Baías e Baronis - FC Porto vs União Leiria

Foto retirada do MaisFutebol

Quando ia às Antas aqui há uns anos, na época do Oliveira e do Fernando Santos, regressava a casa e a minha mãe invariavelmente perguntava-me: "Salvé, meu primogénito! Que tal se portou a agremiação de camisolas verticais em tons de azul e branco que tu apoias com a força de mil sóis?". A minha mãe é assim, um amor de formalidade e discurso retórico. Mãe, se estiveres a ler, estou a brincar. Continuando. Eu respondia: "São uns nabos.". Ela retorquia: "Mas perderam?". Eu, resignado: "Nah, ganhámos 3-0 mas podíamos ter ganho por muito mais!". Hoje, esta história repetiu-se. Venham as notas:









(+) Hulk Como é que se pára um combóio? Deve ser mais ou menos isto que os jogadores adversários pensam. Hulk está em grande forma, com uma moral incrível, marcando golos atrás de golos, qual deles o melhor. Excelente nos arranques e nas combinações com Falcao, está a valorizar-se cada vez mais no futebol mundial e apesar de ainda precisar de crescer tacticamente, especialmente na cobertura defensiva do flanco onde joga, parece-me que temos já um jogador bem mais madura do que estava no ano passado. Villas-Boas está a conseguir potenciar o melhor Hulk que já vimos e o rapaz mostra serviço. E de que maneira!

(+) Falcao Actualmente é imprescindível no ataque do FC Porto, não só pelos golos que marca mas pelos espaços que abre e pela forma como funciona à pivot na criação de jogadas de ataque, jogando de costas para a baliza e aproveitando as movimentações de Moutinho e do colega-do-Moutinho que joga ao lado. O entendimento com Hulk está a beneficiar a equipa de uma forma como não se viu ano passado, em que Falcao "apenas" marcava golos e não encontrava um Hulk tão solto, tão liberto e tão pronto a receber as bolas com melzinho que o colombiano lhe coloca. Muito bem.

(+) Ruben Micael Dizia para o colega do lado no início do jogo: "Este jogo é muito importante para o Ruben, o rapaz precisa de minutos e de confiança". E aproveitou-a da melhor maneira. Um jogo esforçadíssimo, cheio de garra e de inteligência, com passes excelentes a rasgar a defesa, assistências para golo e a somar à estrutura do meio-campo como Belluschi não tinha vindo a fazer nos últimos jogos. É o mais próximo de um número 10 que temos no plantel e sendo totalmente diferente do argentino que hoje substituiu, fez um jogo muito bom. Recebe a bola, pára, olha e roda. É isso que lhe é pedido e foi isso que fez hoje, na perfeição.

(+) Fernando Recuperou montanhas de bolas na primeira parte e o penalty não suja uma boa exibição, depois do enterranço no Bósforo. Já começo a desistir de pensar que tem de melhorar no passe longo porque, sinceramente, acho que já não vai lá, mas pode e deve continuar a fazer as arrancadas como fez já na parte final do jogo, voando pelos jogadores adversários durante uns bons 50 metros para sofrer falta à entrada da área e sacar um amarelo. Viste, Souza?

(+) Álvaro Pereira Melhor que o costume, principalmente na segunda parte. Falhou menos passes e entrou muito bem nos lances ofensivos. Deve haver qualquer relação entre os arranjos capilares e as boas exibições. Ainda hei-de descobrir qual é.










(-) Souza Perdeu já o capital de confiança que os adeptos lhe deram nos primeiros jogos e está a enfrentar uma batalha a subir uma montanha para a recuperar. Quando um jogador entra em campo para substituir João Moutinho, como tem acontecido com Souza, ninguém lhe pede que seja igual ao João Moutinho. No entanto, não pode fazer com que o meio-campo perca quase toda a dinâmica que tinha, que comece a falhar passes consecutivos, se enfie no meio de 2 ou 3 jogadores contrários de onde não vai conseguir sair com a bola controlada e que invente fintas quando não as sabe fazer. É essa a principal diferença para Moutinho: saber jogar à medida do que a situação exige. E Souza não o sabe, ou mostra ainda não o saber fazer. Tem de melhorar muito.

(-) Fucile Está a queimar jogos atrás de jogos com as falhas do costume, a lentidão do ano passado (pré-Mundial) e a indecisão no passe e na recepção. Nunca pensei vir a dizer isto, André, mas neste momento Sapunaru é a melhor solução para defesa-direito.

