E começam as imbecilidades

Após meia-dúzia de jogos de pré-época, eis as opiniões de alguns portistas (letra minúscula propositada), retiradas de comentários em vários blogs:

"rua AVB que vergonha, nao ha fio de jogo n há nada...o que é isto? espero que o presidente corrija este erro crasso deste principiante como fez com del neri"

"Não entendo como é possivel no ultimo jogo de preparação, andarmos a "experimentar" jogadores."

"O James nao sei o que anda a fazer porque a extremo nao tira lugar nem ao Hulk,Varela,Ukra e a medio nao tira o lugar a nimgem (mais valia ter ficado onde tava)"

"foi uma aposta perdida o AVB, ja se sabia, treinador jovem sem experiencia nenhuma, so por ter o rotulo de ser "discípulo" do mourinho, kando soube da noticia k o AVB era o proximo treinador do porto, um benfikista disse, "mais um campeonato para nos", e tem kase a razao, kase pk daki a 3/4 meses vamos ter outro treinador."

"o souza joga bue' na nossa equipa mais ao serviço do adversário, cada bola q corta da' golo"

"O Moutinho é uma maçã podre. Pode ficar como 6º médio, mas um 6º médio de 10 milhões é uma extravagância."

Uma coisa é pensar que o próximo jogo vai ser muito difícil de vencer muito por causa da valia do adversário e do facto de ter rotinas já estabelecidas. Outra, totalmente diferente, é pensar que o trabalho que tem vindo a ser efectuado pode simplesmente ser deitado fora por causa de dois maus resultados e por não se ver ainda um futebol bonito e vistoso.

As pessoas que apoiam o clube têm de começar a aperceber-se que esse apoio tem de ser mais constante e coerente, e que não se pode exigir o impossível ao fim de tão pouco tempo. É o mesmo tipo de gente que chega a um novo emprego e imediatamente reclama porque não há café à borla.

Naquele que será talvez o início de época mais importante dos últimos anos, em que precisamos de estabilidade e tempo para maturar, para evoluir positivamente, para solidificar ideias e estratégias, para crescer como colectivo numa altura de indefinição...numa época onde temos muitos novos jogadores todos eles bastante jovens, com o período de adaptação que todos atravessam numa fase de mudança de hábitos, ritmo e vida...e é nessa altura que esta corja de adeptos aparece para se congratularem com o que para eles é o óbvio, eles que provavelmente eram os primeiros a contestar Jesualdo quando as coisas corriam menos bem.

Adeptos desses? Obrigado mas não, obrigado.

22 comments:

6012 - Azul desde 1971- disse...

GRANDE POST! EU NÃO TERIA DITO MELHOR!
É isso mesmo...o que me faz Ser Porto não é só conseguir vitórias! É a FORMA COMO as conseguimos!
Viva o FCP!Ah PORTISTA!

Luis Pinho disse...

Era eu um miúdo de 12 ou 13 anos e fui eu mais o meu Pai ver um jogo do FCP de pré-época, e "estes senhores" ao fim de 20 minutos começaram a assobiar a nossa equipa, eu fiquei mt admirado pq não percebia como é que pessoas que usavam a cor azul do nosso clube ao pescoço ou na camisa estavam a assobiar a equipa, mas de repente uma massa enorme de pessoas, na bancada reservada aos nossos adversários começou a gritar em uníssono pelo nosso clube (eram os nossos emigrantes), eu perguntei ao meu pai:
- Quem são aqueles???
R:
- Aqueles são os adeptos
E eu perguntei
- E aqueles que assobiam?
- Ahhhh, esses são os sócios

Foi nesse dia que descobri a verdadeira diferença, um sócio, só por pagar um cota, sente-se no direito e quase obrigação de assobiar a própria equipa; Se calhar, em casa ou no trabalho, são eles os assobiados, e devem-se sentir mais motivos e cheios de vontade de trabalhar depois de um coro de apupos e assobios e pensam, "É pá, com estas criticas animalescas eles vão começar a jogar à bola"

Temos que perceber uma coisa, o treinador do Porto tem que fazer experiências nos jogos de pré-época, e não depois...

