O não-site

Palavra que não entendo. Não é a primeira vez que estas notícias são transmitidas aos adeptos através de outros sites que não o oficial e não compreendo a não-necessidade de dar a conhecer aos adeptos (para não falar nos sócios) as novidades pontuais do clube. Perdem-se oportunidades consecutivas de criar laços com os sócios e de fazer com que o site oficial seja o ponto de acesso primário a notícias do FC Porto.

Sem entrar em assuntos financeiros, até porque não sei que comunicados à CMVM fazem sentido e quais é que são para regulador ver, tome-se o caso de Sérgio Oliveira. É um jogador que foi elevado pelo clube a um patamar de grande vedeta e sustentáculo do futuro do clube, renovando até 2014 com uma cláusula de 30 milhões de euros. Apareceu como notícia no site oficial, cheio de pompa, até figurou na revista Dragões depois de jogar meia-hora na equipa principal.

Marty McFly, acelera o carro até uns meses à frente, faxabor. Obrigados.

Ontem, Sérgio Oliveira foi (e bem) emprestado ao Beira-Mar, onde vai ter hipótese de crescer, aprender a jogar entre os graúdos e começar a mostrar o talento que todos dizem que tem. Site oficial? Nada. Foi através do fórum SomosPorto e depois do MaisFutebol e da Bola que soube a notícia. Não faz sentido.

Grandes clubes têm sites oficiais com imensa informação e conteúdo e não se limitam a debitar wallpapers e a criar mini-lojas para vendas de produtos com o selo oficial. Acompanham os jogadores que emprestam (vejam estes exemplos, do Man Utd ou do Arsenal)

Desde já me candidato para fazer um site oficial como o do FC Porto. Arranjando um designer que há para aí aos pontapés e um semi-programador que saiba procurar scripts em sites gratuitos e temos um site funcional e bonitinho, que agrada claramente a quem não sabe o que procurar e que se contenta com decorações graciosas e comentários formatados.

É na comunicação, no contacto com os sócios que os clubes vivem, florescem e melhoram a relação com aqueles que, para todos os efeitos, fazem deles o que são. E lamento dizê-lo, mas os blogs fazem um serviço muito melhor ao FC Porto que o próprio site oficial. E não recebem por isso.

14 comments:

Revolta FCP disse...

somos 2. Acho que o site oficial é vergonhoso e que devia ser actualizado e tornado mais moderno e mais dinâmico.

Algum tempo atrás comecei um "site não oficial" do FCP, tinha já o motor pronto e o design mais ou menos alinhavado, mas um gajo sozinho nao pode colocar tudo a andar e ainda ter tempo para trabalhar...

penta1975 disse...

«E lamento dizê-lo, mas os blogs fazem um serviço muito melhor ao FC Porto que o próprio site oficial. E não recebem por isso.»

plenamente de acordo, Jorge!
e considero que somos muitos a pensar o mesmo. o problema reside em quem gere o sítio oficial do clube - a sportmultimedia. é que o faz para os três grandes. é muita "influência".

eu já lhes enviei um mail a dar conta do meu desalento - para ser simpático - sobre a forma vergonhosa como (não) gerem o quotidiano informativo do clube. ainda aguardo pela confirmação da recepção daquele mail...

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

João Castro disse...

Estou de acordo, exige-se a um Clube da dimensão do nosso FC Porto, um site bem mais informativo e completo, deveria ser este magnífico Blog Porta19 e o Fórum Somos Porto a recolher a informação do site oficial e não ao contrário.

Excelente texto que faz todo o sentido, e pode ser que se torne um exemplo de uma critica construtiva que ajude a melhorar aquilo que devia ser um site de referência na "Bluegosfera" Portista!

Orgulhoazulebranco disse...

Já me cansa estar sempre de acordo contigo! :)

Mais uma vez,falas de um assunto que já tem sido falado e debatido por aí,a má política de comunicação do Clube,sendo o site o caso mais gritante.

Demora a ser actualizado,seja em notícias,seja noutras coisas,é sempre o último a dizer o que quer que seja,não pode ser!
Falta-lhe qq coisa...