(-) Maicon Até esteve bem durante quase todo o jogo, por isso este Baroni não é exactamente pela exibição. É pelos ridículos passes longos falhados. Fico possuído quando vejo jogadores da minha equipa que se lembram de passar a bola ao longe, cheios de confiança e força, para um colega que está invariavelmente perto da linha e que vai ter de dominar a bola que chega a uma velocidade perto de uma V2 alemã da WWII com o peito ou com a cabeça enquanto é rapidamente pressionado por um defesa. A alternativa é passar para o lado ou para trás. Mas isso é fácil demais. E normalmente sai bem, ao contrário da primeira hipótese...

(-) União de Leiria (Mais) uma equipa que não devia estar na Liga. É fraco demais e não me digam que foi uma noite má. É constante vemos equipas deste calibre a jogar no nosso campeonato, com jogadores de nível baixo e que pouco ou nada contribuem para melhorar o futebol. Baixam a competitividade e diminuem o interesse nos jogos.




Jogo bonito, golos brilhantes, um meio-campo que troca a bola com dinamismo, com rapidez, com objectividade e à busca da baliza. O Trio de Ataque não é na RTPN...é nos estádios onde jogam Hulk, Falcao e Varela!!!

10 comments:

ultrafcporto disse...

Excelente vitória, sendo este o resultado da afinação perfeita desta máquina trituradora dos Dragões conduzida por Hulk. Mas para mim ainda falta a prova dos nove, que será na 10ª Jornada.
Cumprimentos,
Ultrasfcporto

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Grande exibição do FC Porto. Tornamos fácil o jogo, porque tivemos uma atitude séria.
Entramos muito fortes na partida, com Ruben e Moutinho a servir o tridente ofensivo que esteve imparável, sempre sob a batuta de Hulk.

Este Leiria só havia sofrido 4 golos no campeonato, e isto ainda dá mais mérito ao nosso poderio ofensivo.

Ruben fez um grande jogo. É este o Ruben que o nosso meio campo necessita. Mais agressivo que Belluschi, e com a mesma qualidade técnica. Só lhe falta arriscar mais no remate de longe, tal como fazia no Nacional.

Moutinho esteve enorme, é um poço de energia, inteligente e astuto. Procura o golo e merece-o.

Varela, Falcao e Hulk fizeram um jogo fantástico. Entendem-se bem, e Falcao e Hulk então, formam uma dupla que se complementa.

O árbitro deixou em claro um penalti na primeira parte sobre Varela. Mas em lance semelhante na nossa área penalizou-nos com grande penalidade.

Isto é um aviso! Iram tentar parar-nos de todas as formas. Mas nós este ano estamos fortes e maduros. Não iremos entrar numa de provocações de túneis.

Fisicamente estamos bem, o que nos permite ritmar o jogo, ter a capacidade de controlo e domínio do mesmo.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

P. Ungaro disse...

Efectivamente nós portistas somos insatisfeitos por naturesa, quando acabou o jogo, dei por mim a pensar porra 5 é pouco !!!
Mas não é nada 5 é muito bom, com uma grande atitude e entrega de todos. Belissima exibição. Ontem foi um regalo ver o Porto a jogar.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

dragao vila pouca disse...

Eu gostei...muito!

E gostei muito, porque o F.C.Porto teve hoje, tudo aquilo que se pede a uma grande equipa: pressão alta, sufocante, que não deixou o Leiria respirar; domínio total do jogo; futebol bonito, alicerçado num colectivo forte, que, tal como disse Villas-Boas, potencia o talento individual; jogadas a toda a largura do rectângulo de jogo, num tic tac que galvaniza a plateia; e tudo isto, tirando um pequeno adormecimento, natural, durante um pouquinho da segunda-parte, depois de uma viagem longa e um jogo desgastante na Turquia.

Pressão, por jogar depois dos principais rivais terem conquistado os três pontos? Nenhuma! Esta equipa está fortíssima, confiante, joga como respira, motiva, mobiliza, deixa os adeptos satisfeitos e com vontade de regressar.

Como dizia um amigo meu, no final do jogo, "assim, vai ser muito difícil perdermos". E nem quando lhe lembrei a facilidade com que o árbitro tinha marcado um penalty contra o F.C.Porto e ignorado outro a nosso favor, ele vacilou: "ganhamos até contra o árbitro!"