Este treinador veio numa fase muito difícil, os nosso capitães querem ir embora (vontade demonstrada pelo pau distribuído por um e pelos grandes jogos de outro, mas apenas pela selecção), não temos um NÚMERO 2 à altura das nossas ambições, estamos a construir uma equipa quase do zero.

O Moutinho começou agora e já querem que faça o que fazia no SCP onde já jogava há vários anos?? É mais que óbvio que há jogadores q vão ter que perder uns quilos valentes e outros que vão ter que ir perder peso noutro local...

Mas temos q ter muita calma e vontade de ver o clube a evoluir. Se calhar nem vamos ganhar o campeonato este ano, mas temos possibilidade de construir uma equipa com pernas para durar 4 ou 5 anos.

Como o outro dizia "Deixem-nos trabalhar"

Orgulhoazulebranco disse...

"- Quem são aqueles???
R:
- Aqueles são os adeptos
E eu perguntei
- E aqueles que assobiam?
- Ahhhh, esses são os sócios"

ahahahah claro que não se pode generalizar mas adorei esta :)

Quanto ao teu post,concordo,pois claro.
Ontem também vi esses comentários no mais(?)futebol e confirmei o meu principal receio:

-a enchorrada de críticas e previsões apocalípticas assim que as coisas não saíssem tão bem como o esperado.
É,de facto,um dos meus principais medos e,repara,nem sequer diz respeito à equipa directamente,e ainda nem começou a época oficial God!

Pouca gente pensa com tu,Jorge.
Paciência não rima com Tripeiro.

E neste primeiro ano do resto das nossas vidas então nem se fala...a pressão sobre a equipa e a ansiedade são ainda maiores.

Só peço aos santinhos todos para fazer com que estas críticas em catadupa esbarrem nas paredes daquele balneário.

--

Não obstante,não impede que não possamos criticar de forma CONSTRUTIVA e apontar os erros.Mas há que fazer isso com frieza e coerência,coisa que pouco se viu por aí...

--

Qualquer resultado é possível no Sábado.Lembro-me de N jogos em que o alegado favorito não ganhou.Neste tipo de partidas é o que mais há(estava aqui a lembrar-me de uma época em que ganhamos a supertaça e aos mouros e depois fizemos uma das piores épocas de sempre)

Mas,pah,se perdermos a Supertaça não é o fim do mundo caramba!

Não vamos enveredar por aquela da vitória moral,nem eu quero estar aqui com desculpas antecipadas,mas a verdade é que o adversário parte em vantagem por manter a máquina intacta,qual é o problema de dizer isto??

Claro,se,por acaso,as coisas não correrem bem em Aveiro,lá vêm mais previsões apocalípticas,críticas histéricas à equipa,e cartazes de cores berrantes a pedir a cabeça de Vilas-Boas...o medo é apenas esse...

dragao vila pouca disse...

Jorge, completamente de acordo com o que dizes, mas o que me preocupa mais é o futuro do F.C.Porto com adeptos assim.

Perdemos o título que nos daria o Penta, eramos Tetracampeões e por isso não estamos a falar de um clube perdedor, mas ganhador. Se há muita gente que reage desta forma, temo que se tivermos de atravessar, não um deserto de 19 anos como eu e muitos da minha geração atravessamos, mas de três ou quatro, ficaremos muito menos, que esta malta só quer vitórias e nem sequer tem a paciência necessária para esperar para ver. Depois, se as coisas correrem bem, dão grandes cambalhotas e não é nada com eles. Não foi com gente assim que se construiu a fantástica história do F.C.Porto.

Um abraço

João Bastos disse...

Eu sinceramente não consigo perceber alguns dos adeptos do nosso clube..não conseguem perceber que isto é pré-época e serve especificamente para rodar jogadores e ver onde estes encaixam melhor e então quando é um treinador novo essa situação ainda é mais frequente.
Nesta pré-época só não gostei que o BA e RM não jogassem...fogo...são nossos jogadores...como tal deviam jogar quer saiam quer não...
Mas pronto voltando ao assunto dos adeptos temos de ter calma e paciência porque isto tanto pode correr bem e sermos os melhores do mundo, como correr mal e sermos os mais fracos e não valermos nada...e tou a falar dentro da comunidade portista...porque na sociedade geral..somos sempre fracos...

