuntos estão "judicialmente encerrados". Gostava de saber quantos dos que comentaram aqui se sentiam confortáveis, a discutir o futuro dos vossos filhos numa acção de paternidade, por ex., com a isenção de um juiz que se rebaixa a mendigar 2 miseráveis bilhetes para um jogo de futebol. Quanto ao argumento de ser crime falar das escutas isso não passa de uma grande treta. Uma das grandes qualidades (e terá muitos defeitos) da internet é a puta da liberdade e aos portistas também teria dado muito jeito essa liberdade quando o Benfica ganhava anos seguidos. Salvo as devidas proporções também era CRIME espetar com tanques na rua do dia 25 de Abril de 1974. De resto, respeito as minhas diferenças para com o barrigudo, careca e adepto que escrevinha este blogue.

José Pedro Bessa disse...

E porque não partir a boca ao cineastas? levá-lo a "jantar"?

samuelalmeida disse...

Alguém arranja a crónica do Rui Moreira n'A BOLA de hoje?

Nelson Machado disse...

Porque é que os benfiquistas insistem em chamar burros à boca cheia aos Portistas e ainda para mais com a autorização dos administradores dos blogues(sim, porque isto tem moderação de comentários). Mas alguém ouviu um juiz pedir bilhetes, ou ouviu alguém a pedir bilhetes para oferecer ao juiz? É que não é só uma questão de semântica, muda toda uma intenção de interpretação e acções.
E mais, onde é que se ouve que é por causa dos bilhetes que ele vai decidir desta ou daquela maneira. Como que se fosse possível acreditar que um juiz se vende por bilhetes. A maior parte das pessoas não sabe quanto aufere mensalmente um juiz porque se soubessem não diziam e escreviam estas bestices.
E quantos de nós e mais um monte de gente que todos conhecemos, ricos ou pobres, inteligentes ou burros, andam sempre a cravar "bilhetes", seja para o que for, a todos que possam "fornecer" o tal "bilhete" desejado?

A desonestidade intelectual também devia ser barrada na entrada em blogues, mas é só a minha opinião, espero não ser mal interpretado pelo Jorge.

Jorge disse...

@Nelson: nada disso. a moderação de comentários é de minha total responsabilidade porque o blog é gerido por mim e mais ninguém. agora se achas que aquele comentário é despropositado...devias ver os que não foram publicados ;)

por vezes gosto de publicar alguns comentários contrários à nossa corrente de pensamento exactamente para fomentar o debate e para perceber porque é que o pessoal entende as coisas de uma forma tão estranha. agora se o comentário é ostensivamente insultuoso, não fica. este foi soft :)

já agora: http://ceuencarnado.blogspot.com/2010/10/impunidade-e-total.html

lê os comentários. repara que as coisas são iguais do outro lado...ah, o Jorge sou eu :)

um abraço,
Jorge

Nelson Machado disse...

Bem Jorge, podes acrescentar o post que está hoje no Mística do Dragão, tens o link no teu blog, e acabas com a moral daquela malta.

Para poupar tempo podes carregar aqui.

J.Moutinho_8 disse...

Oh Nelson Machado, portista que imagino seja da velha guarda, vamos lá tirar as palas do olhos e deixar-nos de merdas: para este caso não interessa se é proibido ou o camandro, o homem TEM O DIREIRO DE FALAR DO QUE QUER. É ridiculo ser essa a tese de defesa dos portistas (menos uns com mais vergonha, como eu), aquela merda aconteceu, está ali e toda a gente tem liberdade para falar sobre isso e sobre qualquer outra coisa que queira. E essa de barrar comentários e pôr em tribunal tudo o que é contra a sua opinião é demonstrativa de caracter: não gosto do que oiço, falo ao mesmo tempo, saio do programa, barro comentários em blogues, ponho em tribunal. E o conteúdo, falamos disso?

Jorge disse...

@J.Moutinho_8: vamos lá a ver se a gente se entende. aqui no burgo só são barrados os comentários gratuitamente insultuosos e/ou baseados em ódios sem sentido. quando os comentários são correctos não tenho nenhum problema em publicá-los, mesmo quando explanam ideias diferentes da minha. se visitas regularmente o Porta19 (que espero seja um hábito, caso contrário convido-te a fazê-lo) já percebeste que não alimento polémicas estéreis nem alinho pela linha de atacar para melhor defender. interessa-me o bem do meu clube, não o mal dos outros! ;)

Nelson Machado disse...