Foram cinco e ninguém pode dizer que é um resultado exagerado, antes pelo contrário, tivemos várias oportunidades, claras, para marcar, pelo menos, mais outros tantos golos, enquanto Helton, na primeira-parte não fez uma defesa e na segunda, tendo mais algum trabalho, não foi muito posto à prova.

Quando jogamos assim, quando a exibição atinge esta qualidade, não faço referências individuais, mesmo correndo o risco de estar a ser injusto, com quatro ou cinco jogadores, que foram brilhantes. Vocês, como dizia o outro, sabem de quem estou a falar, não sabem?

Cumprimentos

Dragaopentacampeao disse...

Jogo bonito, prático, eficaz, estético e de grande expressão colectiva.

Um regalo para os olhos e um orgulho para adicionar à paixão clubista.

Que seja para continuar.

Nesta bela exibição, houve ainda alguns (poucos) que não conseguiram o brilhantismo dos colegas.

Quero no entanto realçar a melhoria de Rúben Micael, demonstrando que na sua melhor forma será titular de pedra e cal.

Moutinho, Falcao e Hulk, os grandes expoentes desta equipa.

Gostei!

Um abraço

Artur Semedo disse...

alvíssaras para quem se lembrar de uma boa recepção (já nem digo direccionada) do jorge "melena esquizofrénica" fucile! arre! a par dessas perdas de bola incompreensíveis por parte do souza, foi a única coisa mesmo negativa no meio de mais um jogo impecável!

BestOfFutebol disse...

Amigos e colegas, criamos um video que mostra mais uma das verdades do futebol português, e estamos a começar uma petição, para recebermos o Benfica no Dragão com flores e beijinhos.

Gostávamos de contar com o vosso apoio para a divulgar.

Porque acreditamos que se formos muitos, vamos conseguir envergonhar e colocar ao ridículos, todas as ultimas atitudes do Benfica...

http://www.bestoffutebol.com/2010/10/autocarro-do-benfica.html

joshua disse...

Quem me dera ter podido ver o jogo, Jorge. No entanto, lendo-te a crónica é como se tivesse estado lá, basta-me.

Aquele Abraço!

PALAVROSSAVRVS REX

Portuense Verdadeiro disse...

Mais um bom jogo e mais uma vitória do melhor clube de portugal :-)

Com aquele tridente ofensivo, para nos afastarem da corrida pelo título só mesmo se construirem algum túnel !!!

Quanto a exibições, para além dos óbvios da frente, destaco o Palito que parece ter recuperado o norte depois de algumas exibições a roçar o medíocre...O Fucile é que tem de melhorar...estou como tu Jorge...nunca pensei em dizer que preferia o Sapunaru :-O

abraço

Revolta FCP disse...

Análise

Que saudades! Eu já tinha saudades destes resultados... de ver o Porto a cilindrar e a esmagar os adversários, com futebol simples e prático, a resultar em golos e espectáculo.
Ganhámos por 5-1, mas podiamos ter ganho por mais, muito mais...

Gostei de...

Hulk - O incrível, o espectacular, o fantástico HULK!!!! Existem várias formas para jogar futebol, mas com este rapaz em campo todas são orientadas para o golo. E dá gosto ver o Hulk a jogar...

Falcão - Joga que se farta, dá assistências e recupera bolas. Tem sido exímio na relação com o meio-campo (especialmente os passes do moutinho) e acima de tudo é um jogador que parece que cresceu e viveu no Porto, tal a raça com que se entrega ao clube e ao jogo.

R. Micael - Tem dias. E ontem foi um dia bom... trouxe qualidade ao jogo, tornou o meio campo mais flexivel e articulou muito bem com o moutinho. No final provou que é um jogador que não deixa nada atrás do Beluschi.

J. Rodriguez - Não pelo que fez, mas porque entrou e o jogo não perdeu nada. E isso é bom... para um miúdo!


Irritei-me com...

Souza - Este rapazola não me convence. Não faz a posição do Fernando e quando entra para o lugar do Moutinho, o meio campo simplesmente morre. Torna o jogo estático e complica demasiado uma coisa que é simples antes da sua entrada.

Fucile - Este precisa de uns tabefes para ver se acorda. Mas anda armado aos cucos ou quê? Entre ele o Sapunaru... já estou como o Jorge (porta 19)... venha o André e escolha...

Adversário - Estes gajos estão na primeira liga ou isto foi um jogo para a taça?

© 2008 Por *Templates para Você*