Saudações portistas de um sócio e adepto do F.C.P. que está sempre de apoio ao clube nos bons e maus momentos

Miguel Gonçalves disse...

Olá Jorge. já há muito tempo que não vinha por aqui. Vejo que continuas com excelente espírito crítico. Infelizmente, "adeptos" desses abundam em todos os clubes. O "meu" SLB parte em vantagem, mas como já vi por aqui escrito, nem sempre o favorito ganha (e é isso que tem de tão extraordinário o futebol).
Cumps

Dragus Invictus disse...

Excelente post que retrata a realidade do adepto comum do FC Porto lol

Cheguei a casa e o meu pai que viu o jogo só dizia "porra lá para o treinador, só manda nariz, não dá instruções, murcão não espicaça a equipa", "vamos levar poucas dos mouros, a jogar assim"...

Isto é normal na maioria nos portistas impacientes lol

É preciso ter paciência, e dar tempo a este treinador e aos jogadores novos se integrarem.

A equipa ainda está a assimilar as ideias do treinador, e é normal ainda não estarmos bem.

Gosto sobretudo da forma como pressionamos mais, na busca da bola. Somos mais agressivos.

Penso que temos de definir rapidamente o futuro de Bruno Alves. Se ele não sair, está a fazer falta a esta equipa. Ou se vai sair que contratem um central de categoria e experiente.

O Maicon e o Rolando são excelentes centrais mas com características muito similares. O Sereno, é bom técnicamente, rápido, bom pé esquerdo, mas necessita de tempo para a adaptação.

Abraço

pronunciadodragao.blogspot.com

Luis Pinho disse...

@Orgulhoazulebranco: Sim, nem todos os sócios são iguais :)

Já vou ver jogos do Porto desde 1987 e sou sócio desde de essa altura e salvo alguns anos que tive de deixar de ir por falta de liquidez, nunca assobiei a minha equipa...

Já gritei pontualmente com alguns jogadores (Quaresmas e outros que jogam numa equipa de 1), já protestei algumas decisões de alguns treinadores, mas nunca o fiz na pré-temporada e nunca com o "bota abaixo" que vejo por ai...

Tenho pena que assim seja e receio que isto se torne contagioso durante a época, a ver vamos, espero não ver o que aconteceu no SLB e no SCP que depois levou à situação financeira que esses clubes se encontram com as 15 contratações por ano para tapar buracos que não existem.

Vamos esperar e ver, vamos dar tempo ao treinador e aos jogadores para ver o que isto dá, e depois, fazer uma análise construtiva e não reactiva

"If it's not broken, don't fix it"

Dragaoatento disse...

...Uma coisa é pensar que o próximo jogo vai ser muito difícil de vencer muito por causa da valia do adversário e do facto de ter rotinas já estabelecidas...

Pois é isto mesmo! O nosso adversário está muito forte e eu não vejo evolução na nossa equipa que nos permita ter esperanças.

Depois o pessoal Portista mais optimista já se esqueceu do peso que têm as arbitragens ao favorecer o clube do regime. É que como todos sabem, nadúvida os árbitros favorecem os vermelhos, ou não é assim?

O FC Porto para ganhar aos galinhas tem de ser muito melhor do que eles. Isto diz-me a experiência d'outros muitos Carnavais . E não é preciso ir mais longe os últimos jogos disputados contra eles servem perfeitamente para ilustrar esta ideia.

eumargotdasilva disse...