Ó J.Moutinho_8, és Portista?
Deves ser sportinguista ou até mesmo benfiquista.
Não sou da velha guarda, e nem uso palas, já o mesmo não sei de ti(usaste o plural incluindo-te).
Quem tem direito a falar sobre o que quiser é toda a gente que vive num estado de direito. Sabes o que isso significa?
ESTADO DE DIREITO significa que se vive um estado em que se vive segundo um ou mais códigos de leis, sendo que essas leis são leis de direitos e leis de DEVERES.
Se a lei diz que é proibido usar de toda e qualquer forma, sem o respectivo consentimento dos intervenientes, escutas obtidas como meio de prova de um processo judicial, onde está a dificuldade em perceber que o vasconcelos estava a infringir a lei? Onde está a dificuldade de perceber que num estado de direito se pode falar do que se quiser desde que isso não infrinja a lei?
Acho demasiado óbvio para estar a repetir o que escrevi anteriormente. Não me parece difícil de perceber que quando se infringe a lei num programa de televisão, um dos intervenientes no programa saia para não ser conutado como participante em tal acto à margem da lei. Nem me parece difícil de perceber que quem comete crimes, mesmo que seja um crime somente dilatório, possa ser chamado a responder por ele, ou isto não é um estado de direito com direitos e DEVERES?
Quanto ao conteúdo vou transcrever aqui o escrevi num outro blogue Portista há uns dias atrás:
"Faço este pedido a todos os benfiquistas que lêem este blog e mais os comentários;

Deixem passar uma semana, ou mais, sem ouvirem essas porcarias youtubanas e depois peguem no teu computador e vão ao youtube e ponham essas escutas todas a "rolar" mas só a ouvi-las, sem estarem a ler as legendas encaminhadoras. Depois disso e a serem sinceros, digam o que tiram dali como prova do que quer que seja?

Vão ver que se derem tempo para se esquecerem do que lá está escrito da próxima vez que as ouvirem e só as ouvirem mesmo, sem leituras com interpretações à lá mode de carnide, pode ser que se apercebam que têm estado a ser mais uns carneiros encaminhado pelos pastores da religião do inferno da luz.

Acrescentar ainda que as escutas foram validadas pelos tribunal e que foram descartadas exactamente porque foram consideradas NADA RELEVANTES DE ACTOS CRIMINOSOS OU DE MAIS VALIAS PARA O PROCESSO ENQUANTO PROVAS.
E que os que fazem a simples transcrição ou a disponibilização sonora para alguém que não seja parte do processo sem autorização dos visados nas escutas(ou seja, quem as escreve em jornais ou disponibiliza na internet) estão a incorrer num crime, estando sujeitos a processo crime por tal acto e respectivas consequências.

leportista disse...

Ao Rui Moreira, por quem nutro grande admiração, uma sò palavra para com a sua atitude. GENIAL.
Hà muito que os media estão ruminados pelo sistema da casa mourisca da 2°circular, se nao os denunciamos ou os combatemos, então quem o fazera por nòs? Espero sòmente que o nosso presidente lhe encontre um lugar no clube, estou convencidissimo que para o economista seria o maior prémio da vida dele. Um jeitinho presidente.

Anónimo disse...

Pelos vistos o meu comentário foi censurado e não ataquei ninguém mais do que o PV foi atacado neste post. Mas Jorge, o critério é teu. Só volto porque sou teu amigo. Compreendo a necessidade de manter o nível, mas não ofendi ninguém. Vou repetir a pergunta: vocês portistas já ouviram as escutas? E acrescento, vocês acreditam mesmo que o Vosso presidente é um santo? O Vosso argumento da ilegalidade das escuas não pega nem com super cola 3! Aliás, o RM pode dizer o que quiser, mas não há como refutar o que se ouve nas escutas. Deve ter sido terrível para ele não ter como se defender sem defender corruptos. Repito o que disse no outro post: hoje são vocês, amanhã poderão ser outros. Mas que o futebol é corrupto e o Vosso presidente está envolvido, disso não há a mínima dúvida! saudações desportistas!