Penso que o FCP deveria ter uma relação mais próxima e aberta para com os seus adeptos,ou não somos nós que fazemos grande parte do clube??

Falo de algo tão "banal" como a camisola oficial,deveria ser bem mais barata do que é realmente,tendo em conta a realidade do nosso país.E não me venham falar em marcas nem em nada disso pois,em Londres,pelo preço de uma camisola do Porto,compro o equipamento todo do Arsenal!
Digo mais,ao comprar ou renovar lugar anual,deveria ser oferecida uma camisola oficial!

Mas como não é só cascar,nota-se um esforço aqui e ali para tentar fazer esta aproximação.Foram 400 e tal adeptos que participaram na festa de apresentação(onde eu me incluí)e agora mais uns quantos para promoverem lugares anuais e camisola oficiais,mas tem que ser mais e melhor...

Nuno disse...

Penso que um dos principais problemas problemas do nosso site é também a lentidão da plataforma. Acho curioso porque o nosso site está à exploração da mesma empresa que por exemplo dirige o site d'OJOGO e este site não é propriamente lento além de que provavelmente tem mais visitas diárias que o nosso site.

Algo que seria uma excelente ideia e que tu inclusive referis-te caro Porta19 é a ideia de criar uma Fan Zone no Fórum como o ManU têm.
Um espaço em que os adeptos poderiam deixar a sua ideia, falar de especulações de transferências e quando confirmadas compras/vendas/empréstimos relatar estas em "primeira" mão.

Excelente artigo Porta19| :)

Tio Hans disse...

Sem tirar nem por.

dragao vila pouca disse...

É óbvio que o site funciona mal, vai ter de mudar, mas também andar sempre a bater no céguinho, apanhando tudo o que está mal para criticar, não resolve o problema.
A questão é complicada, tem a ver com quem gere o site e tem de ser englobada na futura renegociação dos contratos com a empresa do Joaquim Oliveira.

Quanto a mim, bem ou mal, não me importo nada de servir o meu clube e não receber nada.

Um abraço

Zeca Diabo disse...

Bom.Parabéns.
Vitória Sempre.
"Fair Play" acima de tudo.
Continuem.

Jorge disse...

@Vila Pouca: sem dúvida, não estava a pedir para ser remunerado pelo esforço :) mas em termos do site oficial, o que é necessário é repensar a utilização do site como ferramenta indispensável (que é) de informação para os adeptos e sócios. um site oficial de um clube é hoje em dia o principal veículo de informação do clube para o exterior, e está a ser sub-aproveitado nesse aspecto. as críticas são para serem feitas e como tenho experiência não só passiva como bastante activa a nível da utilização e criação de sites, acho que não só posso como devo comentar a forma como é gerido o nosso.

_-The_Matrix-_ disse...

Excelente crónica porta19, tens toda a razão na crítica ao site do Porto, não só não dá informação como em alguns casos dá informação errada como aquele erro de ter o Moreno no nosso plantel em vez do Sereno.

O site não só cativa novos adeptos como torna os adeptos actuais mais informados sobre o clube.

Mas não é só o site que está mal, toda a política de relação com os adeptos deveria ser reconsiderada.

André Oliveira disse...

http://www.pontepreta.com.br/v2/ - Clube da 2º Divisão Brasileira

http://www.juventude.com.br/ - Clube da 3º Divisão Brasileira

http://www.fortalezaec.net/2009/HomePage.aspx - Clube da 3º Divisão Brasileira

http://www.abcfc.com.br/novo/ - Clube da 3º Divisão Brasileira

Fazem-nos ver.

Jorge disse...

tudo bons exemplos, bom trabalho de pesquisa :)

Raul disse...

Jorge, não sei porquê, não tinha visto este artigo. Plenamente de acordo, como aliás pode ver no artigo de 24.ago e no qual também indico o site mcfc.co.uk como um exemplo muito simples do que se pode fazer com os sites.

Abraço

Jorge disse...

exactamente, concordo contigo!
se nos pagassem para fazer o site oficial, mudava de emprego :)

© 2008 Por *Templates para Você*