Bom post, mas não acredito que isto seja escrito por adeptos portistas, isso são campanhas dos vermelhos!
A sério!
E com vermelhos quero dizer todos os que estão nos clubes porque o clube é campeão!
Porque é que os tais encornados têm tantos simpatizantes? porque houve uma época em que só havia esse clube a ganhar. - Não interessa para o caso porque era assim -

Portanto:
"Vozes loucas, orelhas moucas!"
ou
"os cães ladram e a caravana passa!"
ou
"Rebeubéu, pardais ao ninho!"
ou
"O primeiro milho é para os milhafres"

etc etc

Pedro Veloso disse...

@Pinho vai com calma, estás impaciente.
Tu és um sócio de primeira e na pré-epoca apenas és pessimista.
Nós vamos chegar lá, o Jesualdo não era grande treinador mas ganhou campeonatos...

ruimanelfcp disse...

A passagem do FC Porto por Paris saldou-se por duas derrotas, embora para o treinador dos dragões esse seja um detalhe, por se estar ainda na pré-temporada. "Quantas vitórias consecutivas tivemos?", atirou aos jornalistas quando confrontado com o desempenho ante PSG e Bordéus.

Mais importante do que os resultados foram os apontamentos que tomou daquilo que correu mal e promete corrigir ao longo de uma semana que tem no horizonte o primeiro troféu oficial da temporada, a Supertaça. "Sofremos dois golos de bola parada, temos de melhorar. Vamos tratar disso esta semana, embora seja difícil recriar em treino as situações mais emotivas de um jogo", reconheceu. Mas ressalvou que esses lances tiveram origem na "constante procura da falta e um árbitro que apitou tudo e ajudou à festa dos clubes franceses". "Já no jogo do Bordéus com o Roma tinha sido assim. E no primeiro golo houve uma falta claríssima sobre o Sapunaru", acrescentou.

Com o pensamento no confronto com o Benfica, Villas-Boas assegurou que o "grupo terá outra motivação". "Esta semana os jogadores estarão mentalmente mais disponíveis, devido à motivação de um jogo oficial e de um título a disputar, que queremos ganhar", sublinhou o técnico portista, para quem isso seria uma forma de "dar um sinal às pessoas do clube".

Enquanto esse sinal não chega, Villas-Boas vai dando outros, como o reconhecimento que, a par das bolas paradas, "é preciso definir melhor os momentos de pressão em conjunto e melhorar a posse e a mobilidade".

Bruno Alves e Raul Meireles voltaram a não ser utilizados. Foi mais uma evidência de que vão sair? E se assim for, virá um central? O treinador recordou que também Tomás Costa não foi utilizado em Paris, evocando o limite de seis substituições por jogo, mas admitiu estar "à espera que o mercado funcione". "Se foram poupados? Nós não temos de fazer a gestão dos outros clubes, se há interessados que se mostrem", atirou, garantindo que serão ambos opção para o Benfica.

fonte: ojogo.pt

Daniel Campos disse...

Eu não concorco com nenhum desses comentários espalhados por esses blogues pelos seguintes motivos:
-Ainda é cedo para dizer se a contratação de AVB é uma boa aposta ou não, e para além disso existem melhorias em relação à época passada, mas está a perder na defesa devido ao Bruno nao jogar e ainda tem de melhorar os posicionamentos 8nomeadamente nas bolas paradas), tal como o AVB afirmou;
-Os jogos de preparação servem para dar minutos a jogadores, e além do mais ainda aparenta existir algumas duvidas em relação aos jogadores que irão ficar no plantel;
-James não veio para ser titular logo na primeira época. Ainda terá (e irá) evoluir;
-Apsear daquele mau corde de Souza, este mostrou que é um médio de qualidade, com grande capacidade de transporte de bola;
-Moutinho é sem duvida uma mais valia para o meio-campo portista.

http://fcporto-1893.blogspot.com

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo! Mas como é que se muda a mentalidade da massa adepta?
Se não é pelas exibições e resultados, tem também de haver mais proximidade do clube aos sócios e adeptos. Algo que crie laços senão, os adeptos só se vão ligar (e reagir) emocionalmente ao clube pelos resultados. Se não forem bons...

A malta chega a casa farta do trabalho, do patrão, da mulher ou dos filhos e quer é alegria :)

Pedro Silva disse...