Jorge disse...

censurei o outro comentário porque tinha alguns exageros de linguagem (não vernaculares mas semânticos) e tu sabes disso. este já tá mais soft :P

quanto às escutas, só uma coisa: se toda a gente que fala das escutas do FC Porto, particularmente malta benfiquista, conseguisse olhar para as próprias escutas que foram feitas ao seu presidente e admitisse que neste assunto ninguém pode atirar pedras aos outros porque o vidro dos telhados é fino, o mundo seria bem melhor. o que não percebo é isso: a constante tentativa da procura do soundbaite, de ouvirem de um portista a verdade que ouvem nas escutas. pois esse tipo de falso moralismo, comigo, não cola.

e quando um comentador ligado ao FC Porto vier a público fazer o mesmo que o Vasconcellos está viperinamente a fazer semana após semana, juntamente com todos aqueles pseudo-homens de bem que se vêem noutros programas...ver-me-ás a criticá-lo. sabes perfeitamente que é disto que a casa gasta :)

aquele abraço,
Jorge

Anónimo disse...

Mas quais escutas do LFV? Já ouviste alguma? Segundo consta, há um telefonema entre ele e o presidente do Belenenses a acordarem sobre o árbitro do jogo entre eles. Segundo consta... já do Pinto da Costa, há putas (fruta), há porrada (jantar), há alterações de relatórios de árbitros para não castigar malta do FCP, há escolhas de árbitros, há notícias falsas mandadas para a imprensa, ou seja, há uma total promiscuidade e trafego de influência com todos os agentes do futebol. E vocês fazem-se de vítimas! Coitado do digno RM!! Se fosse o meu presidente (e poderá ser um dia), eu teria vergonha e queria-o atrás das grades, como já pusemos um! Não se trata de falso moralismo, simplesmente o querer limpar o país desta gente sem escrúpulos e que não olha a meios para atingir objectivos. Mais: estes juízes ainda estão no activo... abraço!

Jorge disse...

decidi publicar este último comentário, contra os princípios que instituí neste blog, como preâmbulo para isto: http://porta19.blogspot.com/2010/09/falsos-moralismos.html.

vê o video. é a última vez que falo contigo sobre isto. não vale a pena tentar conversar quando não se está no mesmo comprimento de onda por opção.

Anónimo disse...

Meu amigo, não percebo o que é que este video tem a ver com as escutas, o que mostra que realmente não estamos no mesmo comprimento de onda, mas por opção de quem? Mas aproveito para te agradecer a oportunidade de mostrar a diferença entre a minha posição (e de muitos amigos meus Benfiquistas) em relação à Vossa: quero que todos os animais vestidos de vermelho que causaram mortes e toda a violência mostrada apodreçam na cadeia! Fiquei feliz por ver um corrupto como o Vale e Azevedo (o tal que deu a primeira oportunidade ao Mourinho) a fugir! Quero-o atrás das grades! Decepciona-me é dares como argumento um video com factos temporais adulterados! O LFV não era presidente do SLB em muitas das imagens de violência do video, Mais: isto tem de acabar um dia e não é negando factos e com a justiça desportiva que temos que isto acaba! Pergunto: porque que é que os portistas justificam tudo o que se passa/conhece hoje com os acontecimentos de ontem? Queres saber qual a minha opinião? Porque não conhecem outra realidade senão a do intemporal PC. Mas nós, felizmente tivemos bons e maus presidentes. Vocês só conhecem um... e estão a conhecê-lo cada vez melhor! Meu amigo, fim de discussão, não te chateio mais. Dá-me lá mas é um tabaco! ;-)

Jorge disse...

nem me fales. parece que no Norte estão a lixar a malta por causa dos pagamentos à Tabaqueira. tenho de voltar a comprar aos volumes de 10...

quando estivermos juntos falamos mais sobre isto. aqui o ambiente torna-se mais pesado e não ajuda ninguém :)

só quero que chegue dia 7 para que o jogo seja bom, ninguém se magoe e que ganhe o melhor...e que vista de azul-e-branco, claro! abraço!

Luis disse...

Já por mais do que uma vez,me referi ao facto de virem muitas virgens imaculadas comentar a este blog.
Compreendo que o moderador seja uma pessoa cordata,e como tal se dê ao trabalho de publicar posts de gente adepta dum clube santo,impoluto e sem o mínimo de mácula.Acontece que à boa maneira do Porto,a paciência tem limites. Esses santos com pés de barro não se enxergam?

Jorge disse...

@Luís: só o faço porque se trata de um amigo (daqueles a sério) e que merece o meu respeito, apesar de discordar diametralmente das suas opiniões neste assunto. já censurei alguns comentários dele e ele sabe disso, mas nem imaginas a quantidade de outros comentários que não são publicados porque, sinceramente, são puro estrume.

sei que há pessoal que não gosta de ver este tipo de frases a serem publicadas num blog do FC Porto mas garanto que esta é uma excepção :)

© 2008 Por *Templates para Você*