Porta19 entrevista PETZL (uniaodeleiria.blogspot.com)

Continuando a rubrica que abri aqui com a entrevista a Wim Nijst,  continuei aqui em conversa com João Paulo Meneses do Reis do Ave, e a última foi a Carlos Ribeiro, co-autor do Vimaranes. Hoje, com o próximo encontro com o União de Leiria a caminho, pus-me no paleio com PETZL, o gestor do maior blog do União de Leiria na web, o uniaodeleiria.blogspot.com:






Porta19: O Leiria começou bem o campeonato mas foi recentemente eliminado da Taça. O FC Porto será o adversário ideal para voltar às vitórias?

PETZL: Cada competição tem características próprias. E se na Taça de Portugal a UD Leiria foi eliminada por uma equipa de escalão inferior, no campeonato vem de uma vitória convincente e moralizadora frente à vizinha Académica, que vinha a merecer destaque pelo bom arranque de campeonato, mas que já se encontra empatada com a UD Leiria com os mesmos 11 pontos. Um jogo com um Fc Porto, que vai liderando a Liga Zon Sagres em ritmo de passeio, acaba por ser mais um tónico para este lote de jogadores, alguns com inegável qualidade, que certamente aproveitarão a montra que é um jogo frente ao Fc Porto para mostrar aquilo que melhor sabem fazer.



Porta19: Quem são os jogadores de maior potencial no plantel do Leiria para 2010/2011?

PETZL: Começando pela baliza, onde ano após ano a UD Leiria vai revelando excelentes guarda-redes, como foram os casos de Helton e Fernando. Este ano Eduardo Gottardi promete dar que falar.
No meio campo, merecem destaque o "velhinho" Silas e o recente reforço Leandro Lima, ambos bem conhecidos dos adeptos portistas.
Na frente de ataque, Carlão parece ter reencontrado o caminho das balizas adversárias, agora acompanhado pelo regressado N'Gal.



Porta19: Depois da saída de Lito, Caixinha é o treinador desejado pelos adeptos? Depois de uma pré-época tão atribulada, o ambiente está mais sereno?

PETZL: Sem dúvida que o ambiente está mais sereno. Mais importante do que ser desejado pelos adeptos, Caixinha parece dar-se bem com os jogadores e eles com ele. É um treinador jovem, ambicioso e muito trabalhador. Diz quem o conhece que lhe faltará algum "pulso" para manter os jogadores "na linha", o que terá já sido colmatado com a entrada do recém contratado Sá Pinto para seu adjunto.


Porta19: Com a imprensa tão tri-polarizada em Portugal, como é que vê o desprezo a que são votadas as equipas de dimensão mais pequena?

PETZL: Essa é uma contrariedade com que nos debatemos diariamente e uma das principais razões que levaram à criação deste nosso espaço de debate e de divulgação das actividades do clube. É um problema cultural com muitos anos de existência. O mesmo que faz com que seja mais fácil encontrar em Leiria um adepto do Benfica, Porto ou Sporting, do que propriamente um unionista. E quem diz em Leiria, diz em (quase) todas as outras regiões do país.
Continuamos a defender a máxima de que se deve apoiar o clube da nossa cidade! Se não forem os habitantes de Leiria a apoiar o seu clube mais representativo, quem o fará? Urge alterar mentalidades, sob pena de, em poucos anos, desaparecerem grande parte dos clubes que hoje compõem as principais divisões nacionais.



Porta19: O teu blog é o mais representativo da União de Leiria na Internet. De onde vem a motivação para escrever depois de um dia de trabalho?

PETZL: O uniaodeleiria.blogspot.com nasceu precisamente pela constatação da falta de informação sobre a UD Leiria na internet, muito por culpa da inexistência (à altura) de um site oficial do clube actualizado. Com quase 5 anos de de existência, este blog é fruto da colaboração de 3 adeptos (e sócios!) fervorosos, que insistem em remar contra a maré. Queremos acreditar que servimos de inspiração para outros projectos ligados à UD Leiria que entretanto foram criados e inclusivamente do próprio site oficial.


Porta19: Ainda há esperança para a maioria dos blogs Portugueses de futebol ou a inspiração está a definhar em função das redes sociais e dos fóruns de discussão?

PETZL: Sou da opinião que o formato blog, se não for repensado, terá os dias contados. A facilidade de publicação de artigos e comentários e a dinâmica oferecida pelas redes sociais, como é o caso do Facebook, tornam muito mais prática a discussão, em tempo real, sobre qualquer temática. Este é um assunto que temos debatido internamente e sobre o qual deveremos tomar uma posição brevemente.





Aproveito para agradecer ao PETZL pela disponibilidade. É um gosto trocar ideias com pessoas que vibram e sentem o seu clube por dentro e por fora. Espero que seja um excelente jogo e que consigamos vencer e continuar a carreira à imagem da nossa cidade. Invicta.

5 comments:

dragao vila pouca disse...

Estás um craque nas entrevistas...

PS- amanhã lá estarei, com passagem pelo sítio do costume, lá para as 19:30...

Um abraço

Vila disse...

Não estás sempre a fazer o mesmo tipo de perguntas? Quando li esta entrevista, pareceu-me chapa cinco da que fizeste com o Vitória de Guimarães. Live from Alger!

Jorge disse...

sim, as respostas foram bem diferentes desta vez. mas tens razão, devia mudar um pouco as perguntas :)

PETZL disse...

Demasiado Porto para tão pouca União!!!

Saudações Unionistas,

Jorge disse...

tenho pena, sinceramente, porque estava à espera que a União estivesse no Dragão mais organizada e com mais talento. faltaram alguns habituais titulares mas parece-me que falta ali muita qualidade.

boa sorte para o resto da Liga. pelo que vi hoje, vão precisar!

© 2008 Por *Templates para Você*