Grande Jorge, como sabes eu sou Adepto e Sócio do FC Porto e tenho Lugar Anual no Dragão e acredita que nunca fui pessoa de ir para o Estádio berrar com a equipa e o Treinador.

As derrotas no Torneio de Paris serão por mim dissecadas no lugar do costume, mas de uma coisa te garanto: Não vou entrar no Drama que certos Portistas andam a fazer nem vou estar contra o AVB e exigir o regresso de Jesualdo.

Sábado a SuperTaça pode muito bem ser nossa... Tenhamos é calma e deixemos a equipa trabalhar. Estou totalmente de acordo com o que escreveste.

Para já deixemos a malta do vermelho inchar como o Sapo... Deixem-nos pousar como dizia um amigo meu...

Um grande abraço.

João Diogo Reis disse...

O comentário do Moutinho é meu, por isso sinto-me no direito de responder.
Eu sempre o achei um mau jogador. Não estou a criticar com base num jogo de pré-época.
E se o achava mau com outra camisola, não é por agora ter trocado a camisola verde pela azul que vou passar a achá-lo bom.

A mesma coisa no caso do Sereno, é um jogador muito mau, é inacreditável como contrataram um jogador destes. Disse-o no dia em que o contrataram, não foi após as barracas que ele fez em França.

Se perder estes jogos serviu para ver que o Sereno não serve, já valeu a pena. Antes perder estes agora, que perder depois jogos a sério.

Tiago Araújo disse...

Boas,

O Jesualdo não falava da arbitragem e era criticado por causa disso, e o André villas boas fala da arbitragem e é criticado, mas porquê?

PS - Mais logo por volta da meia noite vou publicar um post acerca do Bruno Alves uma opção para a Supertaça, conto com os vossos comentários ( digam a vossa opinião sff )

abraço

http://campeoesfcporto.blogspot.com

Dragon fan disse...

Não são de certeza estes adeptos que acrescentam alguma mais valia ao universo Portista.
Somos um clube vencedor e se tivermos que passar mais uma época ou outra sem conquistar o principal titulo nacional continuaremos a ser o mesmo clube vencedor, mas mais forte ainda. Mas sinceramente não acredito nisso. Para ser sincero neste momento acredito mais em Villas Boas do que acreditei quando a chegada de Mourinho.

Jorge disse...

@João Diogo Reis: incluí o teu comentário e não mencionei nomes, como é evidente, para não ferir susceptibilidades. não conhecia a tua opinião sobre o Moutinho, só o usei para ilustrar algumas atitudes que tenho ouvido de outros adeptos que apoiaram a contratação para 3 semanas depois saírem para o insulto. vejo que não é o teu caso e como tal peço desculpa por ter descontextualizado a tua opinião. espero que não leves a mal.

@Tiago: mas afinal o Bruno Alves não está suspenso para a Supertaça?!

@Blue One: nem esperava outra coisa de ti, rapaz :)

@Anónimo: um gajo que chega a casa e a mulher está naqueles dias difíceis...que faz? aguenta e tem paciência...

@Pinho: sempre em grande, como de costume!

ao resto da malta que comentou: é em dias como este, quando chego a casa e vejo tantos comentários, que um gajo fica com alento extra para escrever! o meu obrigado!

Orgulhoazulebranco disse...

Mau...já não percebo nada...mas afinal o Bruno pode ou não pode jogar??

Jorge disse...

@DragonFan: sei que compreendes, como disseste, o porquê de não publicar o teu último comentário. não gosto nada de passar o lápis azul por cima das opiniões das pessoas, mas há que perceber que um blog é uma forma de expressão pública e pessoal, onde cada qual tem direito à sua. é como as vaginas, como diria o Herman. ainda assim não posso deixar de concordar contigo, no entanto opto por não servir de factor de desunião.

eu cá continuarei no meu palanque improvisado, a dizer o que penso. serei mais Portista que outros? os outros que façam o que quiserem com os deles.

um abraço!

joshua disse...

Muito bem. Inteiramente de acordo. Demos tempo ao tempo.

© 2008 Por *Templates para Você*